Novo Kia Cerato e Novo Ford Fusion já estão em testes no BR




O novo Cerato sua estreia mundial em abril, no Salão do Automóvel de Pequim, e desde junho é produzido regularmente na China. O Cerato, por outro lado, ainda aguarda pela primeira aparição pública, marcada para setembro, durante o Paris Motor Show 2012. Oficialmente, apenas algumas fotos foram reveladas até o momento.
Os testes em solo nacional antes mesmo da apresentação mundial indicam que a Kia tem pressa em lançá-lo. Ainda não há, contudo, uma data precisa para o desembarque no Brasil. A Kia confirmou apenas que o sedã será uma das atrações do Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.
O novo Cerato é fruto de um projeto inteiramente novo, que além da carroceria mais atual, permitiu também avanços mecânicos, como a adoção de suspensão traseira multilink. As dimensões, tanto internas quanto externas, estão maiores. Informações preliminares apontam para a permanência do motor 1.6 16V no Brasil, porém com sistema flex e potência em torno dos 130 cv. É possível que as versões mais caras sejam equipadas com um propulsor maior, mas ainda não existem evidências concretas.

A nova geração do Fusion fechará o ciclo de lançamentos da Ford do Brasil em 2012. A apresentação ocorrerá no Salão do Automóvel de São Paulo, com as vendas começando logo depois. Para cumprir o calendário, o modelo já circula em testes por aqui.
O sedã foi completamente reprojetado para a linha 2013. O design segue a nova linguagem da marca, introduzida pelo conceito Evos. Seguindo a estratégia intitulada de One Ford, Fusion e Mondeo são fruto do mesmo projeto. Os dois modelos passam a ser idênticos e mantêm a distinção apenas na nomenclatura.
No mercado brasileiro, o Fusion será comercializado com duas configurações mecânicas, ambas de quatro cilindros. A versão de entrada continuará oferecendo o motor 2.5 16V Duratec, porém com sistema flex. Na Ranger, o propulsor em questão gera173 cv com etanol e 168 com gasolina, mas é possível que os números mudem um pouco no sedã, devido a ajustes eletrônicos. O top de linha abandonará o bloco 3.0 V6 em prol de um 2.0 da família Ecoboost. Equipado com turbo e injeção direta, o novo coração deverá entregar 237 cv de potência.
F A