E-torQ 1.8 está apresentando quebra de pistões (SOLUCIONADO)

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

Re: Motor E-torQ 1.8 está apresentando quebra de pistões

Mensagempor ADILSONRE em Qui Out 10, 2013 10:04

ADILSONRE escreveu:Bem, não manjo de carros e de mecânica igual o shadowcps, mas também fiz a minha reclamação. Segue o teor do meu email para a 4 Rodas:

Através do presente email venho demonstrar a minha total insatisfação com a matéria publicada na Revista 4 Rodas, com o título Quebrando a Cabeça.

Como dono de um Punto e usuário frequente do maior e mais completo fórum de discussões sobre o Punto neste país, ou seja, o http://www.puntoclube.com, considero que os relatos sobre a quebra dos pistões do motor E.torQ 1.8 foi abordada de maneira muito superficial e tendenciosa.

Creio que muitas questões, como por exemplo, modo de condução, manutenção, destinação de uso do veículo, profissional que efetuou os reparos, etc, poderiam ser levantadas até que realmente houvesse uma conclusão que os referidos motores estão quebrando.

Do modo que foi impressa e divulgada a matéria, nos dá a impressão que toda a linha é problemática, causando assim uma grande generalização e prejudicando não só a montadora Fiat, mas diretamente todos os proprietários de veículos que possuem este motor.

Sugiro que mais estudos de causa sejam realizados, bem como, consultas aos relatos de usuários reais e imparciais, que divulgam as suas inúmeras experiências todos os dias no fórum PuntoClube.

Ainda, para mostrar total imparcialidade e comprometimento com os leitores da 4 Rodas, também sugiro que está matéria seja retomada levando-se em consideração todos os aspectos que possam ter levado um ou dois motores a quebrarem da mesma forma.

Atenciosamente,

Caros amigos Punteiros, abaixo segue a resposta da 4Rodas, referente ao email que encaminhei no início de setembro, tirem as suas conclusões:

Adilson ,

Obrigada por escrever e desculpe a demora no retorno.
Segue abaixo, para a sua apreciação, o parecer da área técnica responsável pela reportagem em questão.

Abraço,
Sandra Hadich
Atendimento ao Leitor
Revista QUATRO RODAS

1 - O carro do engenheiro agrônomo José Machado de Assunção Neto, de Vilhena (RO), quebrou com 2.500 km. Não havia a necessidade de nenhuma manutenção preventiva em um carro tão novo, então não é possível alegar mau uso.

2 - O mecânico que cuidou do caso do Vincenzo é conhecido por sua boa reputação, mas, supondo que ele tivesse feito algo de errado, não haveria como o outro carro deles apresentar o mesmo defeito, a não ser que o mecânico estivesse empenhado em empenar pistões de motores E.torQ para ter mais clientela. Não é o caso.

3 - A Fiat trocou o modelo dos pistões do E.torQ desde que o problema apareceu. Os novos pistões não apresentaram o defeito.

4 - O título não tem nada de sensacionalista, a não ser que o leitor ache que "Donos reclamam de avarias no motor e.torQ 1.8 da Fiat" seja uma acusação injusrta à marca, e não o relato fiel do que aconteceu: donos reclamando que seus motores 1.8 quebraram.

5 -mO leitor diz que o modo de dirigir poderia levar à quebra do motor, assim como falta de manutenção, mas, além do caso do carro seminovo de Rondônia, isso faz supor que alguém que acelere demais seu carro poderia quebrar o pistão. Um motor com as salvaguardas eletrônicas do E.torQ jamais poderia estar sujeito a isso.

6 - Não nos limitamos a dois casos. Levantamos pelo menos oito casos com as mesmas características, mas não pudemos citá-los porque não conseguimos contato com todos os afetados. Pelo menos um deles se recusou a falar conosco por ter feito um acordo com a Fiat. Todos eles estão em fóruns públicos, em especial no site Reclame Aqui. Se o leitor pesquisar, vai encontrar os mesmos personagens.

7 - Por fim, é preciso que os leitores deixem de agir como advogados de defesa da marca. Não é porque tiveram a sorte de não ter tido nenhum problema com seus carros que a história se repete com os milhares de carros iguais ao dele vendidos a cada mês.

