VLA escreveu:shadowcps escreveu:Reza a lenda que o 500 foi um projeto conjunto da época da união FIAT x GM ...
não teria sido com a ford? snme, do projeto na época surgiram o cinquecento da fiat, e o ka da ford, que nada tem a ver com o brasileiro.
ou estou muito enganado.
Vla, na época da autolatRina eu trabalhava na mercedes e ela faz divisa com a ford, separadas só por uma cerca de tela então, era comum as conversas sobre projetos, mesmo que sigilosos e o Ka foi mesmo fruto / projeto comum a VW a Ford,sendo que para a VW, assim como os carros de ambas na época, separados no nascimento como Apollo, Verona, Santana, Escort novo, Logus, Royale, Versailles, Quantum e sendo que os da Ford so se diferenciavam por detalhes de acabamento (sendo que os da Ford, por tradição, seriam mais luxuosos e pouco mais caros), compartilhando motores (O uso do AE do Escort 1.0 nos Gol) e um dos pre-testes do Ka ficavam por ali e já havia sido recusado pela VW na substituição do fusca por ser, pasme, menor que o besourreo e então, a Ford abraçou o projeto adaptando-o para os seus padrões. Isso foi em 1994, qdo a autolatRina já estava entrando em crise.
Em todo caso, segue trecho extraido da Wikipedia:
"Com a Autolatina, as duas empresas passaram a ter operações conjuntas em diversos níveis, inclusive produtos compartilhados: a Volkswagen produzia os Ford Versailles e Ford Versailles Royale (derivados dos Volkswagen Santana e Volkswagen Santana Quantum) e a Ford produzia os Volkswagen Logus e Volkswagen Pointer (derivado do Ford Escort). Outros carros também marcaram a época como o Ford Verona e Volkswagen Apollo, este o maior fracasso da parceria. Como curiosidade, o Apollo foi o carro Volkswagen produzido durante menos tempo em toda a história da montadora - foram menos de dois anos.
No início dos anos 90, a criação da Autolatina começou a ser questionada internamente. A equipe da Volkswagen, por exemplo, sentia-se incomodada com perda de mercado para o Uno Mille (que, como único veículo da categoria, era um crescente sucesso de vendas).
A empresa queria entrar neste segmento de “populares”, mas a Ford tinha uma estratégia diferente, o que se evidencia pela sua tardia entrada neste mercado com o modelo Ford Ka.Da mesma forma, os engenheiros da Volkswagen percebiam que era chegada a hora de remodelar o Volkswagen Gol, mas o pessoal da Ford não concordava com o investimento necessário, pois tinha outras prioridades na linha Escort. Além disto, havia entre o pessoal da Volkswagen a percepção de que seus produtos ganhavam mercado enquanto os da Ford perdiam. O tempo, porém, mostrou que ambas as marcas estavam perdendo terreno para a concorrência, inclusive devido à abertura do mercado e à entrada de novas empresas no setor."
