Câmbio Dualogic
Moderador: Coordenadores RJ
6 mensagens
|Página 1 de 1
Câmbio Dualogic
Câmbio Dualogic melhorou, e muito
Aliás, é indiscutível que o Punto T-Jet, com motor 1.4 turbo, é o melhor custo-benefício da linha, justamente por causa do desempenho esportivo do motor de 152 cv de potência máxima e 21,1 kgfm de torque, encontrados já a partir dos 2.250 rpm e mantendo-se até 4.500 rpm. Embora ela seja a mais cara e bem salgada para um carro desta categoria (R$ 55.740).
Voltando à versão Essence Dualogic, a evolução do câmbio automatizado é indiscutivelmente um grande avanço no carro. Chamado de Dualogic Plus, a tecnologia Fiat mostra que já está lado a lado com a da Volkswagen, considerada até então a melhor entre as transmissões automatizadas. Em outras palavras, o bom e velho tranco da troca de marchas diminuiu muito. O solavanco maior é sentido na troca da primeira para segunda marcha, mas as outras são feitas de forma mais suave, tanto é que são imperceptíveis para os passageiros.
Para entender melhor, o câmbio automatizado não é automático, nem manual. É uma mistura dos dois. Quando a opção automatizada é selecionada, uma central eletrônica atua na embreagem e no câmbio. Por meio de sensores de velocidade e rotação do motor, essa central escolhe o melhor momento e efetua a troca das marchas - por isso não há o pedal de embreagem. A mudança do modo automático para o mecânico ou vice-versa pode ser feita a qualquer momento, com o carro parado ou em movimento. Para fazer a troca, é necessário dar um toque na alavanca ou no comando borboleta, quando a alteração for do modo automático (D) para o manual (M).
O sistema oferecido pela Fiat no Punto vem ainda com o chamado sistema Creeping (“movimentação lenta”) que, quando o motorista liberar o freio, a central eletrônica acopla a embreagem progressivamente permitindo a movimentação do veículo até uma velocidade máxima de 7,2 Km/h. Isso facilita manobras de estacionamento e arrancadas em pistas inclinadas (aclives ou declives) trazendo maior comodidade ao condutor. O torque máximo aplicado é de 3,5 kgfm, permitindo o arranque em rampas leves. Tecnologia que deixa o sistema mais parecido ainda com uma transmissão automática moderna.
Outro detalhe é o Seletor DNA (Dinâmico, Normal e Autonomia), que permite que o motorista opte por até três diferentes formas de condução do seu carro, seja com foco no desempenho, seja a economia de combustível.
Aliás, é indiscutível que o Punto T-Jet, com motor 1.4 turbo, é o melhor custo-benefício da linha, justamente por causa do desempenho esportivo do motor de 152 cv de potência máxima e 21,1 kgfm de torque, encontrados já a partir dos 2.250 rpm e mantendo-se até 4.500 rpm. Embora ela seja a mais cara e bem salgada para um carro desta categoria (R$ 55.740).
Voltando à versão Essence Dualogic, a evolução do câmbio automatizado é indiscutivelmente um grande avanço no carro. Chamado de Dualogic Plus, a tecnologia Fiat mostra que já está lado a lado com a da Volkswagen, considerada até então a melhor entre as transmissões automatizadas. Em outras palavras, o bom e velho tranco da troca de marchas diminuiu muito. O solavanco maior é sentido na troca da primeira para segunda marcha, mas as outras são feitas de forma mais suave, tanto é que são imperceptíveis para os passageiros.
Para entender melhor, o câmbio automatizado não é automático, nem manual. É uma mistura dos dois. Quando a opção automatizada é selecionada, uma central eletrônica atua na embreagem e no câmbio. Por meio de sensores de velocidade e rotação do motor, essa central escolhe o melhor momento e efetua a troca das marchas - por isso não há o pedal de embreagem. A mudança do modo automático para o mecânico ou vice-versa pode ser feita a qualquer momento, com o carro parado ou em movimento. Para fazer a troca, é necessário dar um toque na alavanca ou no comando borboleta, quando a alteração for do modo automático (D) para o manual (M).
O sistema oferecido pela Fiat no Punto vem ainda com o chamado sistema Creeping (“movimentação lenta”) que, quando o motorista liberar o freio, a central eletrônica acopla a embreagem progressivamente permitindo a movimentação do veículo até uma velocidade máxima de 7,2 Km/h. Isso facilita manobras de estacionamento e arrancadas em pistas inclinadas (aclives ou declives) trazendo maior comodidade ao condutor. O torque máximo aplicado é de 3,5 kgfm, permitindo o arranque em rampas leves. Tecnologia que deixa o sistema mais parecido ainda com uma transmissão automática moderna.
Outro detalhe é o Seletor DNA (Dinâmico, Normal e Autonomia), que permite que o motorista opte por até três diferentes formas de condução do seu carro, seja com foco no desempenho, seja a economia de combustível.