ImagemImagemImagemImagemImagem
Coordenador Regional

Nome: Adilson
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Vermelho Alpine
Apelido do Punto: Red Bullet

Mensagempor shadowcps em Qui Out 10, 2013 10:06

Tanta demora pra isso ? Quero de volta meu minuto perdido lendo esse festival de baboseira

E por quê NÃO INFORMARAM ISSO na matéria, JÁ QUE NÃO FOI TENDENCIOSA ? A Fiat trocou o modelo dos pistões do E.torQ desde que o problema apareceu. Os novos pistões não apresentaram o defeito

E o uso do tempo verbal ESTÁ, NO TÍTULO DA MATÉRIA ? Deveriam ter usado ESTAVAM, já que segundo eles a FIAT TROCOU O MODELO DOS PISTÕES DESDE QUE O PROBLEMA APARECEU

Não convenceu ! E continuam sendo tendenciosos e a matéria sem fundamento !
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
shadowcps
Moderador
Moderador

Nome: Sidnei
Punto: Sporting
Cor: Branco Banchisa
Apelido do Punto: Freddie Mercury

Mensagempor Timerman em Qui Out 10, 2013 10:34

Recebi a mesma resposta, parece que não foi só o PuntoClube que recebeu essa mesma resposta, acho que há vários clubes:

1-) Na matéria sobre Manutenção (em cursos Mecânica), há tipos: Manutenção Preventiva, Manutenção Corretiva, Manutenção Preditiva. A pessoa vem com a pérola e me fala que : "Não havia a necessidade de nenhuma manutenção preventiva em um carro tão novo". Se é tão novo e ocorreu problema se chama Manutenção Corretiva.

2-) "O mecânico que cuidou do caso do Vincenzo é conhecido por sua boa reputação", certo ele é BOA REPUTAÇÃO, porque o Sr. Vincenzo pagou na primeira visita R$4.000,00 com 30.000km, depois 60.000km e 90.000km repetiu o problema? Há voltando ao que comentei no 1-) Se ele tivesse um curso de Mecânica, deveria saber, ao menos, de Manutenção Preventiva ou Preditiva, ou seja manutenção antes de ocorrer o problema ou medir o problema trocar os pistões para solução.

3-) A Fiat trocou e não apresentou mais problemas, quando? onde? quanto?

4-) Título mais simples e fácil: "Problemas com Motor E-TorQ, levam os consumidores apelar as concessionárias ou oficinas" O problema que jornalista quer inovar e esquece que a inovação leva ao sensacionalista.

5-) Mais uma vez afirmo, Manutenção Preventiva ou Preditiva era para ser tomada, não do nada ocorre um erro. Pô QUANTAS VEZES VOU TEM QUE FALAR PRO IMBECIL DE UM CARA DE JORNALISTA, QUE EXISTE NA FACULDADE OU EM CURSO TÉCNICO A MATÉRIA DE MANUTENÇÃO.

6-) Quer dizer que eles pegaram reclamação do ReclameAqui e foram atrás, não era melhor a 4 Rodas ir atrás dos e-mails que o leitor envia para ela? Então o ReclameAqui é referência para eles? RIDÍCULO

7-) E O MAIS RIDÍCULO, "preciso que os leitores deixem de agir como advogados de defesa da marca". Espera aí, sou advogado da Fiat? Possuo Fiat? Quer dizer então que o problema, somos nós que reclamamos da 4 Rodas.

Moral da história: Continua sendo muito amadora, não procurou a resposta adequada e mandou a conta para o leitor, alegando que ela tem a palavra da razão. Tomara que a Editora Abril entre em falência.
Imagem
Imagem
Timerman
Velha Guarda
Velha Guarda

Nome: Tato
Punto: Não Tenho
Cor: Outra
Apelido do Punto: New Fiesta Hatch

Mensagempor morkan em Qui Out 10, 2013 11:07

Timerman escreveu:Recebi a mesma resposta, parece que não foi só o PuntoClube que recebeu essa mesma resposta, acho que há vários clubes:

1-) Na matéria sobre Manutenção (em cursos Mecânica), há tipos: Manutenção Preventiva, Manutenção Corretiva, Manutenção Preditiva. A pessoa vem com a pérola e me fala que : "Não havia a necessidade de nenhuma manutenção preventiva em um carro tão novo". Se é tão novo e ocorreu problema se chama Manutenção Corretiva.

