Monitoramento automotivo começa em 2013
Monitoramento automotivo começa em 2013
Mais uma do eterno país de toLLos :
Identificação de veículos deve começar em 2013
Carros receberão chip que possibilitará leitura de informações
Por Vitor Matsubara | 03/10/2012
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) anunciou nesta quarta-feira, 3 de outubro, que vai iniciar o processo de identificação automática de veículos – conhecido como Siniav – a partir de janeiro de 2013. Seu principal objetivo é facilitar o controle e a fiscalização do tráfego nas ruas e estradas brasileiras, através do monitoramento de cada veículo em tempo real. (tá bom, me engana que eu gosto e que isso não é para alimentar a indústria das multas
)
Seu funcionamento se dá a partir de um sistema de radiofrequência, que prevê a emissão de sinais por antenas espalhadas pelas cidades e rodovias. Estes sinais serão captados por um pequeno chip que integra a placa eletrônica a ser instalada em veículos de passeio, motocicletas e carretas. “É uma espécie de tag eletrônico, que ao ser acionado, enviará dados do veículo às antenas que, por sua vez, enviarão as informações para as centrais de processamento, que verificarão a situação do veículo analisado”, afirmou o coordenador de Microinformática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Henrique Miguel.
Ainda de acordo com Miguel, a tecnologia possibilitará localizar um carro furtado e associá-lo ao proprietário, facilitando a recuperação do veículo e evitando a clonagem. Será possível também fiscalizar a velocidade média dos automóveis e a circulação em locais e horários em que ela for proibida. Com o Siniav, o Denatran também poderá conferir dados relativos aos veículos e às obrigações do proprietário, como o licenciamento anual e o pagamento de impostos e de multas. Até mesmo a cobrança em pedágios deve ser eliminada por conta do novo chip, já que o valor poderá ser debitado posteriormente, como acontece no sistema Sem Parar usado nas estradas paulistas.
A implantação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos deve ser concluída até 30 de junho de 2014. O desenvolvimento da tecnologia foi financiado pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e das Cidades e envolve investimentos de aproximadamente 5 milhões de reais.
http://quatrorodas.abril.com.br/noticia ... 4393.shtml
claro que esses "investimentos" serão pagos por nós

Identificação de veículos deve começar em 2013
Carros receberão chip que possibilitará leitura de informações
Por Vitor Matsubara | 03/10/2012
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) anunciou nesta quarta-feira, 3 de outubro, que vai iniciar o processo de identificação automática de veículos – conhecido como Siniav – a partir de janeiro de 2013. Seu principal objetivo é facilitar o controle e a fiscalização do tráfego nas ruas e estradas brasileiras, através do monitoramento de cada veículo em tempo real. (tá bom, me engana que eu gosto e que isso não é para alimentar a indústria das multas

Seu funcionamento se dá a partir de um sistema de radiofrequência, que prevê a emissão de sinais por antenas espalhadas pelas cidades e rodovias. Estes sinais serão captados por um pequeno chip que integra a placa eletrônica a ser instalada em veículos de passeio, motocicletas e carretas. “É uma espécie de tag eletrônico, que ao ser acionado, enviará dados do veículo às antenas que, por sua vez, enviarão as informações para as centrais de processamento, que verificarão a situação do veículo analisado”, afirmou o coordenador de Microinformática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Henrique Miguel.
Ainda de acordo com Miguel, a tecnologia possibilitará localizar um carro furtado e associá-lo ao proprietário, facilitando a recuperação do veículo e evitando a clonagem. Será possível também fiscalizar a velocidade média dos automóveis e a circulação em locais e horários em que ela for proibida. Com o Siniav, o Denatran também poderá conferir dados relativos aos veículos e às obrigações do proprietário, como o licenciamento anual e o pagamento de impostos e de multas. Até mesmo a cobrança em pedágios deve ser eliminada por conta do novo chip, já que o valor poderá ser debitado posteriormente, como acontece no sistema Sem Parar usado nas estradas paulistas.
A implantação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos deve ser concluída até 30 de junho de 2014. O desenvolvimento da tecnologia foi financiado pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e das Cidades e envolve investimentos de aproximadamente 5 milhões de reais.
http://quatrorodas.abril.com.br/noticia ... 4393.shtml
claro que esses "investimentos" serão pagos por nós

