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Carros poderão circular com suspensão modificada (Globo.com)

MensagemEnviado: Seg Abr 28, 2008 8:05 am
por BaBaCaNa
Resolução do Contran entrará em vigor na quinta-feira (01).
Seguradoras, no entanto, podem recusar cobertura de veículos modificados.


A resolução 262 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entrará em vigor na próxima quinta-feira, dia 1º de maio, vai permitir com que carros de passeio circulem com a suspensão rebaixada ou elevada, desde que ela não seja regulável. Até então, apenas veículos utilitários podiam ter a suspensão alterada.

Para isso, o proprietário deverá pedir uma autorização ao Detran antes de fazer a modificação e, em seguida, submeter o carro à avaliação de um dos institutos técnicos credenciados pelo Inmetro, que por sua vez (emitirá um Certificado de Segurança Veicular. A medida ainda exige que a nova altura seja especificada no documento do carro.

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Suspensão rebaixada faz sucesso entre os fãs de tuning (Foto: Romeu Kanashiro/Arquivo pessoal)

No entanto, antes mesmo de entrar em vigor, a resolução já apresenta falhas. Um exemplo disso é o fato de não determinar com exatidão os tipos de modificações serão permitidas. Em algumas oficinas, para reduzir custos, é comum a prática de cortar ou aquecer as molas originais da suspensão para rebaixá-la, o que aumenta consideravelmente os riscos de acidentes como a perda de controle do carro e desgaste da peça, que terá que absorver mais impactos.

“Ainda não há uma definição dos critérios que serão utilizados para a aprovação e reprovação da suspensão do veículo. Estamos questionando o Inmetro em relação a isso. A altura será medida do farol ao chão, mas ainda não se sabe qual será a mínima e máxima permitidas”, diz Luiz Mauro Orlandi, engenheiro responsável por um grupo de instituições técnicas credenciadas pelo Inmetro.

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Molas cortadas ou aquecidas podem aumentar risco de acidentes (Foto: Gabriella Sandoval/G1)

Jogo de empurra-empurra

Outra dúvida é se quem já tem a suspensão alterada poderá regularizar a situação do veículo. Segundo o Detran, assim que a norma entrar em vigor, eles irão consultar o Denatran para saber como proceder. Já o Denatran, diz que caberá ao Detran decidir que tipo de medida adotar.

O fato é que para qualquer alteração nas características do veículo, o órgão exige a apresentação de nota fiscal original das peças e dos serviços utilizados. Hoje em dia, carros de passeio que circulam com a suspensão rebaixada ou erguida estão sujeitos a pagar uma multa no valor de R$ 127,69. Considerada grave, a infração rende cinco pontos na carteira.

Seguradoras não querem dar cobertura

A decisão do Contran não agradou as seguradoras. Para Neival Rodrigues de Freitas, diretor da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), as seguradoras ainda vêem com cautela as novas normas e só devem aceitar carros com suspensão rebaixada depois que a avaliação feita pelo órgão do Inmetro ficar clara.

Freitas concorda que o valor do seguro de um automóvel com a suspensão alterada possa sair mais caro. “Ainda que o veículo preencha os requisitos, o seguro pode sofrer um acréscimo dependendo dos fatores de risco”, diz o diretor da FenSeg.

A Porto Seguro, por exemplo, garante que continuará recusando carros com a suspensão alterada. “Isso não muda nossa aceitação de risco. Tendo em vista as más condições das ruas e estradas, são veículos que tem dificuldade para circular e estão mais susceptíveis a danos no dia-a-dia. Uma coisa é ter risco; a outra, ter risco conhecido”, explica Marcelo Sebastião, gerente do produto Automóvel da Porto Seguro.

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Carro com suspensão rebaixada sofreu acidente (Foto: Arquivo pessoal)

( Fonte: http://g1.globo.com )

MensagemEnviado: Seg Abr 28, 2008 9:26 am
por JJ Especiais
Ia posta essa materia agora.Mas você foi mais rapido.

MensagemEnviado: Seg Abr 28, 2008 9:53 am
por gabrielmtorres
Meu medo é justamente começarem a parar todos os carros mais baixos a partir de agora e multarem geral por não constar a modificação no documento né...