2-) "O mecânico que cuidou do caso do Vincenzo é conhecido por sua boa reputação", certo ele é BOA REPUTAÇÃO, porque o Sr. Vincenzo pagou na primeira visita R$4.000,00 com 30.000km, depois 60.000km e 90.000km repetiu o problema? Há voltando ao que comentei no 1-) Se ele tivesse um curso de Mecânica, deveria saber, ao menos, de Manutenção Preventiva ou Preditiva, ou seja manutenção antes de ocorrer o problema ou medir o problema trocar os pistões para solução.

3-) A Fiat trocou e não apresentou mais problemas, quando? onde? quanto?

4-) Título mais simples e fácil: "Problemas com Motor E-TorQ, levam os consumidores apelar as concessionárias ou oficinas" O problema que jornalista quer inovar e esquece que a inovação leva ao sensacionalista.

5-) Mais uma vez afirmo, Manutenção Preventiva ou Preditiva era para ser tomada, não do nada ocorre um erro. Pô QUANTAS VEZES VOU TEM QUE FALAR PRO IMBECIL DE UM CARA DE JORNALISTA, QUE EXISTE NA FACULDADE OU EM CURSO TÉCNICO A MATÉRIA DE MANUTENÇÃO.

6-) Quer dizer que eles pegaram reclamação do ReclameAqui e foram atrás, não era melhor a 4 Rodas ir atrás dos e-mails que o leitor envia para ela? Então o ReclameAqui é referência para eles? RIDÍCULO

7-) E O MAIS RIDÍCULO, "preciso que os leitores deixem de agir como advogados de defesa da marca". Espera aí, sou advogado da Fiat? Possuo Fiat? Quer dizer então que o problema, somos nós que reclamamos da 4 Rodas.

Moral da história: Continua sendo muito amadora, não procurou a resposta adequada e mandou a conta para o leitor, alegando que ela tem a palavra da razão. Tomara que a Editora Abril entre em falência.

(=D>) (=D>) (=D>) (=D>)
morkan
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Diego
Punto: Não Tenho
Cor: Não Tenho

Mensagempor shadowcps em Qui Out 10, 2013 13:26

Estou aguardando a resposta e assim que chegar, destacarei alguns pontos como fiz acima e responderei, postando aqui a resposta (>:)) (>:)) (>:)) Só sei que terminarei com algo do tipo : não preciso vender produto para sobreviver no mercado, ao contrário de voces e esse mês já não comprei tal "revista", por a mesma poder ser comparada a CARAS, pela mesma falta nível e conteúdo...
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
shadowcps
Moderador
Moderador

Nome: Sidnei
Apelido do Punto: Freddie Mercury

Mensagempor rodrigomascarenhas em Qui Out 10, 2013 13:51

Resposta padrão, a mesma que recebi,
Abs

Enviado de meu Razr usando Tapatalk [url='http://tapatalk.com/m?id=10']now Free[/url]
Imagem
Punto Sporting Indianápolis -- Uno Turbo Alpine
===================================
-----=----------Rodrigo Mascarenhas------------=--------
===================================
rodrigomascarenhas
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Nome: RODRIGO
Punto: Sporting 1.8 16V
Cor: Amarelo Indianápolis
Apelido do Punto: PIU PIU

Mensagempor Sokoban em Qui Out 10, 2013 14:36

ADILSONRE escreveu:
Caros amigos Punteiros, abaixo segue a resposta da 4Rodas, referente ao email que encaminhei no início de setembro, tirem as suas conclusões:

Adilson ,

Obrigada por escrever e desculpe a demora no retorno.
Segue abaixo, para a sua apreciação, o parecer da área técnica responsável pela reportagem em questão.

Abraço,
Sandra Hadich
Atendimento ao Leitor
Revista QUATRO RODAS

1 - O carro do engenheiro agrônomo José Machado de Assunção Neto, de Vilhena (RO), quebrou com 2.500 km. Não havia a necessidade de nenhuma manutenção preventiva em um carro tão novo, então não é possível alegar mau uso.

2 - O mecânico que cuidou do caso do Vincenzo é conhecido por sua boa reputação, mas, supondo que ele tivesse feito algo de errado, não haveria como o outro carro deles apresentar o mesmo defeito, a não ser que o mecânico estivesse empenhado em empenar pistões de motores E.torQ para ter mais clientela. Não é o caso.

