HOW-TO: Como trocar o óleo do Dualogic

Instalações, montagens, alterações... Discuta aqui o passo-a-passo de como fazer. Tutoriais, Artigos e Dicas de como fazer em casa.

Re: HOW-TO: Como trocar o óleo do Dualogic

Mensagempor aobarbosa em Sex Jul 01, 2016 14:02

Segundo a Motortech que tem um canal no Youtube com vários vídeos sobre Dualogic e trabalha bastante com o sistema, na troca do óleo todo o conjunto deve ser desmontado e limpo, para evitar que sujeiras se desprendam e causem problema. Acho que este alerta deveria constar da primeira postagem do tópico. Segue um dos vídeos deles: https://www.youtube.com/watch?v=7f3LLi1rqs8

aobarbosa
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Punto: Sporting 1.8 16V DL
Cor: Vermelho Modena

Mensagempor Marcus Vilasboas em Qui Jul 07, 2016 23:58

aobarbosa escreveu:Segundo a Motortech que tem um canal no Youtube com vários vídeos sobre Dualogic e trabalha bastante com o sistema, na troca do óleo todo o conjunto deve ser desmontado e limpo, para evitar que sujeiras se desprendam e causem problema. Acho que este alerta deveria constar da primeira postagem do tópico. Segue um dos vídeos deles: https://www.youtube.com/watch?v=7f3LLi1rqs8

Fiz um comentário neste tópico, alertando sobre o lado negativo de trocar o óleo do DuaLogic sem desmontar e limpar todo o sistema, e coloquei o mesmo link de vídeo do Youtube que o "aobarbosa" colocou acima.

Pois bem, meu tópico foi apagado! :shock: E não me deram nenhuma explicação... (X()

Não acho que o link traga uma grande propaganda para a oficina, afinal, trata-se de uma oficina pequena, no interior do RS, que pouquíssimas pessoas aqui devem ter acesso. Mas a informação que ele traz é de grande importância.

Também acho que o aletra deve estar na primeira página do tópico.
Marcus Vilasboas
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Marcus Vilasboas
Cor: Branco Banchisa
Apelido do Punto: Punto

Mensagempor jpromero em Sex Jul 08, 2016 16:48

Senhores, se não faz bem, mal não vai fazer em trocar um fluido contaminado. O alerta da Motortech é mais "comercial" que real. Conheço os vídeos do Fabiano, já falei com ele, se precisar de um reparo no robô do meu carro confio plenamente no serviço dele e mandaria meu carro pra ele, mas acho um pouco de exagero dizer que a troca do fluido irá causar problemas.

Tanto é que o Vagne que fez o tutorial não tem problema algum no carro dele. O meu também teve o fluido trocado junto com a embreagem e não deu nenhum problema.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
jpromero
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Nome: Joao Paulo
Punto: Não Tenho
Cor: Não Tenho

Mensagempor aobarbosa em Seg Jul 11, 2016 17:40

jpromero escreveu:Senhores, se não faz bem, mal não vai fazer em trocar um fluido contaminado. O alerta da Motortech é mais "comercial" que real. Conheço os vídeos do Fabiano, já falei com ele, se precisar de um reparo no robô do meu carro confio plenamente no serviço dele e mandaria meu carro pra ele, mas acho um pouco de exagero dizer que a troca do fluido irá causar problemas.

Tanto é que o Vagne que fez o tutorial não tem problema algum no carro dele. O meu também teve o fluido trocado junto com a embreagem e não deu nenhum problema.

Entendo seu ponto de vista, mas acho que não custaria nada colocar um alerta na primeira postagem para deixar ciente quem for fazer a troca.
aobarbosa
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Mensagempor aobarbosa em Seg Jul 11, 2016 20:01

Segui parte do procedimento para completar o nível do óleo do Dualogic. Apenas para complementar, no meu caso, não sei se pela diferença de modelo (Punto) ou motor (E.torQ), não havia espaço para retirar o defletor após desparafusá-lo. Tive que desconectar a alimentação elétrica destacada na imagem para abrir espaço. Antes fiz a despressurização do sistema e desconectei a bateria.

Imagem

Para desconectar, soltar as travas plásticas nas laterais e puxar a cobertura plástica (no sentido para baixo da imagem). Depois soltar o parafuso 12 mm.

Talvez outra opção seria desconectar o tubo de admissão de ar do motor (em cima na imagem), mas achei que seria mais complicado.

Outra observação é que os parafusos do defletor prendem também chapas metálicas para organização de chicotes. Tomem o cuidado de colocá-las de volta, principalmente a de baixo, que é pequena.
aobarbosa
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Mensagempor aobarbosa em Qui Ago 04, 2016 20:14

Atenção para prender bem o conector citado acima, que é a alimentação do motor de partida, do contrário pode ocorrer o problema descrito no tópico abaixo.

viewtopic.php?f=2&t=28727

Talvez desconectar o tubo de admissão de ar do motor (em cima na imagem) seja mais simples. Para isso, soltar a respectiva braçadeira.
aobarbosa
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Mensagempor arcondi44 em Qui Mai 10, 2018 18:09

Muito bom.

Qual o procedimento par você fazer a sangria do atuador da embreagem?
arcondi44
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Marcelo
Punto: Linea 1.9
Cor: Prata Bari

Anterior

Voltar para Artigos e How-to