Página 1 de 1

Matéria Punto T-Jet

MensagemEnviado: Qua Jan 09, 2013 10:21 pm
por renatothiago
Depois de reestilização, Fiat Punto T-Jet ganha competitividade e vira o turbo mais barato do Brasil

Desde 2010, a versão T-Jet do Punto sofre com o “canibalismo” dentro da linha da Fiat. Ao se situar no topo da gama do hatch compacto, a configuração esportiva tinha preço muito semelhante ao do médio Bravo, lançado exatamente naquele ano e equipado com o mesmo motor.

Além disso, tinha diferença de preço muito alta em relação ao Punto imediatamente inferior – o “gap” chegava a R$ 14 mil. No meio do ano, a Fiat tratou de ajustar a bagunça. Promoveu uma reestilização geral do Punto e abaixou o preço do T-Jet para R$ 55.740 – apenas R$ 7 mil a mais que a versão Sporting Dualogic, a segunda mais cara. De quebra, se tornou o carro turbo mais barato do Brasil.

O problema é que o apelo econômico não parece ter sido suficiente. Apesar da queda de preço ter sido na ordem dos R$ 10 mil, o share de vendas do Punto T-Jet ainda não empolga. Hoje, 4% de todos os Punto vendidos são da configuração esportiva. Ao menos, em termos absolutos, mais unidades do veículo ganharam as ruas.

Isso porque a reestilização de julho deu uma “animada” nas vendas de toda a linha. Antes do face-lift, a média mensal de emplacamentos ficava na ordem dos 2.700 exemplares. Hoje, esse número supera as 4.500 unidades por mês. É verdade que o mercado como um todo também foi impulsionado com a redução do IPI, mas o crescimento de 68% é inegavelmente significativo.

O principal apelo do T-Jet ficou inalterado nas modificações do meio do ano. O que é algo bom. Afinal, o motor 1.4 turbo sempre foi o destaque do hatch. Com o auxílio de uma turbina de 1,0 bar de pressão e intercooler, ele desenvolve 152 cv a 5.500 rpm e tem torque de 21,1 kgfm entre 2.250 e 4.500 giros.

Importado da Itália, o propulsor roda apenas com gasolina. Diferentemente do Bravo T-Jet, que também tem uma transmissão italiana de seis marchas, o Punto mantém a mesma unidade usada em outros tantos modelos da Fiat por aqui, com cinco velocidades. Com peso total de 1.263 kg, o compacto acelera de zero a 100 km/h em 8,3 segundos e atinge os 203 km/h, segundo a fabricante.

Contudo, existiram novidades na maneira como essa força é entregue. A linha 2013 do T-Jet conta com o que a Fiat chama de sistema DNA. A sigla é uma abreviação dos três modos de condução que pode-se impor ao carro. No “Dinâmico” a sensibilidade do acelerador fica maior. Isso significa que pequenas pressões no pedal geram uma maior abertura da borboleta de aceleração.

No “Normal”, o sistema não faz alterações no mapeamento do motor. Já o modo “Autonomia” é uma adatapção do que na Europa se usa para neve. As respostas do propulsor são mais lentas para não haver destracionamento das rodas.

Tanto em “Dinâmico” como em “Autonomia”, a tela do computador de bordo “avisa” a hora certa de trocar de marcha. Além disso, no modo mais agressivo ele mostra um gráfico com a utilização da turbina, enquanto no outro aparece um econômetro que ajuda na economia de combustível.

Para cumprir o papel de ser o Punto topo de linha, o T-Jet também é bem equipado. O pacote de segurança é composto por airbag duplo, ABS com EBD, faróis de neblina e freios a disco nas quatro rodas. Entre os itens de conforto estão o ar-condicionado analógico, computador de bordo, direção hidráulica, cruise control, sensor de estacionamento traseiro, rodas de 17 polegadas, bancos revestidos parcialmente em couro e rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth. Com todos os opcionais – ar digital, navegador por setas, sensor de chuva e luminosidade, retrovisor eletrocrômico, airbags laterais e de janela e teto solar panorâmico –, a conta sobe para R$ 65.299.

Esteticamente o T-Jet também se diferencia do resto da gama. Ele tem o já manjado kit que inclui para-choques mais pronunciados, minissaias laterais, faixas com o nome da versão e rodas maiores. Até porque, como qualquer esportivo que se preze, o Punto com motor turbo também atende quem quer aparecer.

Matéria completa no endereço abaixo:



http://www.noticiasautomotivas.com.br/depois-de-reestilizacao-fiat-punto-t-jet-ganha-competitividade-e-vira-o-turbo-mais-barato-do-brasil/