Punto 1.4 atractive - versão especial Italia 2012
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 88
- Registrado em: Ter Out 25, 2011 5:23 pm
- Localização: niteroi
Re: Câmbio Dualogic
Sabado vou na consecionaria ver como anda o Novo punto se ja esta disponivel pra fazer o teste-drive!
seu fizer eu cometo aqui com a galera.!
tenho muita curiosidade nesse cambio novo "dualogic-plus"
seu fizer eu cometo aqui com a galera.!
tenho muita curiosidade nesse cambio novo "dualogic-plus"

Punto 1.4 atractive - versão especial Italia 2012
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 88
- Registrado em: Ter Out 25, 2011 5:23 pm
- Localização: niteroi
Re: Câmbio Dualogic
Fala Leooooo. Blz irmão!
Brother, boa publicação. Esta mesmo já está"rodando" o site mas mesmo assim é sempre válido.
O DL Plus sem dúvida é um belo de um avanço. Apesar de eu preferir sempre o manual, controle total do carro. Mas confesso estar curioso para testar também essa mudança.
Forte abraço!
Vlw! MRQ!
Brother, boa publicação. Esta mesmo já está"rodando" o site mas mesmo assim é sempre válido.
O DL Plus sem dúvida é um belo de um avanço. Apesar de eu preferir sempre o manual, controle total do carro. Mas confesso estar curioso para testar também essa mudança.
Forte abraço!
Vlw! MRQ!
Link - Fotos do meu Punto ...
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
- Velha Guarda
- Mensagens: 4558
- Registrado em: Qua Out 05, 2011 12:48 pm
- Localização: Rio de Janeiro
Re: Câmbio Dualogic
voce tem controle do carro tb, so colocar manual e ir passando pela borboleta ou pelo cambio.!
Eu vi varios testes em outros carros 2013 como o bravo e gran siena... que ja tem varios videos no youtube demonstrando
o novo cambio, achei muito maneiro perto do dualogic antigo nossa acho que agora nao tem nem oque melhorar, muitas coisa que o cambio eysetronic da chevrolet ja tinha des de 2008 agora que a fiat colocou...
Mais to diodo pra testar. eu comento aqui se consegui fazer o teste-drive amanha.!
Eu vi varios testes em outros carros 2013 como o bravo e gran siena... que ja tem varios videos no youtube demonstrando
o novo cambio, achei muito maneiro perto do dualogic antigo nossa acho que agora nao tem nem oque melhorar, muitas coisa que o cambio eysetronic da chevrolet ja tinha des de 2008 agora que a fiat colocou...
Mais to diodo pra testar. eu comento aqui se consegui fazer o teste-drive amanha.!

Punto 1.4 atractive - versão especial Italia 2012
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 88
- Registrado em: Ter Out 25, 2011 5:23 pm
- Localização: niteroi
Re: Câmbio Dualogic
Fui fazer o teste drive mais nao tinha carro emplacado só tinha um Punto lá do modelo top
Aí galera mudou muita coisa por dentro por fora mudou sim mais por tudo que se e nas fotos
Mais os detalhes internos nossaaaaa ta muito show. Muita coisa diferente vale a pena conferir só vai estr disponível pra venda em 3 meses devido a quantidade de reserva aqui na concessionária.
Aí galera mudou muita coisa por dentro por fora mudou sim mais por tudo que se e nas fotos
Mais os detalhes internos nossaaaaa ta muito show. Muita coisa diferente vale a pena conferir só vai estr disponível pra venda em 3 meses devido a quantidade de reserva aqui na concessionária.

Punto 1.4 atractive - versão especial Italia 2012
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 88
- Registrado em: Ter Out 25, 2011 5:23 pm
- Localização: niteroi
Re: Câmbio Dualogic
Fala Leo...
Com certeza brother... Em relação ao antigo DL, este novo mais moderno está miuto superior.
Já quanto ao modo "manual" seja paddle shift ou na alavanca mesmo com certeza evoluiram também. Bem vinda.
Também já pude ver o novo Punto mas só na versão de entrada. Quero ver um T-jet.
Ps. Brother, fica ligado que daqui uns dias (breve) estarei marcando a data do próximo encontro de nossa regional.
Forte abraço! Vlw!
MRQ!
Com certeza brother... Em relação ao antigo DL, este novo mais moderno está miuto superior.
Já quanto ao modo "manual" seja paddle shift ou na alavanca mesmo com certeza evoluiram também. Bem vinda.
Também já pude ver o novo Punto mas só na versão de entrada. Quero ver um T-jet.
Ps. Brother, fica ligado que daqui uns dias (breve) estarei marcando a data do próximo encontro de nossa regional.
Forte abraço! Vlw!
MRQ!
Link - Fotos do meu Punto ...
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
- Velha Guarda
- Mensagens: 4558
- Registrado em: Qua Out 05, 2011 12:48 pm
- Localização: Rio de Janeiro
6 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes