Rápido e versátil, Sandero R.S. bate Punto T-Jet

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

Rápido e versátil, Sandero R.S. bate Punto T-Jet

Mensagempor bondstrike em Qua Set 30, 2015 11:32

Chuupaaaa FIAT, muito mais segurança e tecnologia com menor preço... e motorzinho aspirado 8)

Quase R$ 10 mil separam o novato Renault Sandero R.S. do já veterano Fiat Punto T-Jet. Apesar da distância em grana, as propostas são parecidas: serem opção esportiva "acessível" a um público que deve normalmente se contentar com as versões "esportivadas" (visuais, não dinâmicas) de modelos populares. Nessa disputa, venceu o mais rápido e polivalente, que conseguiu entregar emoção num pacote mais versátil para o dia-a-dia.

Recém-chegado ao mercado, o Sandero R.S. é o primeiro carro com a assinatura da Renault Sport (divisão de performance da marca) fabricado fora da Europa. Apesar da pompa desse título, não se tratou de uma revolução. Basicamente, o trem-de-força que o equipa é emprestado do SUV Duster, calibrado para gerar 150 cv de potência e 20,9 kgfm de torque (etanol). Estruturalmente, ele está mais baixo, as molas dianteiras foram endurecidas e o eixo de torção traseiro ficou menos flexível. Tudo na comparação com o Sandero "civil".

Com o novo "coração", a razão peso/potência do hatch passa a ser de bons 7,7 kg/cv.

Renault Sandero R.S. parte de R$ 58.880

Como o motor é aspirado, a relação de marchas do Sandero R.S. foi encurtada na primeira e segunda, para atribuir mais força nas arrancadas e retomadas. O modelo ainda se beneficia da sexta marcha, que, de acordo com a fabricante, não é mera overdrive, pois deixa mais espertas as relações entre as outras cinco.

Ainda assim, sua evolução é mais linear, e é só a partir das 4.500 rotações (já com torque máximo e chegando ao pico de potência, às 5.750 rpm) que o Sandero revela sua vocação para acelerar.

SUPERIORIDADE NA PISTA
O Fiat Punto T-Jet é mais direto na entrega de emoção. Obviamente, isso se deve a ser sobrealimentado. O propulsor 1.4 com turbo produz 152 cv de potência a 5.500 rpm, mas o torque de 21,1 kgfm já é oferecido pouco acima das 2.000 rpm. Ao volante, o prazer ao dirigir, especialmente em condições urbanas, é maior no Punto. Na pista de testes, porém, quem se deu melhor foi o Sandero R.S.

Motor que o equipa é um 2.0 de 150 cv

Na prova de aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, o Renault foi 0s15 mais rápido que o Punto (8s71 contra 8s86). Nas retomadas, a supremacia se manteve, sobretudo dos 60 km/h aos 120 km/h em 4ª marcha: o Sandero R.S. cumpriu em 9s54, enquanto o concorrente demorou 2s16 a mais.

Nos testes de frenagem, o Renault aplicou uma verdadeira lavada sobre o Fiat. A somatória das provas de 80-0, 100-0 e 120-0 km/h revelou uma diferença de 27,47 metros entre o Sandero e o Punto.

A fadiga dos freios também é menos sentida no Sandero: a distância entre a melhor e a pior frenagem de 100 a zero km/h, com o carro carregado, foi de 2,34 m, contra 3,5 m do Punto.

Cabine tem visual caracterizado, mas acabamento é simples

Desequlibrando a balança em favor do Punto, contudo, estão as opções de comportamento do motor e sensibilidade do acelerador. Ele conta com um recurso chamado D.N.A., sigla bem sacada que designa as opções Dinâmico, Neutro e Autonomia para deixar o carro mais esperto às respostas do acelerador ou atento à eficiência energética, com direito a indicador de troca de marchas.

O Sandero também indica as marchas para um consumo melhor (ambos procuram manter as rotações entre 1.500 e 2.000), mas a opção Sport de condução do R.S. não proporciona uma alteração relevante nas respostas do carro.

DEFEITOS SIMILARES
Quanto a dirigibilidade e postura ao volante, Sandero e Punto têm problemas. Os bancos de ambos são esportivos, exclusivos de suas versões, e imitam o formato "concha". No caso do Renault, no entanto, o encaixe do motorista poderia ser mais ergonômico, e as abas laterais das pernas atrapalham o acesso aos ajustes de altura. Falta regulagem de profundidade do volante, e isso atrapalha na busca de uma posição de dirigir ideal.

