LEDs - HOW TO - Como enganar o CB sem aquecimentos e riscos!

Instalações, montagens, alterações... Discuta aqui o passo-a-passo de como fazer. Tutoriais, Artigos e Dicas de como fazer em casa.

LEDs - HOW TO - Como enganar o CB sem aquecimentos e riscos!

Mensagempor Aerroc em Seg Ago 23, 2010 04:22

Boa noite Senhores!

Esta é a primeira vez que escrevo no fórum, mas como pegarei meu Punto Attractive na próxima sexta (27/08), já coletei diversas dicas e tenho muito a agradecer aos colegas.
Agora espero deixar a minha contribuição.

Desejo trocar por leds algumas lâmpadas do carro, mas sei que o CB dará um monte de erros (por causa da alta impedância dos leds), então estava pesquisando uma solução.
E vi que diversos colegas utilizam resistores para isso, o que gera um severo aquecimento e um certo risco de incêndio ou deformação de partes plásticas.
Sabendo que alguns kits de lâmpada HID (xenon) utilizam "warning canceller" externos e que estes dispositivos não geram nenhum calor fui atrás de maiores informações, e seguem as conclusões...

Estes "cancellers" usam capacitores, e não resistores! E abaixo explico o porque.
A diferença é que os capacitores, quando usados em corrente contínua (como as baterias dos carros), somente 'consomem corrente' nos primeiros milisegundos (enquanto são carregados), e depois a corrente que consomem é nula (realmente muito próximo de zero mA), então não gerando nenhum calor. Enquanto os resistores 'consomem corrente' a todo tempo que estão alimentados, ou seja, se estão alimentados estão gerando calor (e muito neste caso!).

Então como funciona o "canceller" com capacitor?
Para saber se a lâmpada não está queimada o CB envia um pulso de tensão muito rápido às lâmpadas, para medir se consomem corrente ou não, e se não há corrente (ou se ela é muito baixa como nos leds) ele interpreta que está queimada.
Mas como o capacitor 'consome corrente' no instante que é alimentado, o CB entenderá que a lâmpada não esta queimada.
E por outro lado, quando realmente ligarmos aquela lâmpada, o capacitor vai consumir alguma corrente somente no instante que é ligado, e nenhuma depois deste momento, não gerando calor algum.

Bem, são teorias que realmente são aplicadas para outros casos e que funcionam, mas certeza de que vai funcionar no CB do Punto... só testando.
Mas fazendo direito, posso afirmar que danos não causará!

Nas minhas pesquisas vi que utilizam capacitor eletrolítico de 2200uF/16V ou 4400uF/16V na substituição de lâmpadas 55W/60W (farol baixo e alto).
Teoricamente, podemos utilizar capacitores de valores menores para as lâmpadas pingos e torpedos, que são de 5W ou 10W, creio que 470uF/16V ou 1000uF/16V funcione, a vantagem é o tamanho físico que será menor e mais fácil de adaptar nestes locais.
(NUNCA USE CAPACITORES DE TENSÃO MENOR DE 16V! Maior tensão pode ser, menor que isso não!)

A ligação deverá ser feita em paralelo com a lâmpada, ou seja, ligue um terminal do capacitor num fio da lâmpada e o outro terminal do capacitor no outro fio da lâmpada.
(ATENÇÃO PARA NÃO INVERTER A POLARIDADE DO CAPACITOR! No capacitor estará indicando qual lado é o positivo ou qual é o negativo, respeite esta polarização!)

Estes capacitores podem ser encontrados em qualquer loja de componentes eletrônicos.

Ainda não tenho um Punto para testar, mas se alguém puder faze-lo e nos informar seria ótimo, pois estou ansioso para confirmar que funcionará no CB do Punto.
Lembrem-se, não há riscos. A única atenção que deve-se ter é com a polaridade ao ligar. Na pior das hipóteses, o maior dano que poderia acontecer ao sistema elétrico é a queima de um fusível.

Seguem algumas fotos para quem não tem ideia do que é um capacitor:
Imagem

Imagem

Imagem

Espero que dê certo. Sentirei seguro de fazer desta forma, pois da outra maneira (com resistores) acho um risco alto por causa do calor gerado!

Abraços!
Aerroc

Aerroc
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Aerroc
Punto: Attractive 1.4
Cor: Preto Vulcano

Re: LEDs - HOW TO - Como enganar o CB sem aquecimentos e riscos!

