Página 1 de 2

novo motor 1.8 no i30

MensagemEnviado: Sex Fev 21, 2014 8:33 am
por shadowcps
A fama de "lentoster" é do Veloster, mas o Hyundai i30 com motor 1.6 flex, lançado em outubro de 2012, também ficou mal fadado por causa dos modestos 128 cv e 16,5 kgfm para um hatch médio que pesa 1.312 kg na versão completa. Mas esse cenário felizmente mudou com a chegada do propulsor 1.8.

O novo bloco só "bebe" gasolina? Sim, é verdade. Mas em tempos de etanol caro, o consumidor nem vai reclamar disso e simplesmente curtirá a sensível evolução de desempenho, graças aos 150 cv a 6.500 rpm e 18,2 kgfm aos 4.700 giros anunciados pela fabricante, e ao eficiente câmbio automático de seis marchas, de trocas quase imperceptíveis.

Na pista de testes, o hatch tabelado a partir de R$ 71.900 comprovou seu salto de qualidade. A aceleração de 0 a 100 km/h, que era de 12,3 segundos com o motor 1.6, reduziu para 10,9 s com o propulsor 1.8. Já a retomada de 40 a 80 km/h caiu de 6,5 s para 5,0 s. No painel, a velocidade registrada a 1.000 metros saltou de 157 para 165 km/h. Resumo da ópera: agora o i30 tem condições de brigar com os rivais em arrojo.
Hyundai i30 1.8 2014 (Foto: Divulgação)Hyundai i30 1.8 2014 (Foto: Divulgação)

Ao volante, as impressões são animadoras, com destaque para o conforto dos bancos, a rapidez para ajustar a posição ideal de dirigir, o amplo campo de visão e o bom espaço interno na frente e atrás, graças aos 2,65 m de entre-eixos, maior que o do VW Golf e do Ford Focus. Mas não há nada de novo em relação ao i30 com motor 1.6. Só mudou mesmo a motorização.

Desta maneira, estão mantidas as virtudes e os deslizes do Hyundai. Um dos pênaltis é a extrema semelhança da cabine com a do irmão menor HB20. Exceto pelo volante com maior quantidade de comandos e a tela central multimídia sensível ao toque, o restante é muito parecido (senão igual) com o pequeno hatch - os grafismos do quadro de instrumentos, por exemplo.

Para um modelo de mais de R$ 70 mil que traz câmera de ré e retrovisores com rebatimento elétrico, a ausência de luz no porta luvas e de retrovisor interno fotocromático são inadmissíveis. Esse último recurso só está disponível na versão topo de linha, de assustadores R$ 87 mil. Nela, porém, há teto solar panorâmico, bancos de couro, comandos elétricos para o assento do motorista, freio de estacionamento elétrico, botão de partida, faróis de xenônio, ar-condicionado digital, airbags laterais, de joelhos e de cortina (no "básico" só há os dianteiros), entre outros.
Hyundai i30 1.8 2014 (Foto: Divulgação)Hyundai i30 1.8 2014 (Foto: Divulgação)

Em ação, o i30 agrada pelo rodar macio e a boa filtragem das irregularidades do piso. A direção de assistência elétrica, bem calibrada, aumenta a impressão de conforto e oferece três tipos de ajuste, selecionados por um botão no volante: Normal, Comfort (mais macia) e Sport (que aumenta a firmeza para situações de alta velocidade).

A estabilidade das suspensões é outro ponto forte do i30. Independente na frente e eixo de torção atrás, mantêm o hatch "nos trilhos" ao encarar as curvas, mas sem serem firmes em excesso para as buraqueiras das cidades.

Assim como na antiga versão 1.6 flex, há um botão no painel para melhorar as médias de consumo. Com ele desligado, as médias foram de 7,6 km/l na cidade e 13,3 km/l em ciclo rodoviário. Números nem tão animadores.

Para viagens, o porta-malas de 378 litros do i30 dá conta de levar muitas bagagens. É um volume maior que o oferecido pelo compartimento do Golf e do Focus (313 l e 316 l , respectivamente). Mas não é só no espaço que o Hyundai quer superar os rivais; o objetivo é incomodar também nas vendas. Motor para isso, pelo menos, ele agora tem.

http://revistaautoesporte.globo.com/Ana ... polga.html

Acho que os caras deram uma detonadinha de leve...

