Página 1 de 2

Mula de testes do SUV da Fiat que terá motor E.torQ EVO

MensagemEnviado: Ter Fev 18, 2014 8:14 am
por Marcão_Abarth
Flagra: Mula de testes do SUV da Fiat que terá motor E.torQ EVO

Em novembro publicamos que a a Fiat iria usar alguns Doblòs como mula de testes de seu SUV compacto. Depois de quase dois meses conseguimos flagrar uma unidade. O SUV compacto será fabricado em Pernambuco e terá a companhia de um SUV maior e uma picape média.

Por fora a casca é de um Doblò Essence, mas, alguns detalhes que revelam a identidade do novo modelo. O ressalto no capô é por conta do novo motor E.torQ EVO que equipará o SUV.

A altura exagerada do Doblò e as rodas com pneus de uso misto que mal cabem nas caixas de rodas também comprovam que a mula serve para testes de suspensão e eixos do futuro SUV nordestino.

Logo o SUV deverá começar seus testes com a carroceria definitiva.


http://autossegredos.com.br/2014/02/17/ ... -torq-evo/

Mesmas modificações que fizeram nos 1.0 e 1.4 Fire ?? Duvidei vir um comando variável de válvulas. Já está defasado frente à concorrência, se não vier pelo menos isto vai ficar é muito para trás...

Re: Mula de testes do SUV da Fiat que terá motor E.torQ EVO

MensagemEnviado: Ter Fev 18, 2014 8:42 am
por shadowcps
DÚVIDA: o motor 1.386 cm³ do T-Jet tem comando duplo de válvulas, ok mas, é variável ?

Re: Mula de testes do SUV da Fiat que terá motor E.torQ EVO

MensagemEnviado: Ter Fev 18, 2014 12:02 pm
por Marcão_Abarth
shadowcps escreveu:DÚVIDA: o motor 1.386 cm³ do T-Jet tem comando duplo de válvulas, ok mas, é variável ?


O T-Jet já está na vanguarda tecnológica...o famoso ''downsizing'' (mesmo que não tenho comando de válvulas variável ou injeção direta)...agora para os motores que ainda não estão lá, o mínimo que a concorrência está oferecendo de tecnologia hoje é duplo comando de válvulas variável e a dispensa do tanque de partida à frio. Não estamos comparando T-Jet x EtorQ Shadowcps, e sim EtorQ x 1.6 16v Sigma x 1.6 16v PSA x 1.6 16v Hyundai que representa a concorrência deste motor.

(Veja que eu não citei corrente de comando x correia dentada, pois isso não representa maior ou menor avanço tecnológico. Simplesmente duas maneiras diferentes de fazer a mesma coisa, cada um com vantagens e desvantagens).

Re: Mula de testes do SUV da Fiat que terá motor E.torQ EVO

MensagemEnviado: Ter Fev 18, 2014 2:03 pm
por shadowcps
mas eu também não comparei motores e, tampouco, citei em minha dúvida sincera, a questão da correia x corrente. E sim, concordo que aqui esteja na vanguarda mas lá fora, bem, como voce mesmo disse no outro tópico, o "motorzinho" bicilíndrico twin-air turbo me parece um pouco mais tecnológico, ou interpretei erroneamente ? (;;))

Re: Mula de testes do SUV da Fiat que terá motor E.torQ EVO

MensagemEnviado: Ter Fev 18, 2014 2:17 pm
por Marcão_Abarth
shadowcps escreveu:mas eu também não comparei motores e, tampouco, citei em minha dúvida sincera, a questão da correia x corrente. E sim, concordo que aqui esteja na vanguarda mas lá fora, bem, como voce mesmo disse no outro tópico, o "motorzinho" bicilíndrico twin-air turbo me parece um pouco mais tecnológico, ou interpretei erroneamente ? (;;))


Sem dúvida nenhuma que está anos-luz na frente do T-Jet.... :mrgreen:

Dos motores ''downsized'' o T-Jet está lá na lanterna...porque aí temos 1.6 THP, 1.4 e 2.0 TSi, 1.6 e 2.0 Ecoboost.. e até mesmo o 1.4 16v Multiair turbo perde para essa turma em tecnologia.