O Punto leva vantagem com seu banco mais confortável para o motorista, volante com pegada mais firme e acabamento mais moderno e jovem, transmitindo também sensação de maior qualidade na comparação com o Sandero R.S.

Os dois carros possuem conjunto de pedais convencionais (embora com acabamento em alumínio) e manopla do câmbio com engates muito longos, características que prejudicam a condução mais esportiva. Em defesa deles, pode-se lembrar da necessidade de torná-los mais amigáveis para o uso cotidiano, sem modificar muito a receita esportiva.

Fiat Punto T-Jet custa quase R$ 10 mil a mais que o Sandero R.S.

O Punto T-Jet, contudo, extrapola e oferece uma direção com assistência excessiva, diminuindo sua precisão em relação ao Sandero. Apesar de o acerto de suspensão de ambos ser parecido (entre um mais duro, para dar mais conectividade ao motorista, e um com o mínimo de conforto para absorver as imperfeições da via), no Punto o controle do condutor sobre o carro é limitado devido à direção.

Sob o capô, o motor é um 1.4 turbo de 152 cv

MAIS PONTOS PARA O SANDERO
Em matéria de versatilidade, o Sandero R.S. prova-se novamente superior ao Punto. A começar pelo espaço interno: a soma das medidas internas do R.S. é 17 cm maior que no T-Jet. A distância entre-eixos também é mais generosa, em 8 cm (veja fichas mais abaixo).

Na prática, os bancos traseiros do Sandero oferecem espaço e conforto significativamente maiores que no Punto, onde pernas e cabeça (para aqueles que medem a partir de 1,78 m) ficam apertados. O volume do bagageiro é outro quesito a favor do Renault: são 320 litros contra 275 litros do concorrente.

Interior é mais caprichado e tem visual mais moderno que o do rival

A versão mais esportiva do Sandero R.S. parte de R$ 58.880. Já o Punto T-Jet é consideravelmente mais caro, a R$ 68.150. Embora completos de série, o Renault traz recursos de segurança essenciais para um carro com pretensões esportivas, que a Fiat peca em não incorporar ao Punto.

Ambos contam com o que é obrigatório em suas faixas de preços: trio elétrico, piloto automático, ar-condicionado (no Punto é digital e automático, no Sandero é apenas automático), central multimídia (a do R.S. é maior, com tela de 7’’) e sensor de estacionamento. Mas é só no Sandero que você vai encontrar controles de tração e estabilidade.

VEREDICTO
Diferentemente do Punto, o Renault Sandero R.S. consegue aliar qualidades importantes à convivência diária com a empolgação que se espera de um carro minimamente esportivo. O desempenho superior comprovado na pista e o abismo de preço que separa os dois modelos tornam óbvia a escolha pelo novato da marca francesa.

NOSSAS MEDIÇÕES Renault Sandero R.S. Fiat Punto T-Jet
Aceleração:
0-60 km/h: 3s91 4s08
0-80 km/h: 5s97 5s99
0-100 km/h: 8s71 8s86
0-120 km/h: 12s28 12s24
Retomadas:
40 a 100 km/h: 7s30 8s9
60 a 120 km/h: 9s54 11s7
80 a 120 km/h: 6s68 7s6
Frenagem:
60-0 km/h: 14,20 m 15,9 m
80-0 km/h: 23,62 m 27,9 m
100-0 km/h: 35,03 m 42,8
Consumo:
Estrada: 9,1 km/l (etanol) 11,3 km/l (gasolina)
PECO: 7,8 km/l (etanol) 9,8 km/l (gasolina)

Quanto ao Fiat Punto T-Jet, se esteticamente é mais bem-resolvido, como produto está claro que precisa de uma renovação. É inegável que proporciona diversão ao volante, mas a falta de recursos de segurança, o alto preço e espaço interno limitado restringem seu poder de atração frente à nova concorrência.

