Problemas Novo Gol

Os mais conservadores (eu me incluiria aí) preferem sempre comprar um carro que foi lançado a pelo menos um ano. Comprar um modelo novo em menos do que 12 meses pode ser perigoso, pois ele pode apresentar vários problemas que terão de ir sendo resolvidos aos poucos pela montadora. E quem paga o pato é o comprador apressadinho que quer desfilar o carro no bairro, ou mostrar para o vizinho que tem o super hiper mega “novo” XYZ.
É só olharmos para os últimos anos, e sempre notamos que no início de vida de um modelo, ele tem vários problemas chatos. E isto está acontecendo com o Novo Gol. Muitos estão reclamando de instrumentos que não funcionam direito e motor morrendo.
Alguns leitores falaram isso aqui no NA, várias vezes, e os fãs de VW os criticaram, tentando apontar que eles estavam apenas tentando jogar praga em um lançamento bem-sucedido. Mas agora está provado que não é apenas criticismo com a Volkswagen. É real.
As revistas automotivas deste mês de novembro trazem informações sobre isso. E aqui no NA vamos nos aprofundar um pouco no assunto. O Novo Gol foi lançado a quatro meses e alguns dias, e vários donos dele estão reclamando dos problemas. Tanto Novo Gol com motor 1.0 como com motor 1.6.
Um certo proprietário, que mora em Natal, reclama que seu Gol 1.0 com apenas 2.000 quilômetros rodados está com a luz “EPC” do painel acendendo. O desempenho está horrível e o carro não passa das 3.500 rotações por nada nesse mundo. Três visitas a concessionárias finalmente resolveram o problema.
Um dono de Novo Gol 1.0 que vive em Belo Horizonte comenta que ao sair de semáforos o carro falha, parecendo que não tinha combustível no motor. O velocímetro parou também, voltando somente depois de alguns dias.
E esse problema pode ser muito perigoso, pois uma dona de Gol 2008 de Rondonópolis disse que seu carro falhou bem em um cruzamento, quando um outro carro estava vindo em sua direção. Acidente a vista, não?
Se por um lado, em alguns casos a concessionária resolve o problema, em outros a pessoa vai a várias concessionárias e ninguém consegue encontrar o problema.
RESPOSTA OFICIAL DA VOLKSWAGEN: As falhas no motor são devido ao “causador universal de problemas”, identificado por todas as montadoras: combustível adulterado. Ele, junto com baixa temperatura, faz com que o carro morra. Um ajuste na calibração do motor resolve o problema, e os carros com esses sintomas já foram entregues aos clientes em perfeita condição de uso.
[Fonte: Quatro Rodas] Noticias Automotivas-Eber
Integra da reportagem da Quatro Rodas:
O novo Gol foi lançado há cerca de quatro meses, mas mesmo com pouco tempo na rua não faltam relatos de proprietários insatisfeitos com constantes falhas no funcionamento no motor, tanto da versão 1.0 quanto da 1.6.
Foi exatamente o caso do funcionário público Marcos Brandão de Moura, de Natal (RN), dono de um Gol 1.0 que hoje está com apenas 2 000 quilômetros. “Como acontecia no Fox que eu tive antes, a luz EPC no painel acendeu. Só que desta vez o desempenho caiu e o motor não conseguia passar de 3 500 rpm. Além disso, o velocímetro não funcionava. Foram três visitas à autorizada até resolverem o problema.”
As falhas no motor e no velocímetro também aconteceram com Marcos Aurélio Junior, de Belo Horizonte (MG), dono de um Gol 1.0 2008. “Um dia, ao sair de um semáforo, o motor falhou por alguns segundos. Parecia que o combustível não chegava ao motor. Além disso, o velocímetro parou e só voltou a funcionar após alguns quilômetros”, diz Marcos.
A zootecnista Viviane Gonsales Lima, de Rondonópolis (MT), também viveu uma experiência parecida com seu Gol 1.0, que tem 2 500 quilômetros. “Estava passando por um cruzamento quando vi que outro carro vinha em minha direção. Então o motor começou a falhar e logo depois o velocímetro apagou e o ponteiro de combustível ficou subindo e descendo sem parar. Consegui tirar o carro do meio do cruzamento e parar em um local seguro. Depois, ele funcionou normalmente, como se nada tivesse acontecido.”
Desde os primeiros quilômetros – mais exatamente a partir dos 280 –, o Gol 1.6 Trend do mecânico Luiz Viana da Costa, de Macaé (RJ), costuma apagar sem razão. “Com três dias de uso, quando eu estava levando o carro para emplacar, o motor parou. Depois de uma semana na concessionária, disseram que ele estava pronto e que haviam trocado o comutador da ignição.” Desde então, Luiz Viana tem sido ainda mais cuidadoso nas ultrapassagens. “Por duas vezes, no mesmo dia, desisti de ultrapassar outro veículo por medo de acontecer uma falha no motor.”
Segundo um consultor técnico de uma autorizada de Belo Horizonte, a luz EPC (Engine Power Control) acende por causa de diferentes problemas eletroeletrônicos em diversas partes do carro, e que são mais comuns na versão 1.0. Ele diz ainda que em alguns casos nem a própria concessionária consegue descobrir o motivo do defeito.
RESPOSTA
A VW diz que as falhas do motor são causadas “por uma provável combinação de fatores, como qualidade do combustível e temperatura, sendo corrigidas com um ajuste de calibração do motor.” A empresa afirma que esses carros já foram entregues aos clientes “em perfeita condição de uso”.
O POVO RECLAMA
“Em um mês e meio eu levei o carro quatro vezes à autorizada para acabar com o problema do motor que perde força e desliga sozinho.”
Thiago Nóbrega Silva Pontes, Fortaleza (CE)
“Depois que morre, o motor demora de 3 a 4 segundos para funcionar. Mas o atendente disse que é melhor eu me acostumar, pois é normal nos Gol 1.0.”
Bruno Oliveira Carvalho Castro, São Paulo (SP)
É só olharmos para os últimos anos, e sempre notamos que no início de vida de um modelo, ele tem vários problemas chatos. E isto está acontecendo com o Novo Gol. Muitos estão reclamando de instrumentos que não funcionam direito e motor morrendo.
Alguns leitores falaram isso aqui no NA, várias vezes, e os fãs de VW os criticaram, tentando apontar que eles estavam apenas tentando jogar praga em um lançamento bem-sucedido. Mas agora está provado que não é apenas criticismo com a Volkswagen. É real.
As revistas automotivas deste mês de novembro trazem informações sobre isso. E aqui no NA vamos nos aprofundar um pouco no assunto. O Novo Gol foi lançado a quatro meses e alguns dias, e vários donos dele estão reclamando dos problemas. Tanto Novo Gol com motor 1.0 como com motor 1.6.
Um certo proprietário, que mora em Natal, reclama que seu Gol 1.0 com apenas 2.000 quilômetros rodados está com a luz “EPC” do painel acendendo. O desempenho está horrível e o carro não passa das 3.500 rotações por nada nesse mundo. Três visitas a concessionárias finalmente resolveram o problema.
Um dono de Novo Gol 1.0 que vive em Belo Horizonte comenta que ao sair de semáforos o carro falha, parecendo que não tinha combustível no motor. O velocímetro parou também, voltando somente depois de alguns dias.
E esse problema pode ser muito perigoso, pois uma dona de Gol 2008 de Rondonópolis disse que seu carro falhou bem em um cruzamento, quando um outro carro estava vindo em sua direção. Acidente a vista, não?
Se por um lado, em alguns casos a concessionária resolve o problema, em outros a pessoa vai a várias concessionárias e ninguém consegue encontrar o problema.
RESPOSTA OFICIAL DA VOLKSWAGEN: As falhas no motor são devido ao “causador universal de problemas”, identificado por todas as montadoras: combustível adulterado. Ele, junto com baixa temperatura, faz com que o carro morra. Um ajuste na calibração do motor resolve o problema, e os carros com esses sintomas já foram entregues aos clientes em perfeita condição de uso.
[Fonte: Quatro Rodas] Noticias Automotivas-Eber
Integra da reportagem da Quatro Rodas:
O novo Gol foi lançado há cerca de quatro meses, mas mesmo com pouco tempo na rua não faltam relatos de proprietários insatisfeitos com constantes falhas no funcionamento no motor, tanto da versão 1.0 quanto da 1.6.
Foi exatamente o caso do funcionário público Marcos Brandão de Moura, de Natal (RN), dono de um Gol 1.0 que hoje está com apenas 2 000 quilômetros. “Como acontecia no Fox que eu tive antes, a luz EPC no painel acendeu. Só que desta vez o desempenho caiu e o motor não conseguia passar de 3 500 rpm. Além disso, o velocímetro não funcionava. Foram três visitas à autorizada até resolverem o problema.”
As falhas no motor e no velocímetro também aconteceram com Marcos Aurélio Junior, de Belo Horizonte (MG), dono de um Gol 1.0 2008. “Um dia, ao sair de um semáforo, o motor falhou por alguns segundos. Parecia que o combustível não chegava ao motor. Além disso, o velocímetro parou e só voltou a funcionar após alguns quilômetros”, diz Marcos.
A zootecnista Viviane Gonsales Lima, de Rondonópolis (MT), também viveu uma experiência parecida com seu Gol 1.0, que tem 2 500 quilômetros. “Estava passando por um cruzamento quando vi que outro carro vinha em minha direção. Então o motor começou a falhar e logo depois o velocímetro apagou e o ponteiro de combustível ficou subindo e descendo sem parar. Consegui tirar o carro do meio do cruzamento e parar em um local seguro. Depois, ele funcionou normalmente, como se nada tivesse acontecido.”
Desde os primeiros quilômetros – mais exatamente a partir dos 280 –, o Gol 1.6 Trend do mecânico Luiz Viana da Costa, de Macaé (RJ), costuma apagar sem razão. “Com três dias de uso, quando eu estava levando o carro para emplacar, o motor parou. Depois de uma semana na concessionária, disseram que ele estava pronto e que haviam trocado o comutador da ignição.” Desde então, Luiz Viana tem sido ainda mais cuidadoso nas ultrapassagens. “Por duas vezes, no mesmo dia, desisti de ultrapassar outro veículo por medo de acontecer uma falha no motor.”
Segundo um consultor técnico de uma autorizada de Belo Horizonte, a luz EPC (Engine Power Control) acende por causa de diferentes problemas eletroeletrônicos em diversas partes do carro, e que são mais comuns na versão 1.0. Ele diz ainda que em alguns casos nem a própria concessionária consegue descobrir o motivo do defeito.
RESPOSTA
A VW diz que as falhas do motor são causadas “por uma provável combinação de fatores, como qualidade do combustível e temperatura, sendo corrigidas com um ajuste de calibração do motor.” A empresa afirma que esses carros já foram entregues aos clientes “em perfeita condição de uso”.
O POVO RECLAMA
“Em um mês e meio eu levei o carro quatro vezes à autorizada para acabar com o problema do motor que perde força e desliga sozinho.”
Thiago Nóbrega Silva Pontes, Fortaleza (CE)
“Depois que morre, o motor demora de 3 a 4 segundos para funcionar. Mas o atendente disse que é melhor eu me acostumar, pois é normal nos Gol 1.0.”
Bruno Oliveira Carvalho Castro, São Paulo (SP)