Re: novo motor 1.8 no i30

MensagemEnviado: Sex Fev 21, 2014 8:47 am
por danielcingano
Mas na matéria no programa televisivo eles não foram tão imparciais, só destacaram os prós. Claro que devia ser uma matéria paga.

Re: novo motor 1.8 no i30

MensagemEnviado: Sex Fev 21, 2014 9:18 am
por shadowcps
eu já ri no começo, por causa do Lentoster kkkkk

e é claro que na tv foi matéria paga, tanto que no final do mesmo, nos créditos, repare bem, aparece sempre quando tem algum teste uma referência a isso. :wink: não lembro bem os termos mas é algo parecido com "inserção promocional" da marca tal...

Re: novo motor 1.8 no i30

MensagemEnviado: Sex Fev 21, 2014 10:03 am
por marrones
agora sim tá forte !! :lol:

Re: novo motor 1.8 no i30

MensagemEnviado: Sex Fev 21, 2014 10:33 am
por PauloMOC
Ainda assim eu não compraria. Hb vintão.

Sent from my RM-885_lta_brazil_218 using Tapatalk

Re: novo motor 1.8 no i30

MensagemEnviado: Sex Fev 21, 2014 10:43 am
por bondstrike
Com 70k com certeza eu iria de Focus, ou entao algum BMW usado

Re: novo motor 1.8 no i30

MensagemEnviado: Sex Fev 21, 2014 12:31 pm
por Marcão_Abarth
I'm sorry lads... mas 70k = Bravo T-Jet. Teto solar panorâmico, porta-malas de 400L (a autoesporte tá achando o porta-malas do i30 espaçoso?), mais toneladas de opcionais...ah, esqueci do desempenho. 152cv e 23kgfm com OVB. 0-100 em 8,7s (esta revista tá achando 10,2 do i30 bom ?)

Para mim, nem com o 1.8 16v ele entra na briga. :mrgreen: Não entendo nem como o Cruze hoje é líder deste segmento!

Vai entender este mercado brasileiro.

Re: novo motor 1.8 no i30

MensagemEnviado: Sex Fev 21, 2014 1:22 pm
por shadowcps
simples: brasileiro (a grande maioria) compra carro para matar o vizinho de inveja então, o design do Cruze(s) e o do i30 são mais modernos do que o do Bravo, sem contar ainda que o fantasma de sair de linha, mesmo que daqui a 2 ou 3 anos assombra o Bravo que sempre foi visto como um "Puntão".

Re: novo motor 1.8 no i30

MensagemEnviado: Sex Fev 21, 2014 1:42 pm
por Marcão_Abarth
Pois é Shadowcps! :shock:

As fabricantes sempre dizem que o nosso mercado é imprevisível. Tem coisas que ''pegam'' e viram moda aqui que em nenhum outro lugar do mundo virariam (hoje em dia, a China já se igualou ao nosso para falar a verdade), por exemplo, as versões ''pseudo-aventureiras''.

Do mesmo jeito, tem produtos excelentes que vêm para cá, com preço ''justo'' e acabam não caindo nas graças do consumidor.

Seria para o Golf 1.4 TSi e Bravo T-Jet terem participação de mercado um pouco maior... (~X()

Re: novo motor 1.8 no i30

MensagemEnviado: Sex Fev 21, 2014 1:50 pm
por shadowcps
mas marcos, pense uma coisa: quem tem $$$ para gastar em um desses carros citados já que a tal da "exclusividade" - matar a vizinhança de inveja - e acaba optando por algum importado, mesmo que mexicano ou então, de porte maior como uma SUV ou pickup ou seja, porque o antigo Classe A não "pegou" apesar de estar emparelhado em tecnologia com oque havia lá fora, na época ? Por ser um "carrinho" com preço de Mercedes sedã. A própria imprensa "especializada" dizia isso. O mesmo com os Brava, Marea e Marea SW com aquele motorzão fantástico e de ronco encorpado de 5 cilindros. PeCUliaridades da bananolândia kkk