HOW TO: Reset do aviso de manutenção e troca de óleo.

Instalações, montagens, alterações... Discuta aqui o passo-a-passo de como fazer. Tutoriais, Artigos e Dicas de como fazer em casa.

Re: HOW TO: Reset do aviso de manutenção e troca de óleo.

por bOiv8 » Dom Mar 13, 2016 11:05 pm

Meu ELM327 não funciona mais depois que troquei de notebook, consequentemente o windows do Seven pro 8.1.

Ele só acende a luz do "power", as outras luzes não acendem mais.
Será que morreu? ou é problema de driver?

Na primeira pagina tem os driver da versão 8 mas não sei o que fazer com o arquivo. Onde copiar....
Vitimas do SPO|RTING:

Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Scorpio » Seg Mar 14, 2016 3:11 pm

bOiv8 escreveu:Meu ELM327 não funciona mais depois que troquei de notebook, consequentemente o windows do Seven pro 8.1.
Na primeira pagina tem os driver da versão 8 mas não sei o que fazer com o arquivo. Onde copiar....

Se estava funcionando perfeitamente no note antigo provavelmente é falta de drive.

Faça o seguinte: Descompacte a pasta com os drives, depois vá em Painel de Controle -> Sistema -> Controladores USB. Então, atualize (usando os drives da pasta descompactada) todos os drives que não estão marcados como dispositivo conhecido. É bem fácil; se ainda tiver dúvidas vá em algum fórum de informática, como o baboo, que lá encontrará explicações de como instalar drives USB quando o sistema operacional não os possui de forma nativa.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por bOiv8 » Qua Mar 16, 2016 6:59 pm

Vlw Scorpio.

Mas nao teve como (ainda)...já fiz de tudo.

Verificando a pagina do fabricante do chip (prolific PL2303 USB to Serial), tem uma nota la de incompatibilidade da tais placas com win 8+ caso o chip seja falsificado.

Warning Notice:
Please be warned that counterfeit (fake) PL-2303HX (Chip Rev A) USB to Serial Controller ICs using Prolific's trademark logo, brandname, and device drivers, were being sold in the China market. Counterfeit IC products show exactly the same outside chip markings but generally are of poor quality and causes Windows driver compatibility issues (Yellow Mark Error Code 10). We issue this warning to customers and consumers to avoid confusion and false purchase. Prolific prohibits the distribution of any PL-2303 drivers (including download links) without written permission from Prolific.

Já vi vários tutorias no youtube, ainda to correndo atras de alguma solução.
:cry:
Vitimas do SPO|RTING:

Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por bOiv8 » Qua Mar 16, 2016 7:36 pm

(>:D<) (=D>) (>:D<) :formatura: (=D>)

Consegui uma solução.

http://wp.brodzinski.net/hardware/fake-pl2303-how-to-install/

http://answers.microsoft.com/en-us/windows/forum/windows_10-hardware/prolific-usb-to-serial-comm-port-windows-10/0a4f8e48-7135-4434-9d10-349c9ce87fcf?auth=1

Pelo que andei lendo, toda vez que conectar e desconectar ou desligar o pc terei que refazer o procedimento.

Melhor do que nada.

Infelizmente, com medo de perder o alerta de revisão, que tava quase completando 1 mês....fui ontem numa oficina e morreu R$ 30,00 pro cara tirar o alerta pra mim.
Vitimas do SPO|RTING:

Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Scorpio » Sáb Mar 26, 2016 4:58 pm

bOiv8 escreveu:Infelizmente, com medo de perder o alerta de revisão, que tava quase completando 1 mês....fui ontem numa oficina e morreu R$ 30,00 pro cara tirar o alerta pra mim.

Não perderia, bastaria fazer o reset que começaria a contar a quilometragem e ou o tempo de troca do óleo / revisão.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Nobre » Qui Set 01, 2016 8:56 pm

Olá, pessoal. Cai de paraquedas no clube pesquisando sobre o ELM 327.

Minha namorada tem um Fiat 500 e eu queria apagar o aviso de revisão, que se aproxima. Adquiri um ELM 327 v. 1.5 bluetooth e também um USB.

Segundo o site do MultiECUScan, no caso dos Fiat 500 é necessário um cabo adaptador amarelo para alternar a leitura da rede CAN no ELM dos pinos 6 e 14 para os pinos 1 e 9 (porém acabei fazendo uma adaptação com um interruptor 6 pinos, semelhante ao que fazem para os Fords). Fiz tudo, porém ainda não testei no carro porque viajei para outro estado. Mas fiquei com uma pulga atrás da orelha...

A dúvida é: removendo o resistor R04, o ELM 327 deixa de funcionar em outros veículos? Alguém já experimentou e notou alguma limitação?