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Re: Montoramento automotivo começa em 2013
Se passarem a multar considerando a velocidade média calculada através desse sistema......
- Piloto de Autorama
e com certeza esse chip sera ´´gratuito`` hsauhsahusah
pra quem entra numa odovia e já sai dela pode ser até que vantajoso pois pagara o pedagio fracionado.. eu mesmo quando ia pra mairipora ficava puto, pq andava alguns poucos km e ja pagava o pedagio... logo apos o pedagio eu saia da rodovia....nesse caso ajudará...
Mas é um tremendo dedo duro.... quem atrasar algum licenciamento, ultrapassar os limites de velocidade... ta lascado !!!
pra quem entra numa odovia e já sai dela pode ser até que vantajoso pois pagara o pedagio fracionado.. eu mesmo quando ia pra mairipora ficava puto, pq andava alguns poucos km e ja pagava o pedagio... logo apos o pedagio eu saia da rodovia....nesse caso ajudará...
Mas é um tremendo dedo duro.... quem atrasar algum licenciamento, ultrapassar os limites de velocidade... ta lascado !!!
Vai Corinthians!!!
- Piloto de Kart de feriado
hoje em dia já existem sistemas de reconhecimento de placa.... uma barreira na rua, com uma filmadora que captura a placa e um sistema que consulta possíveis débtos de impostos...
não precisa de chip pra isso... o que eles querem é multar por média de velocidade mesmo, não tenham duvidas.
vai ter muita gente estacionada em acostamento de rodovia esperando pra acertar a média de km/h entre dois pontos hehehe
não precisa de chip pra isso... o que eles querem é multar por média de velocidade mesmo, não tenham duvidas.
vai ter muita gente estacionada em acostamento de rodovia esperando pra acertar a média de km/h entre dois pontos hehehe
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
VLA escreveu: .... o que eles querem é multar por média de velocidade mesmo, não tenham duvidas.
Mas a seguir alguém vai lançar um bloqueador de sinal do chip.

"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: Monitoramento automotivo começa em 2013
e o direito de ir e vir sem ser monitorado?
isso não via entrar...
eles não tem o direito de saber onde vc esta 24h por dia...
é invasão de privacidade...
e esses cretinos querem é multar por velocidade media...
se eu for ter que colocar isso ele vai entrar num momento e sair menos de 1 h depois...
Ah! mas e se roubar? vc não quer o carro de volta?
NÃO! Eu tenho seguro 110% é pra isso mesmo!
isso não via entrar...
eles não tem o direito de saber onde vc esta 24h por dia...
é invasão de privacidade...
e esses cretinos querem é multar por velocidade media...
se eu for ter que colocar isso ele vai entrar num momento e sair menos de 1 h depois...
Ah! mas e se roubar? vc não quer o carro de volta?
NÃO! Eu tenho seguro 110% é pra isso mesmo!
Punto Sporting 1.8 Flex
- Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC

Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC

- Piloto de Kart amador
mineirodebh escreveu:Se passarem a multar considerando a velocidade média calculada através desse sistema......
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, muita gente estaria Fu....!!!!!
Concordo com Tiago ... Acabaria a privacidade total!
Punto Sporting 1.8 16v Dualogic - Preto Vesúvio, Blue & Me e Vidros Traseiros elétricos.
VLA,
Penso o mesmo de ficar esperando. Mas quanto será a distância entre os pontos de medidas? Se for coisa da ordem de poucos km não vai dar pra ficar andando e parando toda hora.
Esse chip é ridículo. Não vai servir pra nada além de mais multa. Temos que dar um jeito de boicotar pelos motivos que o tiagocaria citou.
Penso o mesmo de ficar esperando. Mas quanto será a distância entre os pontos de medidas? Se for coisa da ordem de poucos km não vai dar pra ficar andando e parando toda hora.
Esse chip é ridículo. Não vai servir pra nada além de mais multa. Temos que dar um jeito de boicotar pelos motivos que o tiagocaria citou.
- Piloto de Autorama
Até onde entendi esse sistema é um tipo de RFID, algo como os sensores que colocam em alguns produtos nos super mercados. E não um GPS como parece que tem gente achando que é. Provavelmente vão colocar sensores espalhados pela cidade pra monitorar e facilitar a busca de veículos irregulares ou roubados. Não acredito que vão usar isso pra multar por excesso de velocidade, a precisão dele seria muito ruim, não teria como provar que você estaria acima da velocidade, a não ser que coloquem sensores muito próximos um do outro, o que acho bem improvável, mas não da pra descartar
. Quanto a privacidade, com esse sistema deve dar pra ter um ideia de onde o carro esta, mas não deve ser qualquer um que vai ter acesso a esse tipo de informação, provavelmente vai ser tudo controlado por algum sistema interligado com a policia e com o DETRAN onde eles podem "marcar" o carro como roubado ou irregular para então o sistema liberar informações sobre localização. Pelo menos deveria ser assim né
vamos esperar pra ver.

- Piloto de Atari
E certamente ainda teremos que pagar uma taxa pela instalação e um taxa anual de manutenção. 

"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."