How To - Plafonier traseira no Punto

Instalações, montagens, alterações... Discuta aqui o passo-a-passo de como fazer. Tutoriais, Artigos e Dicas de como fazer em casa.

Re: How To - Plafonier traseira no Punto

Mensagempor pedrourca em Qua Jun 06, 2012 18:25

No mercadolivre existe um anuncio que diz vender um original do punto, não existe nenhum modelo que tenha a luz atras?
Muito bom o tutorial. Quando tiver tempo colocarei no meu!

Design by Pedro Freitas.
pedrourca
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Punto: ELX 1.4
Cor: Preto Vesúvio
Apelido do Punto: Cross Punto

Mensagempor Ricardo loureiro em Seg Mar 10, 2014 18:50

Alguem ja colocou a luz de teto do punto que tem dupla iluminação na dianteira?

Esse modelo aqui: http://todaoferta.uol.com.br/comprar/la ... D5FNBCSJWC

O meu punto veio com aquele modelo simples... uma unica luz e que vem nos palios... Comprei essa iluminação acima e notei que tenho que cortar o teto... alguem ja fez isso? me indicam algo?

Abs
Ricardo loureiro
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Ricardo

Mensagempor Ricardo loureiro em Ter Mar 18, 2014 09:43

Pessoal... pode sentar o dedo e cortar sem dó..

deu certo.. cortei esse final de semana e troquei aquele plafon miserento de palio pelo com luzes individuais...

abs
Ricardo loureiro
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Ricardo

Mensagempor gustavoleite em Qua Jul 27, 2016 13:08

rfcampello escreveu:Meu carango tem sky... to pensando em por a luz traseira do Stilo, uma de cada lado, como no do stilo com teto solar mesmo, elas ficam logo acima da porta, em cada lado. são pequenas e acho q vai ter um acabamento melhor que essa central do siena. o ruim é o preço, liguei pra 2 concessionarias aqui de bh, nenhuma tem essa peça e custam 48,80 cada.

Fui nessa ideia. Comprei dois plafonier traseiro do Grand Siena, que são as mesmas do Stilo e do Bravo com teto. Código: 735311533 paguei com desconto R$ 156,40 nelas na concessionária (Eram R$ 208,00).
Coloquei logo a frente das alças de apoio nas laterais, tem bastante espaço ali. Comprei os conectores no Mercado Livre e levei na auto-elétrica para fazer a ligação. Eu já tinha feito os cortes e posicionado as luminárias.
Tudo ligado conforme o esquema, porém funcionou somente com o acionamento pela abertura das portas. O comando de ligar e desligar manualmente não funcionou. A diferença é que esta luminária é tipo pulsador, ela não fica pressionada quando se aperta nela. Ela não tem 3 posições como a do Palio onde no centro é automático, para um lado liga sempre e para o outro desliga sempre. Somente um dos lados faz o acionamento, você aperta ela sobre, solta ela volta a posição original.
Não vi elas em funcionamento no Grand Siena, mas acho que deveriam funcionar também no modo manual.

Alguma ideia? Será que a ligação está errada? A unica diferença é que o eletricista localizou os fios passando sobre a porta do motorista, mas tinham todos ali (positivo, negativo e sensor de porta).
gustavoleite
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Gustavo
Punto: Essence 1.6 16V DL
Cor: Branco Kalahari
Apelido do Punto: -

Mensagempor gustavoleite em Ter Ago 02, 2016 16:33

Vi no manual do Grand Siena e o comando deveria funcionar. Vou colocar ela no lugar da dianteira pra fazer o teste e ver se funcionam, se funcionarem tem algo errado na instalação.
gustavoleite
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Mensagempor gustavoleite em Qua Ago 03, 2016 12:36

gustavoleite escreveu:Vi no manual do Grand Siena e o comando deveria funcionar. Vou colocar ela no lugar da dianteira pra fazer o teste e ver se funcionam, se funcionarem tem algo errado na instalação.

Fiz o teste ligando a luminária na fiação do plafonier dianteiro e realmente não funciona o comando para acender e apagar, somente pelo comando das portas. Não acredito que seja problema nas luminárias pois são duas, dificilmente viriam as duas com problema. OU o esquema de ligação é diferente ou tem algum módulo complementar para fazer esse comando funcionar.
gustavoleite
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Mensagempor gustavoleite em Qua Ago 03, 2016 13:18

Analisando a parte de trás das duas luminárias existem diferenças entre elas:
Imagem
O pino 2 (central) é o positivo, o pino 3 é o negativo do sensor de portas, e o pino 1 o negativo permanente. Se inverter os negativos a luminária fica acesa direto. Porém no caminho entre o pino 1 e a lâmpada existe uma espécie de resistor, que não existe na luminária do Palio conforme foto abaixo:
Imagem

O pessoal que conhece um pouco mais de elétrica automotiva tem alguma ideia pra fazer funcionar? Estou pesquisando sobre o assunto mas está difícil achar informações.
gustavoleite
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Mensagempor ChristianoMR em Seg Jul 10, 2017 21:52

Compartilhando com os amigos do clube... Instalei o plafonier do Linea. Eu pensei: se o Linea nada mais é do que um Punto com bunda grande e um pouco mais de luxo, porquê o Punto não pode ter também? Então comprei o plafonier traseiro do Linea em um desmanche e o conector de um Uno batido pra não fazer solda mal feita no plafonier. Procurei um Linea e olhei o lugar certo onde fica e fiz a instalação. Ficou perfeito! O procedimento de instalação é o mesmo: ligar em paralelo com o da frente e o espaço do forro até o teto é exatamente o que o plafonier precisa.

Fotos:

Imagem

Imagem
ChristianoMR
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Punto: Essence 1.8 16V
Cor: Prata Bari

Mensagempor marcosolive em Seg Ago 07, 2017 13:48

Eu tinha pensado em fazer o mesmo!!!
de mais detalhes sobre a instalação, tipo como vc cortou o teto... etc...
marcosolive
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Marcos Xavier
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Vermelho Magma
Apelido do Punto: BIBI

Anterior

Voltar para Artigos e How-to