Como a Subaru e a Toyota podem salvar a pilotagem
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Como a Subaru e a Toyota podem salvar a pilotagem
Retirado do Jalopnik: Subaru BRZ/Toyota FT-86/Scion FR-S

Embriagado pelo DVD e massageador automático de bunda em seu carro, talvez você não tenha percebido, mas os carros têm se tornado realmente entediantes nas últimas duas décadas. Claro, estão mais rápidos do que nunca – um Toyota Camry 2011 produz 21 cavalos a mais que um Porsche 911 1991 – são mais seguros do que nunca e mais luxuosos do que nunca. Mas tudo isso removeu o verdadeiro propósito dos carros: o ato de dirigir. Mas a salvação pode estar a caminho. Será que um novo produto da mais bege dos fabricantes pode colocar de volta o motorista em seu devido lugar?
E eu realmente digo que os carros se tornaram entediantes. Mesmo munido da rotatividade semanal dos mais novos e empolgantes carros do planeta, e até eventuais passeios pelo mundo para guiá-los em pistas de corrida, deixei a função de piloto de testes do Jalopnik no ano passado, partindo para o mundo mais envolvente das motos. Simplesmente não havia um carro no mercado capaz de prender minha atenção; não quando eu podia tirar a mão do volante em troca de um casaco de couro e de poder controlar de verdade um veículo veloz usando apenas a habilidade e comandos físicos.
Não acredita em mim? Tente alcançar a velocidade máxima do imponente CTS-V em uma pista. Ao invés de um feito colossal, é só questão de afundar o pedal e tirar o carro do caminho das árvores. Ande em um SLS AMG em Laguna Seca ou, ao invés disso, assista ao passeio enquanto a transmissão automática e o invencível controle de estabilidade cuidam de tudo. Oras, você pode quebrar recordes de volta com um Porsche 911 GT3 RS o dia todo sem se esforçar.
Mas tudo mudou uma semana atrás quando presenciei o lançamento do Scion FR-S aqui em Hollywood. O carro à minha frente não era uma ode a números estúpidos que se traduzem em uma experiência qualquer. Não era uma questão de recursos ou imagem. Não foi projetado para acentuar com perfeição a camiseta listrada do Sr. Fone Bluetooth ou deixar a Ana Boleira se sentindo invencível. Diferente de literalmente todos os outros carros no mercado em 2011, foi feito para uma única coisa. Foi feito para ser guiado.
Rolaram alguns xororôs nas redondezas do Jalopnik porque o Scion FR-S/Toyota GT 86 e seu irmão Subaru BRZ não têm uma potência capaz de vender capas de revista. A eles eu digo: e daí? Já pilotei alguns dos carros mais potentes do planeta e me senti entediado. O problema é que, ao produzir uma potência absurda, você assume um risco absurdo.
Nenhum fabricante se dá o direito de permitir que meros mortais explorem os 560 cavalos de um modelo de luxo sem intervir. E eu não me refiro apenas às intervenções do tipo eletrônico. O chassi nesses carros é projetado para a segurança, não para o envolvimento do motorista. Estabilidade em altas velocidades, não a agilidade em curvas fechadas. Os pneus estupidamente largos e de perfil baixo precisam transformar toda essa potência em aderência, e se recusam veementemente a escapar de forma controlada. Onde fica a diversão se você só tem duas opções no menu: aderência ou “adevogado”?
Por sinal, todo o conceito de que a velocidade de alguma forma se relaciona com o que queremos enquanto motoristas é completamente errado. Não estou nisso para ler um número no painel, dirijo carros e ando em motos para desenvolver novas habilidades, e então praticá-las. Dirijo para participar de algo maior e, de vez em quando, pregar uns sustos em mim mesmo.
O melhor carro “para motoristas“ que já tive foi um BMW que pesava 1.275 quilos e produzia 170 cavalos. O Scionotabaru pesa 1.220 quilos e produz 200 cavalos. É bastante para mim. O fato de poder guiá-lo sem me importar com a imagem que alguns leitores rednecks têm a respeito de mim e minha calça apertada, e que eu poderei carregar bagagem e às vezes até uns camaradas nos bancos de trás só o torna ainda melhor.
Para colocar os números em perspectiva, o BMW M3 atual pesa 1.680 quilos. Mais de 450 o peso do Subionta. Como fica a diversão com tudo isso?
O fato do GT 86/86/FR-S/BRZ chegar a um peso tão baixo sem o uso de materiais exóticos é uma indicação do seu apelo. Ele(s) não precisa(m) de um teto de fibra de carbono ou rodas de magnésio ou pedais de perforádio para andar bem. O que significa que você vai poder tirar muito dele pelo seu preço, que é menor que o de um Golf TDI. Você pode ter este carro. Você pode se dar ao luxo de acidentá-lo e terá como consertá-lo. O que significa que você realmente vai poder pilotá-lo. E muito. Você vai poder modificá-lo. Você provavelmente será capaz de consertá-lo por conta própria em sua garagem.
Quando cheguei à apresentação do FR-S, vi um carro que era compacto, um carro que era prático, um carro que não gritava para chamar a atenção, um carro com tração traseira, com transmissão manual, leve e com distribuição perfeita de peso. Eu vi um carro que queria, e muito. Pela primeira vez em muito tempo.
Planejo comprar um BRZ. E você?