3 - A Fiat trocou o modelo dos pistões do E.torQ desde que o problema apareceu. Os novos pistões não apresentaram o defeito.

4 - O título não tem nada de sensacionalista, a não ser que o leitor ache que "Donos reclamam de avarias no motor e.torQ 1.8 da Fiat" seja uma acusação injusrta à marca, e não o relato fiel do que aconteceu: donos reclamando que seus motores 1.8 quebraram.

5 -mO leitor diz que o modo de dirigir poderia levar à quebra do motor, assim como falta de manutenção, mas, além do caso do carro seminovo de Rondônia, isso faz supor que alguém que acelere demais seu carro poderia quebrar o pistão. Um motor com as salvaguardas eletrônicas do E.torQ jamais poderia estar sujeito a isso.

6 - Não nos limitamos a dois casos. Levantamos pelo menos oito casos com as mesmas características, mas não pudemos citá-los porque não conseguimos contato com todos os afetados. Pelo menos um deles se recusou a falar conosco por ter feito um acordo com a Fiat. Todos eles estão em fóruns públicos, em especial no site Reclame Aqui. Se o leitor pesquisar, vai encontrar os mesmos personagens.

7 - Por fim, é preciso que os leitores deixem de agir como advogados de defesa da marca. Não é porque tiveram a sorte de não ter tido nenhum problema com seus carros que a história se repete com os milhares de carros iguais ao dele vendidos a cada mês.

Pessoal, desculpem contrariar a maioria(?) neste tópico, mas depois de ler várias mensagens eu sou obrigado a concordar com o número 7.
Tem muita gente aqui que defende CEGAMENTE a Fiat e eu realmente não sei até que ponto isso é benéfico para nós.

Nenhum extremo pode ser benéfico: nem quem fica metendo o pau na Fiat, nem quem fica defendendo a Fiat o tempo todo!

Um defeito desses no motor, é um erro GRAVE. Não custa nada nos informarmos melhor a respeito desse tipo de problema.
Quantas pessoas aqui já rodaram mais de 100k Km com esse motor ? Não seria interessante saber melhor do problema e apoiar quem teve o problema para fazer pressão para que seja resolvido, pois quem sabe um dia pode ser um de nós com o mesmo problema! É preciso que sejamos unidos nesse ponto, pois isso fortalece a comunidade em busca de um bom atendimento.

Eu já tive um Peugeot 206 em que fui "premiado" com uma série de problemas gravíssimos, e fiquei praticamente refém de uma concessionária PÉSSIMA e um pós-venda HORROROSO da Peugeot, e essa é uma das grandes razões deu nunca mais ter tido nenhum Peugeot depois disso (pois os carros da Peugeot em si são muito bonitos, confortáveis e modernos). (X()

Isso eu já posso dizer de cara que foi um grande diferencial da Fiat: as duas concessionárias em que fui sempre me atenderam muito bem, mesmo anos após ter comprado o meu primeiro carro ! (Tecar e Automax) Essa também é uma das razões por eu ter pegado o meu segundo Punto, e até então, estar relativamente bem satisfeito.

Em resumo: problema toda montadora vai ter. Um dos principais pontos que diferencia a satisfação do comprador é como a montadora/concessionária se mobiliza para resolver os problemas que por ventura surgem. E nesse ponto me parece que a Fiat foi bem atenciosa, o que é bom e traz um certo alívio para nós.

Porém, precisamos sempre nos informar sobre esses casos e continuar mantendo um canal que tem a capacidade de fazer pressão em cima da Fiat, se necessário. Não sabemos quando um de nós vai precisar disso, certo ?

Não quero criar polêmicas, apenas expor um contraponto para pensarmos um pouco.

Um abraço a todos.
Sokoban
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Cor: Branco Kalahari

Mensagempor Rudá em Qui Out 10, 2013 14:45

Com certeza amigo, mas o que eu pelo menos defendo é que a Fiat tinha que se pronunciar verificando o ocorrido, fazendo laudos para atestar onde estava o problema. Mesmo o problema sendo dela (isso pode acontecer).
E também defendemos o caso da revista ser imparcial e muito sensacionalista e a dúvida como o cara foi premiado na mesma família com dois carros com o mesmo problema que é sério, e ninguém aqui do clube teve o mesmo problema. Com certeza não temos aqui metade dos donos dos puntos do Brasil e tivemos um mecânico (do notícias automotivas, ele faz vídeos) que reclamou também da reportagem.