DADOS DE FÁBRICA Renault Sandero R.S. Fiat Punto T-Jet
Motor: Diant., trans., 4L, flex, 16V Diant., trans., 4L, turbo, 16V
Cilindrada: 1.998 cm³ 1.368 cm³
Potência: 150 cv a 5.750 rpm 152 cv a 5.500 rpm
Torque: 20,9 kgfm a 4.000 rpm 21,1 kgfm a 2.250 rpm
Transmissão: Manual, 6 marchas Manual, 5 marchas
Suspensões (d/t): McPherson/eixo de torção McPherson/eixo de torção
Dimensões (CxLxA): 4,06 m/1,73 m/1,49 m 4,06 m/1,72 m/1,50 m
Entre-eixos: 2,59 m 2,51 m
Peso: 1.161 kg 1.263 kg
Porta-malas: 320 litros 275 litros

Fonte e matéria da integra (vale a pena ver as tabelas acima): http://carroonline.terra.com.br/ja-diri ... unto-t-jet

Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
bondstrike
Piloto de Kart de feriado

Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Branco Banchisa

Re: Rápido e versátil, Sandero R.S. bate Punto T-Jet

Mensagempor rafa.biomed em Qua Set 30, 2015 19:06

Concordo em partes!!

Sou fã de Renault também, embora ache que seus carros não são nada robustos. Barulhos, mimimis internos, problemas de encaixe de peças, eeee...RE-VEN-DA!!! Eles mesmos esculacham os seus carros na hora da troca. Mas de fato o RS me empolgou quando o vi, gostei do design, o motor, embora eles poderiam ter investido um pouco mais e produzido, quem sabe, um motor 1.6 turbo nacional. Mas enfim, acho que vem ai um concorrente a altura para a Fiat inovar nesse mercado tão inóspito abaixo dos 90mil, que até então, o punto era o único. Botei imensas expectativas no 500 abarth, que, embora não goste muito do 500, achei que o 1.4 multiair, com o cambio de 6 marchas italiana arrebentariam tudo!! Dai vou no salão de 2014, e vejo que ele tem o mesmo cambio ruim de 5 marchas e custa quase 100mil (por coisa perto disto, negociando sai um Golf GTI). Ahh amigon???!!! O peso menor do Sandero e suas características, principalmente segurança, acho que vão detonar o T-Jet, embora ache ele mais bonito que o Sandero. Mas ai é gosto, muito particular, muitas pessoas discordariam de mim!! Tomara que a fiat se manifeste, mas do jeito que está o mercado brasileiro, acho difícil mais novidades deles. Vamos esperar para ver!! =]
rafa.biomed
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Rafael
Punto: T-Jet
Apelido do Punto: Tjet

Mensagempor bondstrike em Qua Set 30, 2015 20:28

Controle de estabilidade e tracao, disco nas 4 rodas, central multimidia de 7", ar automatico, etc. em um carro de menos de 60k... veio pra bater ate o new fiesta... soh faltou mais airbags

Mas to pensando seriamente em trocar o meu punto por esse, mesmo pq ja to de saco cheio dos defeitos q tem e o q preciso gastar pea consertar...

Sobre os barulhos internos, o punto ta cheio tbm...

Enviado de meu GT-I9500 usando o Tapatalk 2
bondstrike

Mensagempor bondstrike em Qua Set 30, 2015 23:22

Para quem assina 4Rodas, a deste mes de Outubro tbm esta detonando o Punto e quem esta ganhando... sim, o RS

CHUPA de novo FIAT hauahauahuaha

Ao inves de investir fica achando q ganha todas com esses lixos de carros... vai nessa, a volks era numero 1 tbm, e olha onde esta...

#partiurenault

bondstrike

Mensagempor VLA em Qui Out 01, 2015 08:22

bondstrike escreveu:Chuupaaaa FIAT, muito mais segurança e tecnologia com menor preço... e motorzinho aspirado 8)

tecnologia? num dacia? está certo disso? heeheheh

tecnologia por exemplo pra começar é downsizing, nao motorzao aspirado rs

sei lá, nunca testaram o punto no latin-ncap, mas o europeu é 5 estrelas, enquando o sandero é 3 estrelas... isso tbm nao seria tecnologia?

obs: não tenho nada contra os dacia que a renault fabrica aqui, muito pelo contrario, compraria numa boa....

bondstrike escreveu:Para quem assina 4Rodas, a deste mes de Outubro tbm esta detonando o Punto e quem esta ganhando... sim, o RS

nao defendendo o punto, até pq gostei também do sandero RS, mas a 4R sempre dá vitória ao carro lançamento... sempre foi assim, o fator novidade pesa mais do que o projeto do carro e a confiabilidade mecanica.

