Focus perua, inédito no Brasil, aparece em testes






Além dos novos EcoSport e Ranger, prestes a serem lançados, a Ford também prepara sua investida no aquecido segmento de hatches médios com a 3ª geração do Focus, fotografada pela reportagem do G1 num posto da rodovia Carvalho Pinto, em São José dos Campos, interior de São Paulo. Sua estreia por aqui deve ocorrer no 1º trimestre de 2013, após sua apresentação no Salão de São Paulo, em outubro.
O lançamento das configurações hatch e sedã é óbvio, e não foge do que é a categoria dos carros médios, dispostos em opções de dois e três volumes. Ocorre que a carroceria perua, surpreendentemente, também fazia parte do comboio de testes do novo Focus, insinuando de maneira quase inegável que a Ford deve contrariar a tendência do mercado e voltar ao segmento, abandonado desde a aposentadoria do Escort SW, em 2003.
O comboio era formado por três sedãs e duas peruas – o que não quer dizer que o hatch não esteja em testes, obviamente.
Na Europa, além das ofertas de motores a diesel, a grande estrela é o 1.6 EcoBoost (turbo, de injeção direta de combustível), com 150 ou 180 cavalos, dependendo da versão. Pode ter câmbio manual de seis marchas, o automatizado de dupla embreagem, que na Ford leva o nome de PowerShift. E aqui reside outra dúvida fundamental sobre o Focus, a oferta de propulsores. A solução mais provável e condizente com a realidade brasileira é uma evolução do atual Duratec 2.0 (143/148 cv), além da permanência do Sigma 1.6 (109/115 cv). O ideal, mesmo, seria ter o EcoBoost, mesmo que restrito a uma versão topo de linha.
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