Mensagempor Guilherme.Pizaia em Seg Ago 23, 2010 14:32

Depois que instalar, posta ai como ficou :-D
Se possivel com algumas fotos mostrando
Guilherme.Pizaia
Coordenador Regional
Coordenador Regional

Nome: Guilherme
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Verde Lagoon

Mensagempor Willy em Seg Ago 23, 2010 15:12

Cara, eu teria bastante interesse em fazer...
porém como sou bastante leigo em eletrônica e etc e também não conheço ninguém em quem confiaria pra fazer isso pra mim vou ter que aguardar pelo resultado mesmo rs

Mas enendi sua explicação e achei muito boa a idéia
Imagem
->Punto Elx Cinza Scandiun<-
Clarion DXZ775usb : Diamond D3500.4 : Alpine MRP-M500 : Kit 2 vias Diamond D161 : Coaxial Cerwin Vega VEGA5
2 Subs Lightning Audio Strike s4.10.4 : Bluetooth Original : Xenon 6000k : TSW Pace 17" : GT Radial 215/45
Willy
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

Nome: Willy
Punto: ELX 1.4
Cor: Cinza Cromo

Mensagempor Guilherme.Pizaia em Seg Ago 23, 2010 21:15

Willy escreveu:Cara, eu teria bastante interesse em fazer...
porém como sou bastante leigo em eletrônica e etc e também não conheço ninguém em quem confiaria pra fazer isso pra mim vou ter que aguardar pelo resultado mesmo rs

Mas enendi sua explicação e achei muito boa a idéia

x2
ahahaha
Guilherme.Pizaia
Coordenador Regional
Coordenador Regional

Nome: Guilherme
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Verde Lagoon

Mensagempor rodrigodk em Qua Ago 25, 2010 11:51

achei q já mostrava como fazer e não a teria.. uhahuauhauahuha
mando tenta ai se pega ro fogo o carro ou coisa do tipo nos avisa tbm..rsss
Power...
rodrigodk
Velha Guarda
Velha Guarda

Nome: Rodrigo
Punto: Não Tenho
Cor: Vermelho Magma
Apelido do Punto: New Ford Focus

Mensagempor FABIOLCCOSTA em Qua Ago 25, 2010 12:03

Vou esperar o seu chegar!
FABIOLCCOSTA
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

Punto: T-Jet
Cor: Branco Banchisa
Apelido do Punto: ZANGADO

Mensagempor Mauricio78 em Sex Ago 27, 2010 20:55

Olá Aerroc,
O capacitor eu acho que não vai funcionar pois o sistema da Fiat monitora continuamente se a lâmpada está queimada. Se você fizer um teste de ligar o farol e depois de um tempo retirar uma das lâmpadas você vai ver que o computador acusa. Por isso como o capacitor conduz corrente só quando é energizado ele não deve funcionar. Mas pode ser que eu esteja enganado, por isso quando o seu carro chegar faça o teste e depois poste os resultados.
Eu fui um dos que resolveram o problema com resistores e infelizmente eles possuem esse inconveniente do aquecimento. Eles de fato aquecem tanto quanto as lâmpadas, e por isso eu não recomendo a ninguém utilizar resistores a não ser que se saiba o que está fazendo, como eu. (:D)
Mauricio78
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Mauricio
Punto: Linea T-Jet
Cor: Azul Vitality

Mensagempor Phael em Ter Ago 31, 2010 00:34

Mauricio78, pode ser que dê certo, pois creio que o sistema FIAT não funciona a todo segundo enquanto o carro está ligado. Eu cheguei a ligar o carro sem as luzes da placa, e apareceu o aviso. Porém quando eu botei as lâmpadas, demorou de 10 a 15 seg para o aviso apagar.

Então esse sistema deve mandar pulsos de x em x segundos para checar (tanto é que se você está andando com o carro e queima uma lâmpada ele avisa, já aconteceu 3x comigo).

O capacitor será carregado quando este pulso for dado, porém ele vai descarregar e no próximo pulso poderá carregar de novo.

