como já é a segunda vez que leio que "aqui ninguém sabe o que é ABS e/ou não sabe usar", decidi me manifestar, haja vista que a tecnologia ABS já é antiga e os automóveis Mercedes que faziam a manutenção na Oficina, dentro da fábrica de SBCampo, já possuíam tal sistema que, aliás, foi criado / inventado pelos alemães. ABS Significa Sistema Anti Bloqueio, tradução do alemão para o português e em alemão, Antiblockier-Bremssystem. Esse sistema impede que o veículo se descontrole em franagens abruptas / emergenciais, quando o motorista atola o pé. Os primeiros ABSs foram usados em aviões, para evitar a derrapagem dos mesmos durante a frenagem após o pouso em pistas com água (o que aconteceu no acidente da TAM em Congonhas) ou até mesmo gelo, comum no hemisfério norte, nos idos de 1950 e depois, a Bosch, em parceria com a Mercedes-Benz, fez as adaptações para uso em automóveis, ainda na década de 70.
Seu funcionamento é mais simples doque se possa imaginar: ao pisar com foça no freio, o que ocorre em situações emrgenciais, o motorista comum automaticamente se "trava" entre o volante e o pedal, mantendo-os pressionado ao extremo, o que faz o carro derrapar devido a diferença de atrito entre as rodas e os pisos. O ABS corrige isso, acionando e liberando repetidamente a pressão hidráulica no sistema (os famosos "trancos" do pedal), e assim, permitindo que a pressão e atrito entre as rodas seja distribuída de forma equalitária entre elas e ainda, reduzindo o espaço de frenagem por impedir o tradicional arraste - a marca de borracha queimada no piso.
Espero que, com isso, todos fiquem sabendo um pouco da história do ABS, sua utilização e ninguém mais seja chamado de "tapado" por tabela, por quem conhece o sistema mas não explica para todos. Desculpem a "surtada", mas acho que difundir conhecimento é uma das principais funções do fórum.
