Honda mostra conceito do novo Accord



A Honda revelou nesta terça-feira (10), no Salão de Detroit (EUA), o Accord Coupe Concept, estudo que revela como será a nova geração do médio-grande, cujo lançamento acontecerá no segundo semestre desse ano. Assim como o Accord atual, o modelo de nona geração será oferecido nos Estados Unidos nas configurações sedã e cupê. A marca também prepara uma variante híbrida para brigar com o arquirrival Toyota Camry.
Apesar de ser um estudo, o Accord Coupe Concept exibe linhas aparentemente definitivas – só os para-choques parecem conceituais, com vistosas molduras cromadas nas seções dos faróis de neblina e dos escapes traseiros. O estilo, aliás, é bastante conservador e lembra a geração atual (parece mais uma reestilização que renovação completa). O interior é a única parte não revelada pela montadora japonesa.
Em tamanho, o conceito do novo Accord é ligeiramente menor que o modelo atual. A Honda disse que essa redução nas medidas, em especial o comprimento, foi feita com o intuito de melhorar a dirigibilidade e a dinâmica do modelo – mas também é provável que tenha considerado as críticas dos clientes norte-americanos, que acharam que o Accord cresceu muito na última atualização. O espaço interno, no entanto, foi mantido.
Sob o capô, o futuro Accord terá três novos motores, entre eles um “ecológico”, criado dentro do conceito do downsizing. Pela primeira vez no mercado norte-americano o modelo usará um motor de quatro cilindros. O bloco 2.4 litros a gasolina terá injeção direta de combustível e virá acoplado a um novo câmbio automático de seis marchas, ou uma transmissão continuamente variável (CVT). A potência supera os 181 cv de força.
Já a versão mais poderosa do Accord usará o bloco 3.5 litros V6 i-VTEC a gasolina. A engenharia da Honda reprojetou o motor, que virá equipado a transmissões manual e a automática de seis marchas – o Accord será o primeiro a usar a nova caixa automática de seis marchas. Já a variante híbrida usará o motor 2.0 i-VTEC a gasolina de ciclo Atkinson combinado a um bloco elétrico de 161 cv (exatamente como no Ford Fusion Hybrid).
Só que a versão híbrida do Accord será de geração mais moderna, do tipo plug-in, que oferece a possibilidade de recarregar as baterias em tomadas comuns. A recarga demora cerca de 4 horas em tomadas de 120 Volts ou uma hora e meia, nas de 240V. O modo 100% elétrico tem autonomia de até 24 km, a velocidades inferiores a 100 km/h. E na parte de segurança, estréiam o monitor de faixa de rodagem e o alerta de colisão frontal.
F A