Então resumindo, queremos mais transferência e seriedade da revista. ;)

Sent from my iPhone using Tapatalk
Rudá
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Rudá
Punto: Sporting 1.8 16V DL
Cor: Amarelo Indianápolis
Apelido do Punto: C3PO

Mensagempor VLA em Qui Out 10, 2013 14:46

shadowcps escreveu:E por quê NÃO INFORMARAM ISSO na matéria, JÁ QUE NÃO FOI TENDENCIOSA ? A Fiat trocou o modelo dos pistões do E.torQ desde que o problema apareceu. Os novos pistões não apresentaram o defeito

Corretíssimo! (=D>)

Se a matéria não tivesse sido tendenciosa, já teria citado que a Fiat trocou os pistões do Etorq depois que o problema apareceu.

Contradição da 4Patas em nível máximo :vergonha:
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
VLA
Moderador
Moderador

Nome: Vinicius

Mensagempor ADILSONRE em Qui Out 10, 2013 15:01

Caro Sokoban, agora é você que terá que me desculpar, pois acho que não está lendo direito as mensagens e comentários do Fórum.
Ninguém aqui está bancando uma de advogado da Fiat, como observado no infeliz email da 4Rodas. Muito pelo contrário. Estamos é procurando nossos direitos, pois é inconcebível destruir a reputação de um carro, de uma marca, por míseras 08 reclamações! Digo míseras, pois só no PuntoClube existem mais de 80 mil usuários, dá para imaginar quantos Puntos 1.8 E-TorQ já foram fabricados e estão rodando? Não dá né?
Sinceramente quero que a Fiat se exploda, eu não estou nem aí! O que eu não quero é ter meu carro, que paguei uma grana preta diga-se de passagem, desvalorizado por conta de uma matéria rasa e sem indicativos técnicos de que este motor em questão está quebrando. Também, se fosse isso, você não acha que a Fiat faria um recall? E você acha que nós aqui não exigiríamos isso também?
Que qualquer motor pode quebrar eu concordo, também concordo que até um motor com 2.500km, 250 metros, pode quebrar. O que não concordo é com o título: Motor E-torQ 1.8 está apresentando quebra de pistões. Isso não generaliza?
Volto a repetir que você está equivocado na sua opinião em dizer que aqui defendemos cegamente a Fiat, oras, quantos de nós proprietários de Punto já manifestamos aqui que dificilmente nos manteremos na linha caso a Fiat não melhore, e melhore muito por sinal. Pois pelo o que parece, está dormindo em berço esplêndido após anos na liderança de vendas, enquanto os concorrentes estão melhorando os seus produtos.
Muitos aqui concordam que o New Fiesta está melhor em vários aspectos. Muitos inclusive, já até migraram para o New Fiesta. Até para o 208 tem caso aqui de usuário que trocou e até postou as fotos para vermos.
Usuários que entram no Fórum e nem compraram carro ainda, ou os que estão pretendendo trocar, sempre recebem sugestões para pesquisar e olhar o carro A, B, C antes de fechar negócio.
Todos aqui são críticos e concordam que a Fiat está ficando para trás em muitos aspectos, e que nossos carros devem melhorar bastante. Sempre vai ter um ou outro que jamais deixará de ter um Punto um T-Jet, mesmo com o custo x benefício não compensando, mas acredito que a maioria não rasga dinheiro, e se aparecer coisa melhor, não terá dúvida em deixar a Fiat de lado.
Então caro amigo, leia mais os tópicos, se informe melhor, vou dar um desconto porque vi que tem apenas 13 mensagens desde 2011, claro sinal que participa muito pouco do Fórum, então peço que se não tem o que contribuir não venha tumultuar a área sem conhecimento de causa.
Abraços e boa sorte...
ImagemImagemImagemImagemImagem
Coordenador Regional

Nome: Adilson
Cor: Vermelho Alpine
Apelido do Punto: Red Bullet

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias Automotivas