Fiat está desenvolvendo motor a álcool e diesel

Segundo notícia veiculada pelo jornal Inglês Economic Times, a Fiat está desenvolvendo no Brasil um motor inovador, este utilizará álcool e diesel como combustíveis, segundo a publicação esta mistura seria muito mais econômica do que o motor apenas a diesel.
A base deste novo propulsor é um bloco a diesel com um sistema de alimentação especial que mistura os dois combustíveis antes de entrarem no cilindro. Segundo João Irineu Medeiros, engenheiro da Fiat Power Train, a mistura dos combustíveis só acontecerá momentos antes da injeção para evitar possíveis explosões, já que a mistura de álcool mais diesel é bastante volátil.
No projeto será utilizado a mais recente tecnologia diesel, nesta a injeção de combustível se dá em mais de uma fase, otimizando assim a queima e reduzindo a emissão de gases poluentes. O novo propulsor não terá velas de ignição, a combustão, portanto se dará através do calor gerado pela compressão da mistura nos cilindros. Neste novo sistema o diesel será utilizado apenas no início do ciclo para iniciar a combustão, a partir daí será injetado no cilindro apenas o combustível de origem vegetal.
Segundo a Fiat a nova tecnologia será testada já na safra 2009 da cana-de-açúcar e deverá estar disponível no início de 2010.
A base deste novo propulsor é um bloco a diesel com um sistema de alimentação especial que mistura os dois combustíveis antes de entrarem no cilindro. Segundo João Irineu Medeiros, engenheiro da Fiat Power Train, a mistura dos combustíveis só acontecerá momentos antes da injeção para evitar possíveis explosões, já que a mistura de álcool mais diesel é bastante volátil.
No projeto será utilizado a mais recente tecnologia diesel, nesta a injeção de combustível se dá em mais de uma fase, otimizando assim a queima e reduzindo a emissão de gases poluentes. O novo propulsor não terá velas de ignição, a combustão, portanto se dará através do calor gerado pela compressão da mistura nos cilindros. Neste novo sistema o diesel será utilizado apenas no início do ciclo para iniciar a combustão, a partir daí será injetado no cilindro apenas o combustível de origem vegetal.
Segundo a Fiat a nova tecnologia será testada já na safra 2009 da cana-de-açúcar e deverá estar disponível no início de 2010.