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Laudo sobre eixo traseiro do Fiat Stilo

MensagemEnviado: Sex Fev 12, 2010 9:02 am
por rodrigodk
*** Como já comentei no topico da wolks do recall... todas montadoras fazem cagadas,, nao morro de amores pela volks e muito menos pela fiat (mesmo tendo um punto e gostando muito dele) ***

Laudo sobre eixo traseiro do Fiat Stilo deve ser divulgado em março

Perícia vai definir se há necessidade ou não de recall do Stilo.
Para Fiat, soltura de rodas é consequência, e não causa, de acidente.

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Fiat Stilo Sporting 2007 de uma das vítimas.
Segundo relato do advogado da vítima, roda desprendeu, fez carro bater em barranco e tombar.

O novo recall anunciado pela Volkswagen devido à possibilidade da roda traseira se desprender levanta de novo a discussão sobre um suposto defeito já reportado no eixo traseiro do Fiat Stilo, que faria uma das rodas se soltar. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o laudo técnico feito pelo órgão - responsável por controlar e fiscalizar o padrão de segurança dos veículos no país - deve sair em março e ser encaminhado ao Ministério Público.

O processo foi instaurado em junho de 2008 pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça, que decide se há ou não a necessidade de um recall. De acordo com o Procon-SP, durante a investigação foram reportados cerca de 30 acidentes, entre 2007 e 2008, após o motorista perder uma das rodas de Stilos fabricados entre 2004 a 2008. Do total de acidentes, oito apresentaram indícios de defeito.

O que motivou a análise do DPDC foi um acidente em fevereiro de 2007. A vítima dirigia seu Stilo Sporting 2007 durante uma viagem com o marido e as três filhas pelo Nordeste do país. Segundo o relato do advogado da vítima, Eduardo de Albuquerque, a roda direita do eixo traseiro se soltou, o carro bateu em um barranco e tombou na pista. Uma das crianças teve fraturas no braço e sofreu traumatismo craniano. A pessoa envolvida não pode ser identificada devido a uma medida cautelar que a proíbe de falar sobre o caso até que ele seja concluído.

Por causa da gravidade do assunto, o Grupo de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo (GEPAC) ouviu os proprietários dos veículos, superintendências regionais da Polícia Rodoviária Federal, institutos de criminalística e delegacias de polícia e, em agosto de 2009, recomendou que o Denatran tomasse as providências e emitisse parecer sobre a existência ou não do defeito de fábrica no Fiat Stilo.

A vítima do acidente de 2007 mandou fazer um laudo particular sobre o acidente e, de acordo com o engenheiro mecânico que assina o documento, a roda se desprendeu antes do acidente. “O rompimento do cubo de roda levou à quebra do rolamento”, afirma João Valentim Bin. “Isso é uma falha que não pode acontecer, é erro de projeto, assim como o anunciado pela Volkswagen.”

oltura de roda é consequência, e não causa, diz Fiat

De acordo com o assessor técnico da Fiat, Carlos Henrique Ferreira, todos os laudos feitos pela fabricante ou solicitados a outros órgãos, como o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), apontaram que a soltura repentina da roda foi uma consequência do acidente e não a causa.

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Fiat diz que laudos feitos pela fabricante e encomendados a outras entidades apontam que roda se soltou após colisão

Soltura de roda é consequência, e não causa, diz Fiat
De acordo com o assessor técnico da Fiat, Carlos Henrique Ferreira, todos os laudos feitos pela fabricante ou solicitados a outros órgãos, como o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), apontaram que a soltura repentina da roda foi uma consequência do acidente e não a causa.

“A Fiat já repassou todas as informações para a investigação e todos os laudos estão anexados ao processo. Nossa posição hoje é aguardar a conclusão do Ministério Público sobre o caso”, afirma o assessor técnico da empresa. “Recall é uma atitude de respeito ao consumidor e caso essa seja a determinação do MP e do Denatran vamos agir o mais rápido possível para reparar os veículos.”

O G1 tentou falar com as entidades de proteção ao consumidor, mas elas informaram que não vão se pronunciar sobre o assunto enquanto o laudo do Denatran não for divulgado. Caso o órgão de trânsito conclua pelo defeito, o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) exigirá a imediata realização de recall.

Quem decide se há ou não a necessidade de um recall é o Ministério Público Federal, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), pois todos os comunicados e boletins emitidos pelos fabricantes de automóveis são enviados ao órgão. O Ministério Público também é responsável por enviar um laudo técnico ordenando o recall e pode até processar a fabricante.