Está vendo Shadowcps, o T-Jet não é perfeito (para o mercado atual, para o meu dia-a-dia é! (;;)) )

(>:D<)

Re: Mula de testes do SUV da Fiat que terá motor E.torQ EVO

MensagemEnviado: Ter Fev 18, 2014 2:23 pm
por shadowcps
é que de tanto falarem do T-Jet, alguns de maneira séria como voce e outros, bem de forma exagerada, despertou a curiosidade em conhecê-lo um pouco melhor (:D) , talvez em um Bravo, quem sabe... :twisted: :twisted: :twisted:

Re: Mula de testes do SUV da Fiat que terá motor E.torQ EVO

MensagemEnviado: Ter Fev 18, 2014 2:39 pm
por Marcão_Abarth
shadowcps escreveu:é que de tanto falarem do T-Jet, alguns de maneira séria como voce e outros, bem de forma exagerada, despertou a curiosidade em conhecê-lo um pouco melhor (:D) , talvez em um Bravo, quem sabe... :twisted: :twisted: :twisted:


Pois é shadowcps vc tem que fazer um test-drive urgente em um T-Jet...seja Punto ou Bravo...ou até o Linea! Vai que você gosta, quem sabe.... :-D

Aproveita os encontros e pede para acelerar o de alguém! :twisted:

Re: Mula de testes do SUV da Fiat que terá motor E.torQ EVO

MensagemEnviado: Ter Fev 18, 2014 4:30 pm
por morkan
Marcão_Abarth escreveu:
shadowcps escreveu:mas eu também não comparei motores e, tampouco, citei em minha dúvida sincera, a questão da correia x corrente. E sim, concordo que aqui esteja na vanguarda mas lá fora, bem, como voce mesmo disse no outro tópico, o "motorzinho" bicilíndrico twin-air turbo me parece um pouco mais tecnológico, ou interpretei erroneamente ? (;;))


Sem dúvida nenhuma que está anos-luz na frente do T-Jet.... :mrgreen:

Dos motores ''downsized'' o T-Jet está lá na lanterna...porque aí temos 1.6 THP, 1.4 e 2.0 TSi, 1.6 e 2.0 Ecoboost.. e até mesmo o 1.4 16v Multiair turbo perde para essa turma em tecnologia.

Está vendo Shadowcps, o T-Jet não é perfeito (para o mercado atual, para o meu dia-a-dia é! (;;)) )

(>:D<)


Marcão, eu só discordo quando você fala "...e até mesmo o 1.4 16v Multiair turbo perde para essa turma em tecnologia.". A tecnologia MultiAir, se não me engano, ganhou diversos premios no mundo. Então eu acho que pelo menos ele se equipara com a maioria dos motores citados.

Re: Mula de testes do SUV da Fiat que terá motor E.torQ EVO

MensagemEnviado: Ter Fev 18, 2014 4:34 pm
por VLA
Etorq Evo? Os caras viajam um pouco, mas quem sabe.

Essa doblo me lembrou a bolha no capo dos antigos gol 2.0 16v :mrgreen:

Re: Mula de testes do SUV da Fiat que terá motor E.torQ EVO

MensagemEnviado: Ter Fev 18, 2014 4:48 pm
por Marcão_Abarth
morkan escreveu:
Marcão_Abarth escreveu:
shadowcps escreveu:mas eu também não comparei motores e, tampouco, citei em minha dúvida sincera, a questão da correia x corrente. E sim, concordo que aqui esteja na vanguarda mas lá fora, bem, como voce mesmo disse no outro tópico, o "motorzinho" bicilíndrico twin-air turbo me parece um pouco mais tecnológico, ou interpretei erroneamente ? (;;))


Sem dúvida nenhuma que está anos-luz na frente do T-Jet.... :mrgreen:

Dos motores ''downsized'' o T-Jet está lá na lanterna...porque aí temos 1.6 THP, 1.4 e 2.0 TSi, 1.6 e 2.0 Ecoboost.. e até mesmo o 1.4 16v Multiair turbo perde para essa turma em tecnologia.

Está vendo Shadowcps, o T-Jet não é perfeito (para o mercado atual, para o meu dia-a-dia é! (;;)) )

(>:D<)


Marcão, eu só discordo quando você fala "...e até mesmo o 1.4 16v Multiair turbo perde para essa turma em tecnologia.". A tecnologia MultiAir, se não me engano, ganhou diversos premios no mundo. Então eu acho que pelo menos ele se equipara com a maioria dos motores citados.


Pois é Morkan, eu o considero um motorzasso mas o MuliAir é apenas mais uma tecnologia de comando variável de válvulas. E a injeção direta de combustível ? O bloco em alumínio ? Estes itens faltam à este motor, e eles aumentariam e muito a eficiência dele. Por isto considerei aqueles outros mais tecnológicos...