Escape que "reproduz" ronco de V8 - os mano pira

Muitos torcem o nariz para carros grandes com motores compactos, especialmente no Brasil. Hoje em dia, os quatro cilindros – turbinados e com injeção direta – estão oferecendo potência similar e torque mais abundante que propulsores V6. Da mesma forma, V6 superalimentados já superam alguns V8. Mas voltando aos pequenos, a má impressão pode não ser em relação ao desempenho, mas ao ronco produzido pelo motor.
Muitos clientes desejam carros grandes e potentes, mas acima disso, que o ronco do motor seja condizente com a proposta, a fim de que não só seus ouvidos fiquem cheios de um som poderoso, mas que seus vizinhos, amigos e os alheios do dia a dia, também possam ficar impressionados.
Recentemente a BMW andou testando o Série 1 (F20) com motor 1.5 TwinPower. O propulsor de três cilindros vibra como diesel em marcha lenta, mas ao ser exigido, produz ronco como de um seis cilindros. O fabricante alemão adotou um sistema de escape com sonorização para reproduzir o som de motor maior, apesar da metade dos pistões.
Algo parecido está sendo desenvolvido pela Faurecia. Ela quer oferecer à indústria automotiva um novo sistema de escape com sonorização, que permite reproduzir roncos de motores V6 ou V8 no escape do veículo. O melhor de tudo é que os fabricantes não precisarão alterar seus projetos de automóveis para isso e o software pode imitar mais de um som de motor “V”. Além disso, o desempenho geral do veículo não é alterado.
A tecnologia consiste em um software de mapeamento do motor e um alto-falante especial integrado ao escape. No caso de motores diesel, ele emite uma vibração no tubo com o ronco de V6 ou V8, mesmo que o propulsor seja menor que quatro cilindros, por exemplo. A Faurecia garante que o som produzido é audível tanto dentro quanto fora do veículo, diferindo de dispositivos atuais que reproduzem o som digitalizado do motor através dos alto-falantes do veículo.
No caso de motores a gasolina, especialmente turbinados, a tecnologia da Faurecia tem uma função a mais, que é eliminar o som da turbina, substituindo-o pelo ronco de V6/V8 no cano de escape, conforme ocorre no diesel. Dessa forma, sons indesejáveis serão trocados por aqueles que o cliente quer ouvir. Se houver interesse das montadoras, o produto estará no mercado em 2017.
http://www.noticiasautomotivas.com.br/e ... olvimento/
Depois do "turbo virtual", ronco virtual...
Muitos clientes desejam carros grandes e potentes, mas acima disso, que o ronco do motor seja condizente com a proposta, a fim de que não só seus ouvidos fiquem cheios de um som poderoso, mas que seus vizinhos, amigos e os alheios do dia a dia, também possam ficar impressionados.
Recentemente a BMW andou testando o Série 1 (F20) com motor 1.5 TwinPower. O propulsor de três cilindros vibra como diesel em marcha lenta, mas ao ser exigido, produz ronco como de um seis cilindros. O fabricante alemão adotou um sistema de escape com sonorização para reproduzir o som de motor maior, apesar da metade dos pistões.
Algo parecido está sendo desenvolvido pela Faurecia. Ela quer oferecer à indústria automotiva um novo sistema de escape com sonorização, que permite reproduzir roncos de motores V6 ou V8 no escape do veículo. O melhor de tudo é que os fabricantes não precisarão alterar seus projetos de automóveis para isso e o software pode imitar mais de um som de motor “V”. Além disso, o desempenho geral do veículo não é alterado.
A tecnologia consiste em um software de mapeamento do motor e um alto-falante especial integrado ao escape. No caso de motores diesel, ele emite uma vibração no tubo com o ronco de V6 ou V8, mesmo que o propulsor seja menor que quatro cilindros, por exemplo. A Faurecia garante que o som produzido é audível tanto dentro quanto fora do veículo, diferindo de dispositivos atuais que reproduzem o som digitalizado do motor através dos alto-falantes do veículo.
No caso de motores a gasolina, especialmente turbinados, a tecnologia da Faurecia tem uma função a mais, que é eliminar o som da turbina, substituindo-o pelo ronco de V6/V8 no cano de escape, conforme ocorre no diesel. Dessa forma, sons indesejáveis serão trocados por aqueles que o cliente quer ouvir. Se houver interesse das montadoras, o produto estará no mercado em 2017.
http://www.noticiasautomotivas.com.br/e ... olvimento/
Depois do "turbo virtual", ronco virtual...