How To: Trocando as lâmpadas do painel do ar condicionado

Olá pessoal!
Estava com o mesmo problema. As lâmpadas foram falhando e eu achava que era mal contato, dava uns socos no painel e elas voltavam, foram parando e... Queimaram de vez.
Passei um ano sem as ditas. Fui a uns quatro lugares entre instaladores de som, ar-condicionado e eletricistas e ninguém se arriscava, até o dia em que instalei um positron keyless (alarme na chave original) e resolvi pegar umas ferramentas emprestadas do japa.
CONSEGUI!

Precisa de
-Grampos (DIN) http://bit.ly/sorDOt que soltam o rádio se for o original http://bit.ly/uOQoER ou, se não for http://bit.ly/sAd4R5. (se vc tiver a manha, chavinha de fenda e até arame bom servem).
-Chave TORX http://bit.ly/vOdzzU T15 (não tenho plena certeza se é este o tamanho). Atenção, prefira as de cabo curvo http://bit.ly/t7A1ot, ou uma curta http://bit.ly/tQU4tF, pois o console (porta copos/cambio) não dá espaço para uma TORX longa http://bit.ly/w4GlVm. É verdade que se vc pegar uma fenda do tamanho certo ou uma um pouco mais larga e lixar, funciona, mas não é o cerrto cerrto.
-2 lâmpadas pingo 12V, 1,2W http://bit.ly/uNnW7K (já compra uma marca boa tipo OSRAM, PHILIPS ou GE pra garantir que vc não vai se aborrecer com isso denovo tão cedo, fuja das paralelas e chinesas baratas). Custa entre R$1,00 e R$3,00, paguei R$2,00 por cada OSRAM. Já vi gente por aqui querendo por azul... não sei se fica bom. A original não é LED, não é branca nem azul, é filamento (amarela) de vidro transparente, igual à focto.
-01 chave de fenda, preferencialmente fina e longa.
-Paciência, calma, carinho e um quê de espírito MacGyver.