Creio que funcione assim.
Phael
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Raphael
Punto: Sporting
Cor: Prata Bari

Mensagempor AraujoJr em Ter Ago 31, 2010 01:47

Mauricio78 escreveu:Olá Aerroc,
O capacitor eu acho que não vai funcionar pois o sistema da Fiat monitora continuamente se a lâmpada está queimada. Se você fizer um teste de ligar o farol e depois de um tempo retirar uma das lâmpadas você vai ver que o computador acusa. Por isso como o capacitor conduz corrente só quando é energizado ele não deve funcionar. Mas pode ser que eu esteja enganado, por isso quando o seu carro chegar faça o teste e depois poste os resultados

Vc está certo, depois que o capacitor estiver carregado o teste pode acusar lampada queimada de novo

O capacitor depois que se carrega em corrente contínua pára de consumir, e é enxergado pela fonte como um "circuito aberto" por causa do espaço que existe entre suas placas internas. e como ele estaria instalado em paralelo, depois de carregado seria como se ele nao existisse, portanto o sistema voltaria a enxergar só o LED, acusando lampada queimada.

Isso funcionaria com certeza se o teste fosse feito só na partida com o capacitor descarregado....e eu acho que no Punto o sistema executa o tempo todo, ou num intervalo de tempo determinado...pq ja aconteceu do meu acusar lampada queimada com o carro em movimento.

Mas de qq forma, se o capacitor for polarizado de forma correta, o teste é seguro...., caso contrario ele vai explodir na sua cara...hehe, eu ja fiz isso varias vezes, inclusive de proposito....da um belo de um susto!! haha
Imagem
XV,XR,XS
AraujoJr
Velha Guarda
Velha Guarda

Nome: Junior
Cor: Não Tenho

Mensagempor AraujoJr em Ter Ago 31, 2010 03:42

Primeiro quero corrigir oq disse acima....Eu nunca tive acusação de lampada queimada em movimento, só na partida...

E pensando melhor na teoria....eu so tenho uma duvida nisso tudo....como o teste é feito? por pulso de tensão??eu acho pouco provavel, pq se fosse assim, todas as lampadas piscariam na partida até o sistema entender que ela está solicitando a corrente necessaria pra passar no teste...se uma lampada incandescente consumiu corrente é pq ela acendeu!

Eu acredito que o teste seja feito por medição de impedância atraves de um pulso de tensão de valor muito pequeno...insuficiente pra acender a lampada, mas sufuciente pra medir sua impedância, dando OK no teste ou não....

Nesse caso o capacitor em paralelo seria inutil, pois como dentro dele nao existe contato físico , apenas duas placas com material isolante no meio, a fonte enxergaria ele como uma resistencia de valor infinito em relação ao LED,e como o resultado de paralelos entre impedancia é sempre MENOR que o menor valor delas (produto dividido pela soma), o teste acusaria lampada queimada.

Porem se o teste for feito por medição de corrente, que eu acho pouco provavel, aí sim o capacitor pode enganar o CB, desde que esteja descarregado na hora do teste, e que esse teste seja feito SOMENTE na partida. Pq imagine que vc ligou a lanterna, o capacitor carregou....a corrente enxergada seria somente a do LED...entao o teste acusaria lampada queimada, como ja disseram acima.

Mas de qq forma, se o capacitor for polarizado de forma correta, o teste é seguro....,caso contrario ele vai explodir na sua cara...hehe, eu ja fiz isso varias vezes, inclusive de proposito....da um belo de um susto!!

Fazendo uma conta rápida:
A lâmpada tem 5W em 12V, corrente de 0,42A
Capacitancia = carga/tensão
Carga= corrente x tempo
Chutando alto, vamos dizer que o capacitor se carrega em 50ms:
Carga= 0,42 x 0,05=0,021 (Coulumb)
C= 0,021/12 = 0,00175 = 1750microFarad

Ou seja...um entre 1000 e 3000microF pode fazer sim efeito esperado

Resumindo....se o teste for feito por corrente, só na partida, o capacitor pode funcionar sim...., ou se nao funcionar, é pq talvez um Canceller tenha uma logica de circuitos mais complexa que um simples capacitor em paralelo

Bom...se alguém se habilitar a testar aí, conte-nos depois!! Hehe

Eu se fosse fazer isso no meu carro faria uma caixa com resistores em uma placa com dissipador de calor, e instalaria como um reator de xenon, antes do LED, e colocaria essa caixinha em locais ventilados, atrás dos parachoques dianteiros ou traseiros. E é fácil fazer...qq loja de eletronica vc encontra os resistores, placas, canetas para desenhar a trilha e solução para queimar a placa.
Imagem
XV,XR,XS
AraujoJr
Velha Guarda
Velha Guarda

Nome: Junior
Cor: Não Tenho

Próximo

Voltar para Artigos e How-to