só é possivel olhar para o sandero RS pq custa uns 10k a menos do que o tjet, senao seria covardia comparar... acabamento interno do punto frente ao sandero é um espanco...
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
VLA
Moderador
Moderador

Nome: Vinicius

Mensagempor bondstrike em Qui Out 01, 2015 11:07

VLA escreveu:
bondstrike escreveu:Chuupaaaa FIAT, muito mais segurança e tecnologia com menor preço... e motorzinho aspirado 8)

tecnologia? num dacia? está certo disso? heeheheh

tecnologia por exemplo pra começar é downsizing, nao motorzao aspirado rs

sei lá, nunca testaram o punto no latin-ncap, mas o europeu é 5 estrelas, enquando o sandero é 3 estrelas... isso tbm nao seria tecnologia?

obs: não tenho nada contra os dacia que a renault fabrica aqui, muito pelo contrario, compraria numa boa....

bondstrike escreveu:Para quem assina 4Rodas, a deste mes de Outubro tbm esta detonando o Punto e quem esta ganhando... sim, o RS

nao defendendo o punto, até pq gostei também do sandero RS, mas a 4R sempre dá vitória ao carro lançamento... sempre foi assim, o fator novidade pesa mais do que o projeto do carro e a confiabilidade mecanica.

só é possivel olhar para o sandero RS pq custa uns 10k a menos do que o tjet, senao seria covardia comparar... acabamento interno do punto frente ao sandero é um espanco...

Sim, tecnologia... seu punto tem controle de estabilidade e tracao? Tem opcional disso? Ate onde eu eu sei nao tem e nem pretende ter... nem seta na @#%$^&! do retrovisor tem

Concordo que realmente faltou mais airbags, pois poderia ter pelo menos opcional de 7 ab, mas ainda sim ja melhorou bastante

Se a fiat nao se mexer vai acabar acontecendo igual a vw... porem infelizmente tem gente q acha q Uno eh carro, ai continua vendendo lixo...

Confiabilidade mecanica no fiat, venha ver os problemas q tem no meu com 25k km... lixo total de marca, fiat nunca mais...

Ps: tenho um clio na familia, e o unico problema q teve foi amortecedor e trocaram em garantia...

Vou ver se esta semana passo na css renault pra ver o rs, ai falo de acabamento pra vc...

bondstrike

Mensagempor felipebm86 em Qui Out 01, 2015 11:19

Só um fato, não existe milagre pra fabricar dois carros no mesmo nível com diferença de 10k, quanto mais um melhor, rsrs, mas isso só o tempo dirá.
Seja feliz com seu "pandero" dacia vulgo escola de samba, aproveita e pede com skydome, kkkkk
felipebm86
Coordenador Regional
Coordenador Regional

Nome: Felipe Martins
Apelido do Punto: Urso Polar

Mensagempor bondstrike em Qui Out 01, 2015 11:24

felipebm86 escreveu:Só um fato, não existe milagre pra fabricar dois carros no mesmo nível com diferença de 10k, quanto mais um melhor, rsrs, mas isso só o tempo dirá.
Seja feliz com seu "pandero" dacia vulgo escola de samba, aproveita e pede com skydome, kkkkk

Claro, pq o teto vai salvar sua vida em uma curva quando acelerar e perder a tracao... genio

bondstrike

Mensagempor felipebm86 em Qui Out 01, 2015 11:27

:lol: :lol: :lol: :lol: (=)))
Brincadeiras aparte acho que vai ser um sucesso nessa faixa de preço, acredito que só vai ficar atrás mesmo no quesito acabamento, temos um clio 1.0 aqui na empresa com 150k e sem maiores problemas só manutenção preventiva.
felipebm86
Coordenador Regional
Coordenador Regional

Mensagempor felipebm86 em Qui Out 01, 2015 11:43

bondstrike escreveu:Claro, pq o teto vai salvar sua vida em uma curva quando acelerar e perder a tracao... genio

Se está pensando em segurança deveria relevar a avaliação de impacto, 3 pra 5 estrelas podem sim salvar sua vida.
felipebm86
Coordenador Regional
Coordenador Regional

Próximo

Voltar para Notícias Automotivas