-Ter certeza de que o problema são as lâmpadas, e não o fusível que está queimado. Fusível F51 na Central interna, Manual do Proprietário, Seção C, páginas C15, C16 e C17, se não tiver o manual, que vergonha, providencie um! (disponibilizado pela Fiat ao PuntoClube em http://www.puntoclube.com/docs/PuntoClube_Manual_Fiat_Punto_2008.pdf.
Mas COMO eu faço isso?
00. Num belo dia de sol,
01. Usando os grampos DIN ou qualquer outro método que funcione, http://bit.ly/rBQO6n remova o rádio, deslizando-o para fora da gaveta. (no item -grampos constam 02 links úteis sobre como remover um cd-player). Se você não consegue remover seu rádio, sugiro que pare por aqui e visite um profissional.
02. Solte os plugues da parte traseira do rádio. A antena (plug redondo), é só puxar, já os conectores quadrados requerem que você pressione as presilhas laterais http://bit.ly/v8WIoz enquanto puxa. Dica: Devido ao obstáculo da direção do carro, baixe a frente do rádio e solte primeiro a antena, com isso, rotacione o rádio no sentido anti-horário http://bit.ly/uCOlnK. Fica mais fácil trabalhar.
03. Solte os dois parafusos (todos os aqui referidos são TORX) da parte de baixo da gaveta do rádio http://bit.ly/v3zC03.
04. Solte os dois parafusos que ficam embaixo do quadro de controle do ar, acima do porta-copos http://bit.ly/tvEIF7.
05. Caso queira, para facilitar o trabalho, solte também os outros quatro parafusos http://bit.ly/s3T1hd e http://bit.ly/rCVbW1 que continuam prendendo a gaveta do rádio. Pros: Muito mais fácil trabalhar. Cons: É difícil pegar e por de volta os parafusos. Se sua chave for magnetizada, opte por tirá-los, se não for, muito cuidado.
06. Remova a gaveta do rádio. Eu não tirei, portanto, não tenho fotos sem ela.
07. Com jeito e cuidado, dê um jeito de "virar de costas" o quadro de instrumentos do ar. É apertado e complicado. Já li algumas pessoas soltando até os cabos de aço (dois) dos controles http://bit.ly/uTdnsV e http://bit.ly/t4EANA, não recomendo, vai com paciência que vc consegue.
A "manobra" pra conseguir expor as partes que vc precisa ver sem remover a bandeja do rádio consiste em: afundar o painel dos controles do ar, virar a frente para baixo e tirar para fora do painel um dos lados, começando pelo fundo da peça. Depois que o fundo sair você consegue fazer sair também a frente. Você deve ficar com algo como as fotos do item 9 para o lado direito. Para voltar no lugar faça tudo ao contrário, vc vai ter mesmo que forçar um pouco o quadro pelo painel pra enfiar a parte de baixo da frente do quadro pra dentro do painel.
Obs.: Da segunda vez que eu fiz "a manobra" http://bit.ly/urPBMZ para produzir este tutorial eu acabei soltando da presilha o cabo plástico que cobre o fio do seletor de entrada de ar. Me F#D!. Tive que soltar a presilha e regular a posição que o cabo é preso.
08. Identifique os plugues dos pingos (Fios amarelo, preto e vermelho solitários. Fica um conector em cada lado do quadro.
09. Remova o plugue direito http://bit.ly/vuRCn4 puxando-o (puxe os conectores, não os fios). Cuidado para não arrebentar os fios! Se estiver difícil use a chavinha de fenda para fazer alavanca ou um alicate, forçando os plugues sempre para o sentido oposto ao quadro. Você vai ter algo assim http://bit.ly/ty4Wwh.
10. Remova o pingo, puxando-o pelo vidro. Tá pretinho? Tá mesmo queimado!
11. Ponha o pingo novo. Não tem lado certo.
12. Teste se acende, ligando a lanterna. (Lembre-se, é um belo dia de sol, se for preciso faça "casinha" para ver).
13. Reencaixe o plugue direito, desfaça a manobra e a refaça, agora para o lado esquerdo http://bit.ly/t4EANA. Repita os itens 09, 10, 11 e 12 .
14. Desfaça a manobra.
15. Teste se o quadro todo acende.
16. Acendeu? Parabéns.
17. Agora, monte tudo de volta, com calma, porque o mais difícil, vc já fez!
18. Não acendeu? Certifique-se de que os fios que saem da lâmpada correm para fora dela e estão dobrados, um para cada lado, em contato com os terminais do plugue. Tente lâmpadas novas. Certifique-se da wattagem (1,2W). Verifique o fusível responsável.
19. Não acendeu? Sinto muito... assistência técnica...
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Troca das lâmpadas do painel do ar condicionado para o Punto 2012 em diante.
https://www.youtube.com/watch?v=1ETvUaZNuJY
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Estava com o mesmo problema. As lâmpadas foram falhando e eu achava que era mal contato, dava uns socos no painel e elas voltavam, foram parando e... Queimaram de vez.
Passei um ano sem as ditas. Fui a uns quatro lugares entre instaladores de som, ar-condicionado e eletricistas e ninguém se arriscava, até o dia em que instalei um positron keyless (alarme na chave original) e resolvi pegar umas ferramentas emprestadas do japa.
CONSEGUI!

Precisa de
-Grampos (DIN) http://bit.ly/sorDOt que soltam o rádio se for o original http://bit.ly/uOQoER ou, se não for http://bit.ly/sAd4R5. (se vc tiver a manha, chavinha de fenda e até arame bom servem).
-Chave TORX http://bit.ly/vOdzzU T15 (não tenho plena certeza se é este o tamanho). Atenção, prefira as de cabo curvo http://bit.ly/t7A1ot, ou uma curta http://bit.ly/tQU4tF, pois o console (porta copos/cambio) não dá espaço para uma TORX longa http://bit.ly/w4GlVm. É verdade que se vc pegar uma fenda do tamanho certo ou uma um pouco mais larga e lixar, funciona, mas não é o cerrto cerrto.
-2 lâmpadas pingo 12V, 1,2W http://bit.ly/uNnW7K (já compra uma marca boa tipo OSRAM, PHILIPS ou GE pra garantir que vc não vai se aborrecer com isso denovo tão cedo, fuja das paralelas e chinesas baratas). Custa entre R$1,00 e R$3,00, paguei R$2,00 por cada OSRAM. Já vi gente por aqui querendo por azul... não sei se fica bom. A original não é LED, não é branca nem azul, é filamento (amarela) de vidro transparente, igual à focto.
-01 chave de fenda, preferencialmente fina e longa.
-Paciência, calma, carinho e um quê de espírito MacGyver.