Outra dúvida: no teste das interfaces, o MES acusou na versão USB um baudrate de 38400 bps, além do já conhecido problema "latency too high", em razão do processador fraco do notebook que testei (no desktop potente foi OK). Já a versão bluetooth apresentou baudrate de incríveis 115200 bps e nenhum problema de latência, mesmo no notebook antigo. Alguém já passou por isso? Na minha leiguice, eu conclui que a versão "bluetooth" é mais rápida que a USB, o que é ilógico.

Além disso, recebi testes positivos clicando em "Scan for Interfaces" na parte inferior do menu Configurações, porém a versão bluetooth fala que não é compatível se eu fizer o mesmo teste no botão "Test" que fica na parte superior do mesmo menu. Achei estranho e contraditório.

Ficarei extremamente grato se alguém puder trocar uma ideia. Aproveitando, eu tenho a penúltima versão do MultiECUScan (3.1 Registered, agora de julho/2016) e posso compartilhar, se for possível.

Abraços!

----------------------------------------------------------------------------
Editado pela Moderação:
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Sex Set 02, 2016 8:27 am

Nobre, o meu ELM 327 Bluetooth é versão 1.3 ou 1.4, não lembro direito e ele está emprestado para um colega que também tem Linea igual ao que eu tinha. Antes de eu remover o R04 ele só conectava na central de injeção e dualogic. Quando removi o R04 ele conectou em todas as centrais da rede CAN exceto o ABS que diz ser necessário um cabo adaptador, talvez essa chave que você fez surta o mesmo efeito do cabo (Green cable for ABS pelo que pesquisei).

No Linea (e Punto Etorq) não funciona o ELM 1.5, ao conectar ele no OBDII o painel fica louco, acende um monte de advertências e deixa os ponteiros tremendo, não deixe ele conectado no 500 se acontecer isso, pode descalibrar os ponteiros, além de não comunicar com o veículo. Não há o que fazer para resolver isso exceto trocar o ELM por um mais antigo. Também não dá pra confiar nessa versão 1.5, pode ser que ele funcione ou não, o correto é testar, sempre com o cuidado de não deixar os ponteiros tremerem.

Como eu só testei no Linea a remoção do R04 só me trouxe vantagens. Se mesmo assim for necessário voltar ele, eu só dessoldei uma das pernas, é fácil recolocar.

As latências não são necessárias configurações, não se preocupe com isso.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Nobre » Dom Set 04, 2016 11:28 am

Obrigado pelas informações, jpromero.

A propósito, o seu ELM era o da caixa metálica? A versão que eu tenho é essa xing ling (diz ser 1.5, mas tbm faz referência a 1.3). Vi alguns usuários terem sucesso em conectá-la no fórum do MultiECUScan. Na foto abaixo, segue a adaptação do "cabo amarelo", necessária pro Fiat 500, GRANDE PUNTO, PUNTO EVO, PUNTO 2012 etc.
Imagem

Sobre a adaptação do "cabo verde" pro ABS, é bem fácil. Basta "jumpear" os pinos 1,7,9 e 12 (ligados entre si, em curto), segundo o esquema abaixo:
Imagem

No entanto, ela é proibida para alguns carros, conforme o aviso:

"DO NOT USE MODIFIED INTERFACES WITH SHORT CIRCUIT BETWEEN PINS 1 AND 9 ON GRANDE PUNTO, PUNTO EVO, PUNTO 2012, 500, 500L, 500X, DOBLO(152), DOBLO(263), QUBO, DUCATO 250, PANDA 2012, UNO 2010, BRAVO 2014, DELTA 2014, FREEMONT, THEMA/300C, ALFA MITO, GIULIETTA, YPSILON 2011!"
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Seg Set 05, 2016 3:17 pm

Nobre, te mandei MP...
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Double_Faster » Qui Set 08, 2016 7:38 pm

Caros colegas,

Primeiramente, parabéns Scorpio pelo tutorial. Acabei adquirindo um OBDII Wireless para utilizar no meu Punto Attractive 2013/2014 . A princípio estou utilizando a versão do Multiecuscan 3.1 e consigo comunicar com a versão "Magneti Marelli IAW 7GF Injection" ISO Code: CD 85 9E 8C 51 mas somente no principal Engine. Dei uma lida em todas as páginas e a princípio deve ser a mesma situação do resistor da ponte. Não consegui achar algo parecido no Fórum, se alguém puder ajudar, estou postando como ele é. Só removi o módulo Wireless para facilitar a visualização.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Sobre as impressões sobre esse OBD, acredito que ele esquenta um pouco demais e vou aproveitar e adicionar um dissipador melhor no 78M05.

Obrigado.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

AnteriorPróximo