LEDs - HOW TO - Como enganar o CB sem aquecimentos e riscos!

Boa noite Senhores!
Esta é a primeira vez que escrevo no fórum, mas como pegarei meu Punto Attractive na próxima sexta (27/08), já coletei diversas dicas e tenho muito a agradecer aos colegas.
Agora espero deixar a minha contribuição.
Desejo trocar por leds algumas lâmpadas do carro, mas sei que o CB dará um monte de erros (por causa da alta impedância dos leds), então estava pesquisando uma solução.
E vi que diversos colegas utilizam resistores para isso, o que gera um severo aquecimento e um certo risco de incêndio ou deformação de partes plásticas.
Sabendo que alguns kits de lâmpada HID (xenon) utilizam "warning canceller" externos e que estes dispositivos não geram nenhum calor fui atrás de maiores informações, e seguem as conclusões...
Estes "cancellers" usam capacitores, e não resistores! E abaixo explico o porque.
A diferença é que os capacitores, quando usados em corrente contínua (como as baterias dos carros), somente 'consomem corrente' nos primeiros milisegundos (enquanto são carregados), e depois a corrente que consomem é nula (realmente muito próximo de zero mA), então não gerando nenhum calor. Enquanto os resistores 'consomem corrente' a todo tempo que estão alimentados, ou seja, se estão alimentados estão gerando calor (e muito neste caso!).
Então como funciona o "canceller" com capacitor?
Para saber se a lâmpada não está queimada o CB envia um pulso de tensão muito rápido às lâmpadas, para medir se consomem corrente ou não, e se não há corrente (ou se ela é muito baixa como nos leds) ele interpreta que está queimada.
Mas como o capacitor 'consome corrente' no instante que é alimentado, o CB entenderá que a lâmpada não esta queimada.
E por outro lado, quando realmente ligarmos aquela lâmpada, o capacitor vai consumir alguma corrente somente no instante que é ligado, e nenhuma depois deste momento, não gerando calor algum.
Bem, são teorias que realmente são aplicadas para outros casos e que funcionam, mas certeza de que vai funcionar no CB do Punto... só testando.
Mas fazendo direito, posso afirmar que danos não causará!
Nas minhas pesquisas vi que utilizam capacitor eletrolítico de 2200uF/16V ou 4400uF/16V na substituição de lâmpadas 55W/60W (farol baixo e alto).
Teoricamente, podemos utilizar capacitores de valores menores para as lâmpadas pingos e torpedos, que são de 5W ou 10W, creio que 470uF/16V ou 1000uF/16V funcione, a vantagem é o tamanho físico que será menor e mais fácil de adaptar nestes locais.
(NUNCA USE CAPACITORES DE TENSÃO MENOR DE 16V! Maior tensão pode ser, menor que isso não!)
A ligação deverá ser feita em paralelo com a lâmpada, ou seja, ligue um terminal do capacitor num fio da lâmpada e o outro terminal do capacitor no outro fio da lâmpada.
(ATENÇÃO PARA NÃO INVERTER A POLARIDADE DO CAPACITOR! No capacitor estará indicando qual lado é o positivo ou qual é o negativo, respeite esta polarização!)
Estes capacitores podem ser encontrados em qualquer loja de componentes eletrônicos.
Ainda não tenho um Punto para testar, mas se alguém puder faze-lo e nos informar seria ótimo, pois estou ansioso para confirmar que funcionará no CB do Punto.
Lembrem-se, não há riscos. A única atenção que deve-se ter é com a polaridade ao ligar. Na pior das hipóteses, o maior dano que poderia acontecer ao sistema elétrico é a queima de um fusível.
Seguem algumas fotos para quem não tem ideia do que é um capacitor:



Espero que dê certo. Sentirei seguro de fazer desta forma, pois da outra maneira (com resistores) acho um risco alto por causa do calor gerado!
Abraços!
Aerroc
Esta é a primeira vez que escrevo no fórum, mas como pegarei meu Punto Attractive na próxima sexta (27/08), já coletei diversas dicas e tenho muito a agradecer aos colegas.
Agora espero deixar a minha contribuição.
Desejo trocar por leds algumas lâmpadas do carro, mas sei que o CB dará um monte de erros (por causa da alta impedância dos leds), então estava pesquisando uma solução.
E vi que diversos colegas utilizam resistores para isso, o que gera um severo aquecimento e um certo risco de incêndio ou deformação de partes plásticas.
Sabendo que alguns kits de lâmpada HID (xenon) utilizam "warning canceller" externos e que estes dispositivos não geram nenhum calor fui atrás de maiores informações, e seguem as conclusões...
Estes "cancellers" usam capacitores, e não resistores! E abaixo explico o porque.
A diferença é que os capacitores, quando usados em corrente contínua (como as baterias dos carros), somente 'consomem corrente' nos primeiros milisegundos (enquanto são carregados), e depois a corrente que consomem é nula (realmente muito próximo de zero mA), então não gerando nenhum calor. Enquanto os resistores 'consomem corrente' a todo tempo que estão alimentados, ou seja, se estão alimentados estão gerando calor (e muito neste caso!).
Então como funciona o "canceller" com capacitor?
Para saber se a lâmpada não está queimada o CB envia um pulso de tensão muito rápido às lâmpadas, para medir se consomem corrente ou não, e se não há corrente (ou se ela é muito baixa como nos leds) ele interpreta que está queimada.
Mas como o capacitor 'consome corrente' no instante que é alimentado, o CB entenderá que a lâmpada não esta queimada.
E por outro lado, quando realmente ligarmos aquela lâmpada, o capacitor vai consumir alguma corrente somente no instante que é ligado, e nenhuma depois deste momento, não gerando calor algum.
Bem, são teorias que realmente são aplicadas para outros casos e que funcionam, mas certeza de que vai funcionar no CB do Punto... só testando.
Mas fazendo direito, posso afirmar que danos não causará!
Nas minhas pesquisas vi que utilizam capacitor eletrolítico de 2200uF/16V ou 4400uF/16V na substituição de lâmpadas 55W/60W (farol baixo e alto).
Teoricamente, podemos utilizar capacitores de valores menores para as lâmpadas pingos e torpedos, que são de 5W ou 10W, creio que 470uF/16V ou 1000uF/16V funcione, a vantagem é o tamanho físico que será menor e mais fácil de adaptar nestes locais.
(NUNCA USE CAPACITORES DE TENSÃO MENOR DE 16V! Maior tensão pode ser, menor que isso não!)
A ligação deverá ser feita em paralelo com a lâmpada, ou seja, ligue um terminal do capacitor num fio da lâmpada e o outro terminal do capacitor no outro fio da lâmpada.
(ATENÇÃO PARA NÃO INVERTER A POLARIDADE DO CAPACITOR! No capacitor estará indicando qual lado é o positivo ou qual é o negativo, respeite esta polarização!)
Estes capacitores podem ser encontrados em qualquer loja de componentes eletrônicos.
Ainda não tenho um Punto para testar, mas se alguém puder faze-lo e nos informar seria ótimo, pois estou ansioso para confirmar que funcionará no CB do Punto.
Lembrem-se, não há riscos. A única atenção que deve-se ter é com a polaridade ao ligar. Na pior das hipóteses, o maior dano que poderia acontecer ao sistema elétrico é a queima de um fusível.
Seguem algumas fotos para quem não tem ideia do que é um capacitor:



Espero que dê certo. Sentirei seguro de fazer desta forma, pois da outra maneira (com resistores) acho um risco alto por causa do calor gerado!
Abraços!
Aerroc