Embriagado pelo DVD e massageador automático de bunda em seu carro, talvez você não tenha percebido, mas os carros têm se tornado realmente entediantes nas últimas duas décadas. Claro, estão mais rápidos do que nunca – um Toyota Camry 2011 produz 21 cavalos a mais que um Porsche 911 1991 – são mais seguros do que nunca e mais luxuosos do que nunca. Mas tudo isso removeu o verdadeiro propósito dos carros: o ato de dirigir. Mas a salvação pode estar a caminho. Será que um novo produto da mais bege dos fabricantes pode colocar de volta o motorista em seu devido lugar?
E eu realmente digo que os carros se tornaram entediantes. Mesmo munido da rotatividade semanal dos mais novos e empolgantes carros do planeta, e até eventuais passeios pelo mundo para guiá-los em pistas de corrida, deixei a função de piloto de testes do Jalopnik no ano passado, partindo para o mundo mais envolvente das motos. Simplesmente não havia um carro no mercado capaz de prender minha atenção; não quando eu podia tirar a mão do volante em troca de um casaco de couro e de poder controlar de verdade um veículo veloz usando apenas a habilidade e comandos físicos.
Não acredita em mim? Tente alcançar a velocidade máxima do imponente CTS-V em uma pista. Ao invés de um feito colossal, é só questão de afundar o pedal e tirar o carro do caminho das árvores. Ande em um SLS AMG em Laguna Seca ou, ao invés disso, assista ao passeio enquanto a transmissão automática e o invencível controle de estabilidade cuidam de tudo. Oras, você pode quebrar recordes de volta com um Porsche 911 GT3 RS o dia todo sem se esforçar.
Mas tudo mudou uma semana atrás quando presenciei o lançamento do Scion FR-S aqui em Hollywood. O carro à minha frente não era uma ode a números estúpidos que se traduzem em uma experiência qualquer. Não era uma questão de recursos ou imagem. Não foi projetado para acentuar com perfeição a camiseta listrada do Sr. Fone Bluetooth ou deixar a Ana Boleira se sentindo invencível. Diferente de literalmente todos os outros carros no mercado em 2011, foi feito para uma única coisa. Foi feito para ser guiado.
Rolaram alguns xororôs nas redondezas do Jalopnik porque o Scion FR-S/Toyota GT 86 e seu irmão Subaru BRZ não têm uma potência capaz de vender capas de revista. A eles eu digo: e daí? Já pilotei alguns dos carros mais potentes do planeta e me senti entediado. O problema é que, ao produzir uma potência absurda, você assume um risco absurdo.
Nenhum fabricante se dá o direito de permitir que meros mortais explorem os 560 cavalos de um modelo de luxo sem intervir. E eu não me refiro apenas às intervenções do tipo eletrônico. O chassi nesses carros é projetado para a segurança, não para o envolvimento do motorista. Estabilidade em altas velocidades, não a agilidade em curvas fechadas. Os pneus estupidamente largos e de perfil baixo precisam transformar toda essa potência em aderência, e se recusam veementemente a escapar de forma controlada. Onde fica a diversão se você só tem duas opções no menu: aderência ou “adevogado”?
Por sinal, todo o conceito de que a velocidade de alguma forma se relaciona com o que queremos enquanto motoristas é completamente errado. Não estou nisso para ler um número no painel, dirijo carros e ando em motos para desenvolver novas habilidades, e então praticá-las. Dirijo para participar de algo maior e, de vez em quando, pregar uns sustos em mim mesmo.
O melhor carro “para motoristas“ que já tive foi um BMW que pesava 1.275 quilos e produzia 170 cavalos. O Scionotabaru pesa 1.220 quilos e produz 200 cavalos. É bastante para mim. O fato de poder guiá-lo sem me importar com a imagem que alguns leitores rednecks têm a respeito de mim e minha calça apertada, e que eu poderei carregar bagagem e às vezes até uns camaradas nos bancos de trás só o torna ainda melhor.
Para colocar os números em perspectiva, o BMW M3 atual pesa 1.680 quilos. Mais de 450 o peso do Subionta. Como fica a diversão com tudo isso?
O fato do GT 86/86/FR-S/BRZ chegar a um peso tão baixo sem o uso de materiais exóticos é uma indicação do seu apelo. Ele(s) não precisa(m) de um teto de fibra de carbono ou rodas de magnésio ou pedais de perforádio para andar bem. O que significa que você vai poder tirar muito dele pelo seu preço, que é menor que o de um Golf TDI. Você pode ter este carro. Você pode se dar ao luxo de acidentá-lo e terá como consertá-lo. O que significa que você realmente vai poder pilotá-lo. E muito. Você vai poder modificá-lo. Você provavelmente será capaz de consertá-lo por conta própria em sua garagem.
Quando cheguei à apresentação do FR-S, vi um carro que era compacto, um carro que era prático, um carro que não gritava para chamar a atenção, um carro com tração traseira, com transmissão manual, leve e com distribuição perfeita de peso. Eu vi um carro que queria, e muito. Pela primeira vez em muito tempo.
Planejo comprar um BRZ. E você?
- Velha Guarda
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Re: Como a Subaru e a Toyota podem salvar a pilotagem
good...
let´s drive!
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LuPa XD