Absurdo é "esperar" a regulamentação valer pra aí os órgãos começarem a ver como será o procedimento... Ow desgraça msm, não pode ver isso antes pra qdo entra em vigor já ter tudo esquematizado?? Nãooooo né, seria facilitar d+ a vida do cidadão...

MensagemEnviado: Seg Abr 28, 2008 10:11 am
por socket
Viva a burocracia!

Dá muita raiva. Qual a diferença de andar com o carro rebaixado 5cm ou ter um BMW que é rebaixado de fábrica?
Vão falar das más condições da estrada é?
Argumentem isso com quem tem carro importado... quero ver!
Se neguem a fazer seguro das Ferraris... dos BMW's... etc e etc...

Palhaçada!

MensagemEnviado: Seg Abr 28, 2008 11:21 am
por BaBaCaNa
socket escreveu:Viva a burocracia!

Dá muita raiva. Qual a diferença de andar com o carro rebaixado 5cm ou ter um BMW que é rebaixado de fábrica?
Vão falar das más condições da estrada é?
Argumentem isso com quem tem carro importado... quero ver!
Se neguem a fazer seguro das Ferraris... dos BMW's... etc e etc...

Palhaçada!


x2

MensagemEnviado: Seg Abr 28, 2008 11:57 am
por AndreBsB
socket escreveu:Viva a burocracia!

Dá muita raiva. Qual a diferença de andar com o carro rebaixado 5cm ou ter um BMW que é rebaixado de fábrica?
Vão falar das más condições da estrada é?
Argumentem isso com quem tem carro importado... quero ver!
Se neguem a fazer seguro das Ferraris... dos BMW's... etc e etc...

Palhaçada!


O diferença é que os engenheiros da BMW projetaram o carro pra rodar perfeitamente daquele jeito. Rebaixar 5cm com presilhas, corte de mola, por exemplo, é totalmente diferente. Porém se o cara for imprudente, vai fazer @#%$^&! de qualquer jeito. É burocracia que desanima.

Eu só lamento. Vou continuar andando de carro baixo e, se precisar usar o seguro, troco as molas e pronto! Andar de jipe não!

MensagemEnviado: Seg Abr 28, 2008 3:52 pm
por gabimarchetti
o idiota é que a seguradora ainda diz se aprova ou nao a mola esportiva o que no final das contas nao adianta de nada..

eu mesma tive que fazer a vistoria do seguro semana passada e tive meu seguro recusado, tah que foi burrice a minha pq eu esqueci desse detalhe pra tirar e colocar a mola original pra fazer a vistoria.. mas isso é ridiculo...
enfim... la vou eu gastar din din pra fazer essa mierda toda de tirar e colocar so pro seguro olhar e aprovar a original...


é um atraso de vida...

MensagemEnviado: Seg Abr 28, 2008 5:58 pm
por Kareka ABC
gabimarchetti escreveu:o idiota é que a seguradora ainda diz se aprova ou nao a mola esportiva o que no final das contas nao adianta de nada..

eu mesma tive que fazer a vistoria do seguro semana passada e tive meu seguro recusado, tah que foi burrice a minha pq eu esqueci desse detalhe pra tirar e colocar a mola original pra fazer a vistoria.. mas isso é ridiculo...
enfim... la vou eu gastar din din pra fazer essa mierda toda de tirar e colocar so pro seguro olhar e aprovar a original...


é um atraso de vida...


Pára um quarteirão antes do local da vistoria, calce as molas e seja feliz!!!

MensagemEnviado: Seg Abr 28, 2008 10:44 pm
por AndreBsB
valmir escreveu:baixar eu quero, mas...
a minha seguradora é a liberty, será q vai encrencar?


Só não vale ligar no 0800 e perguntar "posso socar meu carro no chão e se der @#%$^&!, vocês cobrirem normalmente?" :lol:

MensagemEnviado: Seg Abr 28, 2008 11:07 pm
por socket
AndreBsB escreveu:
valmir escreveu:baixar eu quero, mas...
a minha seguradora é a liberty, será q vai encrencar?


Só não vale ligar no 0800 e perguntar "posso socar meu carro no chão e se der @#%$^&!, vocês cobrirem normalmente?" :lol:


Hahahaha
Aloprou...