Rápido e versátil, Sandero R.S. bate Punto T-Jet

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

Re: Rápido e versátil, Sandero R.S. bate Punto T-Jet

por bondstrike » Sex Out 02, 2015 14:05

VLA escreveu:
bondstrike escreveu:... um motor mais bem trabalhado (admissão, escape, central, etc)...

é o conjunto motor/cambio usado no duster desde 2012....

Da uma lida nas mudanças VLA, procura na net ai ou veja na 4Rodas deste mes...

O conjunto eh mesmo, porem houve alterações...

Enviado de meu GT-I9500 usando o Tapatalk 2
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
Piloto de Kart de feriado

Estado: SP
Punto: Grande Punto (EU)
Color: Branco Banchisa (white)

por VLA » Sex Out 02, 2015 22:38

mesmo torque e 5cv a mais num motor 2.0... altas melhorias...
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

Name: Vinicius

por bondstrike » Sex Out 02, 2015 22:50

VLA escreveu:mesmo torque e 5cv a mais num motor 2.0... altas melhorias...

Ta certo entao, o etorque q teve bastante evolucao... e o 1.4 turbo do tjet tbm, ultima geracao...

por VLA » Sáb Out 03, 2015 12:52

ow, desculpe, errei... o duster estava com 148cv no modelo 2016....

corrigindo então, foram impressionantes 2cv de ganho aí nessas "melhorias" do motor do sandero...
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por bondstrike » Sáb Out 03, 2015 13:39

Deixa eu calcular quanto o 1.4 turbo e os etorques ganharam desde o lançamento, e deixa eu ver o investimento no cambio do punto tjet... oh wait...

por VLA » Sáb Out 03, 2015 15:08

Ué, eu não vi ninguém comentando aqui que os motores do Punto sofreram algum retrabalho por parte da Fiat. Você é PTista? Está usando argumentos que os Ptistas usam em discussões sobre política (invertendo tudo, pra mudar o foco da discussão e tentar sair de fininho) :-D

Foi você que elogiou o retrabalho da Renault pra dar 2cv extras ao motor. Olha aí:

bondstrike escreveu:por enquanto o q temos no RS é um pouco mais de segurança (controle de tração e estabilidade) e um motor mais bem trabalhado (admissão, escape, central, etc)

Eu compraria um Renault Brasileiro de origem Dacia, parecem robustos, carro de terceiro mundo pra aguentar a vida difícil no nosso asfalto. Temos que conviver com a nossa realidade, fazer o que.... Agora elogiar tecnologia nesses carros dói heim.

bondstrike escreveu: deixa eu ver o investimento no cambio do punto tjet... oh wait...

Hum... Deixa eu ver... DP0/AL4 4 marchas comedor de solenóide... Easy-R.... Ok, deixa pra lá :vergonha:
Moderador
Moderador

por renatoagm » Sex Out 09, 2015 11:54

felipebm86 escreveu:
bondstrike escreveu:
felipebm86 escreveu:Se está pensando em segurança deveria relevar a avaliação de impacto, 3 pra 5 estrelas podem sim salvar sua vida.

Lembrando que o teste do pubto eh na europa, o punto eh fabricado aqui eh muito diferente do europeu...
Pede pra fiat mandar um carro na latin, ai vemos como se sai... pq o sandero foi na latin...

Sim, o Sandero, sem airbag de fato, foi na Latin ncap e ganhou uma mísera estrela...
veja os resultados...
http://www.latinncap.com/po/resultados

Comparar o Sandero de geração anterior e sem air bags não dá né? O Sandero vendido aqui é este: http://www.euroncap.com/en/results/dacia/sandero/8866, que também não foi testado ainda.

VLA escreveu:mesmo torque e 5cv a mais num motor 2.0... altas melhorias...

