Mercosul e UE podem assinar acordo comercial

O Ministro das Relações Exteriores Antônio Patriota disse em uma coletiva na Associação Comercial do Rio de Janeiro que as negociações estão avançadas no sentido de criação de acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. Existe uma vontade política de fechar o acordo daqui um ano ou pouco mais.
Propostas melhoradas deverão ser apresentadas ainda este ano e o Paraguai deve retomar as negociações para retorno ao Mercosul a partir do dia 15. Para o Brasil, é de extrema importância fechar um acordo com a Europa, visto que o comércio com o velho continente tem aumento bastante nos últimos anos, especialmente a exportação de produtos industrializados.
E os carros?
Acordo de livre comércio sim, mas livre acesso de carros feitos na Europa, dificilmente. O Inovar-Auto surgiu exatamente para promover a melhora do produto brasileiro e também o aumento (e proteção) da produção nacional. Além disso, o Brasil tem pouco a oferecer para os europeus em termos de produto.
O que pode surgir é um acordo para cotas de importação, assim como feito com México e Argentina, por exemplo, a fim de não impactar o mercado nacional e não criar desestímulo à inovação e produção no Brasil. Esse último seria a tábua de salvação para montadoras da Europa e ruína completa do Inovar-Auto e do setor no país.
[Fonte: Estadão]
http://www.noticiasautomotivas.com.br/m ... o-em-2014/
Mais uma "patriotada"
(aliás, incompetência deve ser algo contagioso porque de cima embaixo, começando pela presidANTA até seus ministros, é só kgada....

Propostas melhoradas deverão ser apresentadas ainda este ano e o Paraguai deve retomar as negociações para retorno ao Mercosul a partir do dia 15. Para o Brasil, é de extrema importância fechar um acordo com a Europa, visto que o comércio com o velho continente tem aumento bastante nos últimos anos, especialmente a exportação de produtos industrializados.
E os carros?
Acordo de livre comércio sim, mas livre acesso de carros feitos na Europa, dificilmente. O Inovar-Auto surgiu exatamente para promover a melhora do produto brasileiro e também o aumento (e proteção) da produção nacional. Além disso, o Brasil tem pouco a oferecer para os europeus em termos de produto.
O que pode surgir é um acordo para cotas de importação, assim como feito com México e Argentina, por exemplo, a fim de não impactar o mercado nacional e não criar desestímulo à inovação e produção no Brasil. Esse último seria a tábua de salvação para montadoras da Europa e ruína completa do Inovar-Auto e do setor no país.
[Fonte: Estadão]
http://www.noticiasautomotivas.com.br/m ... o-em-2014/
Mais uma "patriotada"







