Filtro de ar no 1.8

Instalações, montagens, alterações... Discuta aqui o passo-a-passo de como fazer. Tutoriais, Artigos e Dicas de como fazer em casa.

Re: Filtro de ar no 1.8

por danielb » Qui Nov 06, 2008 9:03 pm

RABD escreveu:Me dá uma tristeza saber q tem uma galera trabalhando nas fábricas, calculando perdas de carga de ar, velocidade de escoamento do ar nos dutos, rotação pra melhor pulsação do ar na admissão pra ter melhor torque, outros fazendo coletores de admissão com comprimento equivalente variável e mais uma porrada de calculos e testes, e dai tem gente que acha que pode melhorar o desempenho sacando tudo isso fora e colocando um filtro de ar "esportivo" no lugar...
Não critico quem faz isso, mas façam por outro motivo, não pelo desempenho nem por "deduções físicas" de melhoria de temperatura do ar ou quqlquer outra coisa assim...

Comentário desnecessário. Pra começar Punto: Não Tenho . Segundo, perder tempo as 10:00 da manhã fazendo um comentário totalmente negativo, desprezando quem ao menos tenta mexer no carro que tem! Se você não gosta de testar na prática o problema é seu, mas pelo menos deixe de ser arrogante e me diga se você sabe ao menos metade do que falou.
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por RABD » Qui Nov 06, 2008 9:18 pm

Realmente, nao tenho Punto... o meu ta encomendado e ainda nao chegou... Previsao 25/11...
Trabalhei 4 anos em um laboratório de ensaios e ajustes de motores, fazendo testes com as mais diversas variaçoes de combinaçoes em motores, sou Engenheiro Mecanico... nao falo por falar nao...
E acredito que desnecessario nao eh o meu comentario...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Beto » Qui Nov 06, 2008 9:57 pm

RABD;

Seu comentário não foi desnecessário, sempre é interessante conhecer um ponto de vista diferente.
Contudo, tenho que concordar com o amigo danielb no que se refere à sua abordagem, poderia ter sido outra.

Estou certo de que para você uma alteração como esta parece ofensiva, em especial quando se considera sua atividade.
Mas, é preciso que entenda que aos que não têm toda a informação e experiência de que você dispõe, resta a experimentação..... que a meu ver é, no mínimo, digna de apreço.
Acompanho as discussões do tópico e acredito que estas vão ao encontro do propósito do fórum, caso contrário estaríamos em âmbito acadêmico.

Como já disse, seu ponto de vista é muito bem vindo ..... se o fizer em forma de sugestões, melhor ainda.

[]´s
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por RABD » Sex Nov 07, 2008 7:31 am

Concordo... a forma como me expressei, lendo agora, foi meio estupida mesmo... mas nao era essa a intenção...
Minha intenção era tentar tirar a ilusão de que colocando, por exemplo, um filtro esportivo, pode-se conseguir uma tropa embaixo do capo a mais...
Como escrevi no 1º post, não critico quem faz isso, mas que o façam por outros motivos, como estética ou a boa sensação de ouvir o ronco do motor sugando o ar...
Em algum lugar vi uma vez um teste em um Marea, que testaram tds os filtros (conico, monofluxo, duplo fluxo, in-box e original), e se acharem esse teste (não lembro onde vi) verão que o que falei não é mentira...
Apenas pra pensar um pouco: se os filtros esportivos fizessem alguma diferença na potência do motor, por que nenhuma fábrica de carros não traz eles originalmente?
Perdão se alguem ficou ofendido com meu outro post...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por El Onofre » Sex Nov 07, 2008 9:00 am

Esperei pra responder esse post quando li o primeiro comentário do RABD.
Acho q foi o melhor que fiz, pois o cara teve tempo de se desculpar: realmente o comentário não foi escrito escolhendo as melhores palavras.

Concordo em partes com ele. A visão é bem conservadora (pareceu até meu pai falando). Somos amadores comparados com a quantidade de profissionais que desenvolvem a parada toda.
Mas, se for pra comprar um carro, deixar ele igualzinho ao carro do vizinho, infelizmente continuará triste, meu amigo.

O grande lance aqui, é deixar o carro com a sua cara. Seja aumentando o ronco, mudando a estética, ou mesmo com a "sensação" de que ele tá andando mais, a graça tá em curtir da maneira que mais te agrada o seu brinquedo.

Por isso, levando em consideração esse espirito e, principalmente o nome do tópico e a seção que ele se encontra "Artigos e How to", acho q foi um pouco desnecessário o comentário. Mas na boa. Sem criar confusões.

abraaaaassssssss
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por TATO » Sex Nov 07, 2008 1:17 pm

El.!!!!!

to esperando auqle encontro pra tirarmos umas fotos dos brinquedos ahauhauhauha

abraco man!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por RABD » Sex Nov 07, 2008 1:44 pm

Saquei fora o comentário pra não estragar o tópico...
Flw!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por katrakasp » Qui Nov 13, 2008 10:38 am

Que clima tenso .. huahuahuhaua :roll:

Bom ... estava lendo o topico inteiro...

Não sei se na teoria faz ou não diferença, mas pra mim faz uma enorme diferença.

Sabe aquele prazer em dirigir ouvindo o ronco do motor, quando vc sai de uma vicinal e entra em uma estrada e vc pisa fundo no acelerador. Isso pra mim é animal.

Sobre o projeto mostrado pelo amigo danielb, só tenho uma coisa a agregar. Ao invéz de utilizar canos e tubos de borracha, usar o CAI (cold air inside) que vende junto com os melhores filtros de ar (K&N ... Race Crome etc...). Mas realmente não sei se vai ajudar na admisão de ar frio já que tudo fica muito próximo ao motor.

No meu PUNTO eu coloquei um filtro conico tbm e tbm deixei a parte de baixo da caixa de ar para pegar um suposto ar mais frio.

Mas outros carros que tive, eu tirei a tubulação que sai da caixa para a frente do carro, deixando um vão para a melhor admisão do ar.

Bom ... Para os que estão PENSANDO em fazer, meu conselho é que façam e ouçam o ronco do seu motor.

AAhhh ... Sobre garantia e tals ... claro que todas as montadoras não curtem que mexam nas configurações, mas a dica é a seginte: Se vc for fazer a revisão do carro, instale o filtro original.

E sobre lavar o filtro conico, na verdade a maioria das marcas aguentam bem mais de os 3 mil km que o daniel mencionou, normalmente eu lavo a cada 10 mil km. Só não se esqueçam de secar bem o filtro.

Abraços
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por katrakasp » Qui Nov 13, 2008 10:41 am

Opz ...

CAI (Cold Air Intake) não inside ... huahuahua .. inside só PENTIUN .. hUAhUAhUAhUAhuAHuA
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Duarte_poa » Dom Nov 16, 2008 10:00 pm

+1 interessante.
:)
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

AnteriorPróximo