Novas sobre o Peugeot 308




No Brasil, a sigla GTi foi disseminada pela Volkswagen. Contudo, a marca germânica não é a única a utilizar as três letrinhas que se tornaram sinônimo de alto desempenho. A francesa Peugeot há anos denomina da mesma forma seus carros esportivos. Agora, segundo os jornalistas Gustavo Henrique Ruffo e Lucas Litvay, da Car and Driver, os consumidores locais poderão ter a oportunidade de conhecer de perto um dos representantes da linha mais potente do fabricante, pois o 308 GTi já estaria sendo preparado na unidade argentina de El Palomar.
O Hot Hatch da Peugeot deverá utilizar o mesmo bloco 1.6 THP que recentemente passou a equipar o 408 e que em breve será adotado pelo próprio 308. O propulsor, porém, passaria por um aumento de potência para entregar performance realmente esportiva. No sedã, a potência é de 165 cv. Segundo a Car and Driver, o GTi franco-argentino teria pelo menos 180 cv.
Peugeot já comercializa o 308 GTi na Europa (fotos). Por lá, o modelo também é equipado com o motor 1.6 THP, mas calibrado para render nada menos que 200 cv de potência e 28 mkgf de torque. O câmbio é manual se deis marchas. A receita é finalizada com outros ingredientes comuns em versões esportivas, como aerofólio traseiro, rodas aro 18″, suspensão mais rígida e bancos dotados de generosos apoios laterais. Por aqui, deverá ser adotato conteúdo semelhante.
No último mês de outubro, o site argentino Mega Autos já havia publicado informações sobre a chegada do 308 GTi ao país vizinho. O modelo, contudo, seria importado da França, e não produzido localmente. Resta torcer para que a marca realmente tenha decidido dar nacionalidade latina ao modelo, o que não parece ser difícil do ponto de vista industrial.
............. ENQUANTO ISSO NO BRASIL..


Na primeira semana de janeiro, publicamos um flagra do Peugeot 308 sendo distribuído para a rede autorizada da marca. Agora, na última semana do mês, o leitor Yuri Flor Henrique enviou fotos de uma unidade dentro de uma concessionária no Rio de Janeiro, RJ. A distribuição do hatch é um reflexo da proximidade do lançamento. O modelo será apresentado à imprensa nos próximos dias 14 e 15 e as vendas começam logo em seguida.
Conforme já mencionamos, o 308 será equipado com os conhecidos motores 2.0 16V e 1.6 16V da marca. O propulsor de menor cilindrada, contudo, recebeu aperfeiçoamentos, que incluem um novo sistema de partida a frio, sem tanquinho de gasolina, e comando de válvulas variável na admissão, responsável pela elevação da potência para 115/122 cv, com gasolina e etanol, na ordem. O torque também aumentou: segundo o fabricante, são 16,4 mkgf a 4.000 rpm com combustível vegetal, sendo que 80% do total está disponível a 1.500 rpm. A 2.000 rpm, o valor sobe para 87%.
O motor 2.0 16V permanece como está, rendendo 143/151 cv e 20/22 mkgf. As opções de câmbio, manual de cinco velocidades ou automático de quatro, também são as mesmas disponíveis em outros veículos da marca. Porém, os propulsores aspirados ganharão a companhia do 1.6 16V THP, que equipará uma versão esportiva do hatch. Recém lançado no 408, o bloco entrega 165 cv a 6.000 rpm e 24,4 a 1.400 rpm. Porém, ao contrário do sedã, o hatch turboalimentado receberá uma transmissão manual, também de seis marchas.
F A