BMW pode construir fábrica em São Paulo


Segundo o diário alemão, o conselho da BMW irá aprovar, em dezembro, planos para a montagem de automóveis na cidade
Uma notícia pegou os brasileiros – e o resto do mundo - de surpresa nesta semana. De acordo com o jornal alemão Handelsblatt, a BMW irá escolher a cidade São Paulo como sede de sua primeira fábrica de montagem de automóveis na América Latina. Segundo o diário alemão, fontes da própria empresa afirmaram que o conselho da BMW irá aprovar, em dezembro, planos para a montagem de automóveis na cidade, “porque todos os fornecedores importantes de peças estão lá”.
A assessoria da BMW Brasil afirmou, no entanto, que, apesar de enxergar o potencial do país, a marca não tem um posicionamento oficial. Lá fora, à Reuters, a resposta foi a mesma: “Ainda não há decisão”. Em julho, o presidente da filial brasileira da BMW, o carioca Henning Dornbusch, afirmou que a decisão sobre a futura unidade nacional da fábrica deveria sair na primeira semana de novembro.
Em maio, no encontro anual da BMW, o CEO Norbert Reithfer declarou que Brasil, Rússia, Índia, Coréia e Turquia – ou BRIKT, em inglês – formavam um grupo de crescimento dinâmico e que a empresa estaria considerando a instalação de mais um lugar no BRIKT, além da fábrica no Brasil.
F A