Isso tb não dá... não houve só "melhoria de cavalos", é fato que o Sandero RS teve uma preparação nunca vista no Brasil para um carro vendido em linha, mesmo os antigos "esportivos" como o Gol GTI não tinham um ajuste tão fino. Se quiser ler mais: http://autoentusiastas.com.br/2015/09/s ... tusiastas/, esta mais completa ainda: http://www.flatout.com.br/aceleramos-o- ... motor-2-0/

Foram MUITAS mudanças de ajustes finos, até mesmo nas relações do câmbio de 6 marchas.

Para que o Sandero recebesse o emblema RenaultSport, a matriz francesa de performance jogou duro. Criar um pseudo-esportivo de adesivos estava completamente fora de questão, mas mesmo um swap simplificado de powertrain não seria aceito pela divisão esportiva. Os caras entraram de cabeça: em seu processo de desenvolvimento foram investidos mais de 120 mil horas da engenharia da RenaultSport francesa, com 75 engenheiros inteiramente dedicados ao projeto. Cerca de trinta protótipos rodaram mais de 250 mil km na Espanha, França, Suécia, Argentina e Brasil.

O resultado é um carro quase totalmente novo, com motor remapeado, câmbio de seis marchas reescalonado para performance, suspensão com mais carga em todos os componentes (amortecedores, molas, barras estabilizadoras, alinhamento), freios a disco nas quatro rodas redimensionados, pneus esportivos da Continental, sistema de direção exclusivo e, claro um pouco de perfumaria estética por fora e por dentro.

Motor: Ele sofreu algumas alterações em relação ao conjunto do Duster. O coletor de admissão recebeu dutos 20% mais largos, o ponto de captação de ar para o air box foi reposicionado, a pressão de injeção foi ampliada para 4,2 bar, os mapas da ECU foram redesenhados pela RenaultSport e o sistema de escape foi redimensionado, ganhando 5 mm extras de diâmetro e novo abafador esportivo. Um toque secreto que a RenaultSport adicionou foi um tampão de borracha removível no air box (destaque na foto abaixo), deixando o ronco mais ardido e possivelmente aumentando os ganhos de potência.

Transmissão: o câmbio TL4 093, com todas as marchas sincronizadas (inclusive a ré), foi reescalonado – refinamento raro, pois geralmente as fabricantes optam apenas por alongar ou encurtar a relação do diferencial (no Sandero RS, de 4,125:1), solução mais barata. Note no gráfico abaixo que especialmente a terceira e a quarta marcha foram encurtadas, bem como a sexta é uma marcha de velocidade – todas para manter o motor sempre cheio. A relação é genuinamente esportiva: a 120 km/h o motor gira a 3.400 rpm.

Suspensão e direção: a suspensão é um dos pontos que mais sofreu alterações, tanto em altura (26 mm mais baixa que o Dynamique) quanto em cargas dos componentes. Os novos amortecedores hidráulicos ganharam buchas em poliuretano para apresentar maior estabilidade de geometria, as molas ficaram 92% mais rígidas na frente e 10% atrás e as barras estabilizadoras, 17% mais firmes na dianteira e 65% na traseira. A geometria também foi revista, apresentando 0,91º extras de cáster e 0,33º a mais de convergência, esta última para manter o raio de rolagem devido ao ganho de bitolas pelas rodas mais largas.

De acordo com a RenaultSport, este novo conjunto reduziu um terço da rolagem de carroceria a 1 g de aceleração lateral: 3,8 graus por g no RS, contra 5,6 graus por g do Dynamique. A caixa de direção também é nova, apresentando sistema eletroidráulico – mas a relação de desmultiplicação foi mantida.

Freios: todo o sistema de freio foi redimensionado. Este é o único Sandero a apresentar discos na traseira. Os rotores dianteiros cresceram 22 mm em diâmetro e agora possuem 280 x 24 mm, com calibre de pistão de 54 mm (+6 mm). Os traseiros apresentam 240 mm de diâmetro e calibre de pistão de 34 mm. Cilindro mestre e hidrovácuo também foram redimensionados, este último passando de 9″ para 10″. Algo importante: o sistema de distribuição de forças de frenagem (EBD) foi recalibrado para ampliar o ângulo de guinada (yaw) em entradas de curvas feitas com trail braking, o que deixa as entradas de curva mais agressivas.

