GM encerra a produção do Corsa

A General Motors anunciou que o Corsa deixou de ser produzido na fábrica em São José dos Campos (SP). A notícia sobre o fim do hatch veio no mesmo dia em que a GM sentou com o sindicado dos metalúrgicos para discutir o futuro do complexo no interior paulista - e não chegaram a nenhum acordo. O sindicato de São José dos Campos é conhecido por ser um dos mais intransigentes do País.
Não é o primeiro corte realizado pela fabricante. A Meriva e Zafira encontraram seu fim nos últimos dias e sua substituta, a minivan Spin, é produzida em São Caetano do Sul (SP). Com isso, a linha passa a produzir apenas o Classic e a S10, fabricada em outra planta do mesmo complexo.
O esvaziamento da produção seria uma estratégia para a empresa lidar com sindicatos mais maleáveis. A Volkswagen enfrenta o mesmo problema com o sindicato de São José dos Pinhais, no Paraná. Por problemas semelhantes, a GM fechou diversas fábricas nos EUA e a Fiat ameaça tirar quase toda a sua produção da Itália.
Preocupado, o sindicato acredita que o processo vai causar a demissão de até 1,5 mil funcionários. Enquanto isso, a GM concedeu licença remunerada a 2,7 mil trabalhadores da fábrica para, segundo eles, "proteger a integridade física dos trabalhadores".
O Corsa já tinha seus dias contados, com a chegada do Chevrolet Onix, seu substituto, que começará a ser produzido em Gravataí (RS) em agosto - e que a C/D já flagrou rodando pelas ruas. Feito sobre a plataforma Gamma II, o hatch deve partir de R$ 30 mil, com motores 1.0 de até 78 cv e 9,7 mkgf de torque (com etanol) e 1.4, de 105 cv e 13,4 mkgf (também com o combustível vegetal), que devem equipar também a versão sedã.
http://caranddriverbrasil.uol.com.br/no ... corsa/2652
Não é o primeiro corte realizado pela fabricante. A Meriva e Zafira encontraram seu fim nos últimos dias e sua substituta, a minivan Spin, é produzida em São Caetano do Sul (SP). Com isso, a linha passa a produzir apenas o Classic e a S10, fabricada em outra planta do mesmo complexo.
O esvaziamento da produção seria uma estratégia para a empresa lidar com sindicatos mais maleáveis. A Volkswagen enfrenta o mesmo problema com o sindicato de São José dos Pinhais, no Paraná. Por problemas semelhantes, a GM fechou diversas fábricas nos EUA e a Fiat ameaça tirar quase toda a sua produção da Itália.
Preocupado, o sindicato acredita que o processo vai causar a demissão de até 1,5 mil funcionários. Enquanto isso, a GM concedeu licença remunerada a 2,7 mil trabalhadores da fábrica para, segundo eles, "proteger a integridade física dos trabalhadores".
O Corsa já tinha seus dias contados, com a chegada do Chevrolet Onix, seu substituto, que começará a ser produzido em Gravataí (RS) em agosto - e que a C/D já flagrou rodando pelas ruas. Feito sobre a plataforma Gamma II, o hatch deve partir de R$ 30 mil, com motores 1.0 de até 78 cv e 9,7 mkgf de torque (com etanol) e 1.4, de 105 cv e 13,4 mkgf (também com o combustível vegetal), que devem equipar também a versão sedã.
http://caranddriverbrasil.uol.com.br/no ... corsa/2652