Tópico do carro: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=16718
VENDO SOM ORIGINAL (MODELO 2011) -> R$ 360,00

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- Coordenador Regional
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- Registrado em: Sex Jul 23, 2010 1:15 am
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Re: Como a Subaru e a Toyota podem salvar a pilotagem
Mesmo antes desse texto eu já queria um, agora então... hahahahaha...
O fod@ é que aqui no Brasil o preço dele vai ser bem alto!
O fod@ é que aqui no Brasil o preço dele vai ser bem alto!
ex-New Civic Lxs 08-AT
PUNTO TJet 10

http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=19472&p=380125&hilit=bola+de+fogo#p380125
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- Velha Guarda
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Re: Como a Subaru e a Toyota podem salvar a pilotagem
D.Sestari escreveu:Mesmo antes desse texto eu já queria um, agora então... hahahahaha...
O fod@ é que aqui no Brasil o preço dele vai ser bem alto!
Sem esse aumento de IPI eu chuto 110~120k, é 24k USD nos EUA
- Velha Guarda
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Re: Como a Subaru e a Toyota podem salvar a pilotagem
Parece um Veloster... Será que vem pra competir? Se vier 110k da pra competir e ganhar!
Lindo, eu compraria!
Lindo, eu compraria!
- Velha Guarda
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- Registrado em: Sáb Fev 19, 2011 9:18 am
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Re: Como a Subaru e a Toyota podem salvar a pilotagem
Ja li que terá entre 200 e 210 Cvs, utilizando o motor boxer 2.0 da Subaru (derivado do imprenza) e injeção direta da Toyota. E a Subaru terá uma versão STi que terá mais de 250 Cvs, sem aumentar significativamente o peso.





- Velha Guarda
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Re: Como a Subaru e a Toyota podem salvar a pilotagem
se custar uns 100~110k, pode ser um posivel sucessor do T-Jet
[ po chamar esse carro de parecido com o mancoster é sacanagem, EU acho ele bem mais bonito, nem é tanto isso, é o veloster que eu acho feio pra #@%&!.]

Vw Jetta TSI Preto Mystic + Renault Fluence privilege Branco Glacier
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Re: Como a Subaru e a Toyota podem salvar a pilotagem
flaviocamargos escreveu:Ja li que terá entre 200 e 210 Cvs, utilizando o motor boxer 2.0 da Subaru (derivado do imprenza) e injeção direta da Toyota. E a Subaru terá uma versão STi que terá mais de 250 Cvs, sem aumentar significativamente o peso.![]()
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197cv... A versão STI não é nada oficial, mas todo mudo espera que venha com o mesmo motor do STI porem mantendo RWD, mas acho dificil, porque quem quer potência vai mexer nesse mesmo, e 200cv RWD sem eletrônica já é bem interessante, com os 300cv do STI iria ficar mto ignorante AUHHUHUA
Oficial mesmo é a de 200cv, sendo 2 versões, uma com interior em alcantara e outros mimos
- Velha Guarda
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