Botão RenaultSport: um discreto botão “RS” no console central, bem ao lado do controle do vidro traseiro direito, é o passaporte da alegria. Se você apertar o botão uma vez, o veículo aciona o mapeamento Sport, que sobe a marcha lenta em cerca de 200 rpm para 950 rpm, altera a rotina de abertura da borboleta do acelerador e deixa o controle de estabilidade mais tolerante.

Se você apertar o botão RS e segurá-lo por três segundos, o veículo entra no Sport+, desativando completamente os controles de tração e de estabilidade – algo essencial para se explorar os limites de um tração dianteira no autódromo.

Ao meu ver é um pecado falar que o motor foi "preparado" para ganhar 5 (ou 2) cv "somente".
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Estado: MG
Name: Renato
Color: Cinza Cromo (grey)

por bondstrike » Sex Out 09, 2015 14:21

renatoagm escreveu:Ao meu ver é um pecado falar que o motor foi "preparado" para ganhar 5 (ou 2) cv "somente".

Pelo menos não foi eu q disse (=D>)

@ VLA: não sou petista, nem nunca fui... aleais se vc procurar vai achar algum topico onde eu estou metendo o pau no governo juntamente com o shadow :lol:

por shadowcps » Seg Out 12, 2015 15:54

pronto, TINHA que ser citado em um tópico polêmico SEM TER ESCRITO NADA :roll: (:D) (:D) (:D) (;;)) (;;)) (;;)) Mas que os motores da FIAT merecem já a bom tempinho um up grade, merecem.

OBS.: FORA DILMA ESTOCADORA DE VENTO kkkkk
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

Estado: Escolha
Name: Sidnei
Punto: 1.6 16V
Punto Nickname: Freddie Mercury

por franck » Qua Nov 18, 2015 19:56

KKKKKK

Podem ser esportivos com números próximos... mas punto é carro de acabamento superior com peso dos anos em suas costas... concorrente do sandero é ônix... hb20 etc.

Números são bem próximos... lembrando que um é 1.4 turbo e outro 2.0 aspirado, ou seja... nada fantástico para um 2.0 pois sabemos que o 1.4 turbo equivale a um 2.0... agora se esse motorzinho 2.0 fosse bem superior ao T-jet... ai sim...

Levados em conta os 150 kilos a mais do punto e a caixa de 6 marchas do sandero (caixa nitidamente superior) ele não é tudo isso... faz apenas sua obrigação com motor 2.0.

Acabamento interno não se compara... só colocar os dois lado a lado... ops... botão de vidro elétrico no painel... kkk sem comparação... nitidamente acabamento inferior... puts... não acreditei qdo vi que o fodástico sandero rs tinha somente dois encostos de cabeça traseiro...

Outro detalhe... bancos de couro... possibilidade de colocar ar digital.... ainda que opcional... teto solar panorâmico... side bags... etc

Não sei quando a outros... mas para mim... mais vale um teto... um ar digital do que uns segundos a mais que dificilmente irá me fazer falta.

Vamos ver as ruas... pq por enquanto ainda não vi muitos deles...

É certo que se a FIAT quisesse colocaria controle de tração e estabilidade e a caixa de 6 marchas igual ao europeu... e um cabeçote multiair com certeza números seriam bem diferentes... mas vai entender essas montadoras... enquanto vende... não investem... tomara que a FIAT perca muitas vendas do T-jet para esse "carrinho popular" e ai sim ela coloque controle de tração e estabilidade, caixa de 6 marchas e o multiair igual ao irmão 500...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Name: franck
Punto: 1.6 16V
Color: Amarelo Indianápolis (yellow)

AnteriorPróximo