HOW TO: Como verificar o estado do liquído de arrefecimento.
Re: HOW TO: Como verificar o estado do liquído de arrefecime
VLA escreveu:Uma dúvida que fiquei é que no momento do contato da ponta de teste com o aditivo, o multímetro marca 0.02... 0.01... 0.00.... e estabiliza... Essa variação se dá em menos de 1 segundo... 2 talvez... Tão rápido que não consegui registrar em foto, mas registrei em vídeo e vou tentar jogar no Youtube e postar depois.
Se a medição ficar inconstante limpe novamente a parte metálica (contato) das pontas de prova com um pano de algodão e repita cuidadosamente o procedimento.
Coloque a ponta de prova positiva (vermelha) do multímetro no polo negativo da bateria, encoste a ponta negativa (preta) no polo negativo para descarregar cargas eletrostáticas; após, coloque a ponta de prova negativa do multímetro dentro do líquido de arrefecimento frio mantendo a ponta de prova positiva no polo negativo.
Outro detalhe: A parte metálica das pontas de prova tem cerca de 2 cm?

"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Repeti algumas vezes.
Medi agora, as pontas tem 1,5cm
Medi agora, as pontas tem 1,5cm

"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
1,5 cm já da para medir.
Limpou as pontas e repetiu o teste, conforme orientação, limpando a cada medição?
Limpou as pontas e repetiu o teste, conforme orientação, limpando a cada medição?
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Exatamente.
Meu aditivo nunca foi totalmente trocado, mas é renovado parcialmente pois a cada 20 dias entram mais ou menos 200ml novos(50% aditivo / 50% água).
Meu aditivo nunca foi totalmente trocado, mas é renovado parcialmente pois a cada 20 dias entram mais ou menos 200ml novos(50% aditivo / 50% água).
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Essa discrepância aconteceu, nas minhas medições iniciais, quando não limpava as pontas com pano de algodão (algodão gera pouca carga eletrostática) e não descarregava as cargas conforme indiquei acima.
Lembrando que o liquido de arrefecimento deve estar frio e o motor desligado.
Lembrando que o liquido de arrefecimento deve estar frio e o motor desligado.
VLA escreveu:....é renovado parcialmente pois a cada 20 dias entram mais ou menos 200ml novos(50% aditivo / 50% água).
Opa!!!!!! você editou!

Motor estava desligado ha 4 horas. Vou tentar repetir o teste depois de uma noite parado na garagem. Valeu pelas dicas 
É que o meu radiador é um daqueles premiados com micro vazamento na lateral, então o nível baixa nesse ritimo.

É que o meu radiador é um daqueles premiados com micro vazamento na lateral, então o nível baixa nesse ritimo.
VLA escreveu:É que o meu radiador é um daqueles premiados com micro vazamento na lateral, então o nível baixa nesse ritimo.
Neste caso, como a cada 20 dias entra 200 ml de (50% água + 50% aditivo) o seu sistema esta com o aditivo como novo.
Só encontrei valores tão baixos em sistemas de arrefecimento de carros novos medido na concessionária.
Repita o teste com o motor totalmente frio seguindo rigorosamente o recomendado.
Fiz novamente alguns testes hoje cedo, depois do carro ter passado a noite na garagem. Hoje ocorreu uma variação de amplitude maior... Três tentativas sempre seguindo o ritual (limpar pontas com pano de algodao e encostar no polo negativo antes da medição)... O máximo que ocorria era ficar estabilizado por 2 ou 3 segundos em 0.02 ou 0.03, mas sempre iniciando em valor pouco maior e decaindo. Num dos testes, no momento do contato chegou a acusar 0.11 mas foi baixando gradualmente até chegar em 0.03... 0.02...
https://www.youtube.com/watch?v=HBH8IJPlrco
Uma coisa diferente no teste de hoje, além do motor desligado por mais tempo, foi que mergulhei um pouco mais as pontas no flúido (ontem eu só mergulhava a parte metálica dela).
https://www.youtube.com/watch?v=HBH8IJPlrco
Uma coisa diferente no teste de hoje, além do motor desligado por mais tempo, foi que mergulhei um pouco mais as pontas no flúido (ontem eu só mergulhava a parte metálica dela).
Assisti o seu vídeo, o que vale é o valor máximo apresentado, no caso 0,10 volts. (a velocidade de queda varia de multímetro para multímetro)
Se essa foi a primeira medição deve ser descartada, tem que limpar a ponta molhada e repetir o teste.
A adição constante de aditivo explica valores baixos, se você medisse o teor de aditivo seria uma informação interessante.
Faça o teste em outros veículos da sua família, por exemplo, ou no carro dos seus amigos.
Se essa foi a primeira medição deve ser descartada, tem que limpar a ponta molhada e repetir o teste.
A adição constante de aditivo explica valores baixos, se você medisse o teor de aditivo seria uma informação interessante.
Faça o teste em outros veículos da sua família, por exemplo, ou no carro dos seus amigos.