GEMÊ indiretamente assume que o Volt é um Nero sobre rodas




Chevrolet Spark terá baterias mais seguras que as do Volt
Seg, 12 de Dezembro de 2011 10:42
Escrito por José Antonio Leme
A GM vem dentro de um furacão sem fim. Depois de ir a concordata e contar com o governo para sobreviver, a marca enfrenta um problema com as baterias do Volt, que após crash tests realizados pelo NHTSA pegaram fogo, deixando proprietários de Volt preocupados.
Como carros elétricos são a obsessão do novo século a GM deslocou uma equipe de engenheiros para trabalhar em reforços e melhorias na proteção das baterias. Agora para o Spark - o novo compacto da marca e cotado para substituir o Celta no Brasil - deve receber um pacote de baterias totalmente diferente do Volt em sua versão elétrica.
Programado para chegar ao mercado em 2013, o Spark elétrico virá com tecnologia de fosfato de lítio, pois baterias com esse sistema são mais seguras e duram mais que as atuais de íon-lítio.
"A química do fosfato de lítio parece ser mais fácil de lidar em termos de gerenciamento de temperatura", disse James Hall, analista da empresa 2953 Analytics. "Mas elas armazenam menos energia. Há uma quantidade enorme de novas descobertas. Isso é um território novo se tratando de baterias de lítio", completou.
Quem venceu a disputa para produzir essas novas baterias foi a A123 Systems, parte do conglomerado da General Eletrics (GE), que havia perdido a disputa no caso das baterias do Volt para a LG Chem, uma divisão da LG, porque eles não poderiam produzir os pacotes em tempo recorde. Além do Spark, a BMW estuda implantar a tecnologia ao ActiveHybrid Serie 5 e ActiveHybrid Serie 3, além da Fisker que já utiliza no Karma.



http://carmagazine.uol.com.br/mercado/c ... as-do-volt