Página 1 de 1

Redução do IPI para carros deverá ser prorrogada

MensagemEnviado: Qua Dez 19, 2012 10:15 am
por renatothiago
Boa notícia para aqueles que estão aguardando a produção do seu carro! (=D>)

Redução do IPI para carros e para linha branca será prorrogada de novo
O governo deve atender ao pedido do setor privado e prorrogar a redução da alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados...

O governo deve atender ao pedido do setor privado e prorrogar a redução da alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, que vence no dia 31 deste mês. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também deve anunciar a renovação da redução do IPI para produtos da linha branca, como fogões e geladeiras.

O anúncio pode ser feito hoje pelo ministro, segundo fontes ouvidas pela Agência Estado. A preocupação do governo é não trazer mais um elemento negativo para o comportamento da inflação no início de 2013 e, ao mesmo tempo, continuar dando fôlego para recuperação da atividade industrial.

O setor automobilístico, por exemplo, argumentou que o repasse do aumento do IPI para os preços dos carros é inevitável. Isso porque, além do aumento da carga tributária, as empresas estão obrigadas, a partir de 1º de janeiro, a produzir 60% dos automóveis com airbag e freios ABS, o que também elevou o custo de produção das empresas.

Ano bom

As montadoras argumentam que não têm como absorver os custos com a obrigatoriedade dos dois itens de segurança e a elevação do IPI. Embora admitam que 2012 foi "um ano muito bom" para o setor, as empresas esperaram uma transição para o retorno do IPI para os patamares originais.

O cronograma para implantação da obrigatoriedade do airbag e dos freios ABS foi estabelecida por regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Este ano, 30% dos automóveis fabricados tinham de ser produzidos com os dois itens. O porcentual vai dobrar no ano que vem.

O setor de produtos da chamada linha branca (fogão, geladeira e etc) também solicitou ao governo mais tempo para a redução temporária de IPI. Estava em estudo tornar permanente parte do incentivo.

Terceira prorrogação. A queda do IPI para automóveis entrou em vigor em 22 de maio, com validade até 30 de agosto, mas foi renovada por mais dois meses para estimular as vendas. Em outubro, a Fazenda decidiu renovar o benefício até o fim de dezembro.

A queda do tributo tem sido adotada como política de curto prazo para socorrer a economia em momentos de fraco crescimento por causa dos efeitos de crises internacionais. Além de automóveis, estão com IPI reduzido produtos da linha branca, móveis e luminárias, bens de capital e materiais de construção.

No caso dos automóveis nacionais, o IPI foi zerado para modelos 1.0 e reduzido pela metade para aqueles com motor até 2.0. Somado a um bônus oferecido pelas montadoras, os preços dos automóveis novos caíram em média 5% a 10%.

Fonte:

http://estadao.br.msn.com/economia/redu%c3%a7%c3%a3o-do-ipi-para-carros-e-para-linha-branca-ser%c3%a1-prorrogada-de-novo

Re: Redução do IPI para carros deverá ser prorrogada

MensagemEnviado: Qua Dez 19, 2012 10:50 am
por ric181
Sempre a mesma história..
Tira logo o IPI

Re: Redução do IPI para carros deverá ser prorrogada

MensagemEnviado: Qua Dez 19, 2012 12:21 pm
por marrones
ôÔôÔô !!!

Re: Redução do IPI para carros deverá ser prorrogada

MensagemEnviado: Qua Dez 19, 2012 8:12 pm
por rogersborchia
curti de mais a notícia. tava quase desistindo de comprar o puntão! :D

Re: Redução do IPI para carros deverá ser prorrogada

MensagemEnviado: Qua Dez 19, 2012 10:08 pm
por Potcher
rogersborchia escreveu:curti de mais a notícia. tava quase desistindo de comprar o puntão! :D



Só comprar um semi novo bom!
de quebra já elimina o "Lucro Brasil" das montadoras.

Re: Redução do IPI para carros deverá ser prorrogada

MensagemEnviado: Qui Dez 20, 2012 12:06 am
por renatothiago
Agora é oficial... Contudo, o IPI volta de forma gradativa...

Governo prorroga IPI mais baixo para carros, linha branca e móveis
IPI, embora menor que o 'normal', começa a subir em janeiro para carros.

O governo prorrogou a alíquota mais baixa do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, produtos da linha branca (fogões, geladeiras, máquinas de lavar e tanquinhos), além de móveis, que venceria em dezembro deste ano, por mais seis meses, segundo informou o ministro da Fazenda, Guido Mantega nesta quarta-feira (19). Apesar de continuar menor do que o "normal", a alíquota do IPI começará a subir, em vários casos, a partir de janeiro do ano que vem.

Para os automóveis, o ministro Mantega informou que o IPI, apesar de ser mais baixo do que era antes da desoneração, começará a subir a partir de janeiro do ano que vem. Para carros populares (até 1.0), por exemplo, a alíquota "normal" é de 7% e caiu para zero. Em janeiro, passará para 2% e, de abril a junho, será de 3,5%.
Para carros com motores de 1.0 a 2.0 (flex), a aliquota normal é de 11%. Estava, até o momento, em 5,5%. De janeiro a março de 2013, será de 7% e, entre abril e junho, subirá para 9%. Para carros a gasolina, 1.0 a 2.0, a alíquota normal é de 13% e tinha caído para 6,5% com a desoneração. Entre janeiro e março, será de 8% e, de abril a junho, subirá para 10%.

Fonte:

http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/12/governo-prorroga-ipi-mais-baixo-para-carros-linha-branca-e-moveis.html

Re: Redução do IPI para carros deverá ser prorrogada

MensagemEnviado: Qui Dez 20, 2012 7:33 am
por ric181
Na moral... as CC e montadoras não estão nem ai pra essas reduções de IPI, eles colocam os preços que querem e dão descontos se quiserem...
Além do que, não vão ficar reformulando sua tabela todos os meses.

Quem vai pagar por tudo isso?? Adivinhem....

Re: Redução do IPI para carros deverá ser prorrogada

MensagemEnviado: Qui Dez 20, 2012 8:47 am
por kadu.carneiro
ric181 escreveu:Na moral... as CC e montadoras não estão nem ai pra essas reduções de IPI, eles colocam os preços que querem e dão descontos se quiserem...
Além do que, não vão ficar reformulando sua tabela todos os meses.

Quem vai pagar por tudo isso?? Adivinhem....



Eu até concordo que as montadoras lucram mais ainda com a questão da redução do IPI, agora a questão de reformular tabela de preços.... isso com certeza elas fazem todos os meses. Isso sem contar as versões da tabela que são geradas semanalmente ou até diariamente que mostram aos diretores a influencia das variações de cambio, comoditites, análises de mercado e etc...


Em qualquer empresa de médio porte isso é levado em consideração... imagina que uma montadora multinacional não vai fazer análises desse porte diariamente.....