Fonte: G1

Re: Laudo sobre eixo traseiro do Fiat Stilo

MensagemEnviado: Sex Fev 12, 2010 10:32 am
por Ricardo_Ctba
É acompanhar pra ver...
Mas na minha opiniao a wolksroca como disseram ( n concordo ) , teve muito mais responsabilidade e preocupacao com seus consumidores do q a Fiat....

Re: Laudo sobre eixo traseiro do Fiat Stilo

MensagemEnviado: Sex Fev 12, 2010 12:49 pm
por andretissot
Apesar de achar que os únicos carros que prestam da Volkswagen atualmete são o Jetta e o Passat (opinião minha, pois não compraria outro modelo desaa montadora), acho que a decisão da Volks de realizar esse recall foi de uma montadora responsável sim e que se preocupa com seus consumidores...
Não estou acompanhando de perto essa história do Stilo, mas acho que após a divulgação oficial dos laudos da perícia a FIAT não deve se omitir se houver responsabilidade.

Re: Laudo sobre eixo traseiro do Fiat Stilo

MensagemEnviado: Sex Fev 12, 2010 4:07 pm
por tlopes
Aonde tá esse carro? Vou lá oferecer 600 reais no teto solar! Heheheheh!

Re: Laudo sobre eixo traseiro do Fiat Stilo

MensagemEnviado: Sex Fev 12, 2010 4:33 pm
por rodrigodk
tlopes escreveu:Aonde tá esse carro? Vou lá oferecer 600 reais no teto solar! Heheheheh!


e faze ro q com o teto?? fazer a arte de por no punto??

vc acha q este modelo escama foi abandonado pela fiat pq?? só dá pau esse teto em escama.. o modelo do do punto é o melhor ate da fiat

Ministério da Justiça determina recall do Stilo e multa Fiat

MensagemEnviado: Ter Mar 09, 2010 5:25 pm
por qsboy
O Ministério da Justiça vai multar a montadora Fiat em R$ 3 milhões devido a um defeito nas rodas do veículo Fiat Stilo que causou acidentes e não foi solucionado pela montadora. Além disso, o governo vai determinar que a montadora faça o recall imediato dos automóveis.


mais em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinh ... 4474.shtml

Re: Laudo sobre eixo traseiro do Fiat Stilo

MensagemEnviado: Ter Mar 09, 2010 5:45 pm
por andretissot
TOCHA !!! AGORA NÃO TEM JEITO DE FUGIR, VÃO TER QUE FAZER RECALL MESMO !!!

Re: Laudo sobre eixo traseiro do Fiat Stilo

MensagemEnviado: Qua Mar 10, 2010 9:57 am
por rodrigodk
andretissot escreveu:TOCHA !!! AGORA NÃO TEM JEITO DE FUGIR, VÃO TER QUE FAZER RECALL MESMO !!!


uhauhauhauhauhauhauha

Re: Laudo sobre eixo traseiro do Fiat Stilo

MensagemEnviado: Qua Mar 10, 2010 11:25 am
por VLA
o dia que acontecer algum acidente grave por falha do potenciometro do motor 1.8 em alguma ultrapassagem também vao fazer recall disso...

se a justica nao ordenar, a fiat vai sempre negar todos os problemas.

Re: Laudo sobre eixo traseiro do Fiat Stilo

MensagemEnviado: Qua Mar 10, 2010 12:54 pm
por Willy
Nota oficial da Fiat à imprensa:


"A Fiat Automóveis informa que cumprirá a inusitada decisão do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), que a surpreendeu, e determinará em breve a realização de recall para a substituição do cubo da roda traseira do Fiat Stilo, nos casos em que o veículo se enquadrar na decisão dos órgãos oficiais. A empresa reitera, entretanto, que os modelos Fiat Stilo não apresentam qualquer inconveniente nem risco ao consumidor, conforme sustenta laudo técnico elaborado por sua área de Engenharia, confirmado pelo Inmetro e outras instituições técnicas.

Com base nesta convicção, a Fiat Automóveis informa que tomará, de imediato, a providência de recorrer da decisão nas esferas competentes, em busca do pleno esclarecimento dos fatos. A decisão do DPDC se baseou em laudo da empresa CESVI, contratada pelo Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, do qual a Fiat não teve conhecimento prévio nem oportunidade de manifestar-se. A Fiat discorda totalmente do referido laudo e da decisão do DPDC.

A Fiat vem tranquilizar os seus clientes no tocante à segurança do modelo Stilo, recordando que foi a primeira montadora de automóveis no Brasil a convocar espontaneamente um recall, em clara demonstração de transparência e respeito ao consumidor. São princípios que sempre nortearam a conduta da empresa."