-Ter certeza de que o problema são as lâmpadas, e não o fusível que está queimado. Fusível F51 na Central interna, Manual do Proprietário, Seção C, páginas C15, C16 e C17, se não tiver o manual, que vergonha, providencie um! (disponibilizado pela Fiat ao PuntoClube em http://www.puntoclube.com/docs/PuntoClube_Manual_Fiat_Punto_2008.pdf.
Mas COMO eu faço isso?
00. Num belo dia de sol,
01. Usando os grampos DIN ou qualquer outro método que funcione, http://bit.ly/rBQO6n remova o rádio, deslizando-o para fora da gaveta. (no item -grampos constam 02 links úteis sobre como remover um cd-player). Se você não consegue remover seu rádio, sugiro que pare por aqui e visite um profissional.
02. Solte os plugues da parte traseira do rádio. A antena (plug redondo), é só puxar, já os conectores quadrados requerem que você pressione as presilhas laterais http://bit.ly/v8WIoz enquanto puxa. Dica: Devido ao obstáculo da direção do carro, baixe a frente do rádio e solte primeiro a antena, com isso, rotacione o rádio no sentido anti-horário http://bit.ly/uCOlnK. Fica mais fácil trabalhar.
03. Solte os dois parafusos (todos os aqui referidos são TORX) da parte de baixo da gaveta do rádio http://bit.ly/v3zC03.
04. Solte os dois parafusos que ficam embaixo do quadro de controle do ar, acima do porta-copos http://bit.ly/tvEIF7.
05. Caso queira, para facilitar o trabalho, solte também os outros quatro parafusos http://bit.ly/s3T1hd e http://bit.ly/rCVbW1 que continuam prendendo a gaveta do rádio. Pros: Muito mais fácil trabalhar. Cons: É difícil pegar e por de volta os parafusos. Se sua chave for magnetizada, opte por tirá-los, se não for, muito cuidado.
06. Remova a gaveta do rádio. Eu não tirei, portanto, não tenho fotos sem ela.
07. Com jeito e cuidado, dê um jeito de "virar de costas" o quadro de instrumentos do ar. É apertado e complicado. Já li algumas pessoas soltando até os cabos de aço (dois) dos controles http://bit.ly/uTdnsV e http://bit.ly/t4EANA, não recomendo, vai com paciência que vc consegue.
A "manobra" pra conseguir expor as partes que vc precisa ver sem remover a bandeja do rádio consiste em: afundar o painel dos controles do ar, virar a frente para baixo e tirar para fora do painel um dos lados, começando pelo fundo da peça. Depois que o fundo sair você consegue fazer sair também a frente. Você deve ficar com algo como as fotos do item 9 para o lado direito. Para voltar no lugar faça tudo ao contrário, vc vai ter mesmo que forçar um pouco o quadro pelo painel pra enfiar a parte de baixo da frente do quadro pra dentro do painel.
Obs.: Da segunda vez que eu fiz "a manobra" http://bit.ly/urPBMZ para produzir este tutorial eu acabei soltando da presilha o cabo plástico que cobre o fio do seletor de entrada de ar. Me F#D!. Tive que soltar a presilha e regular a posição que o cabo é preso.
08. Identifique os plugues dos pingos (Fios amarelo, preto e vermelho solitários. Fica um conector em cada lado do quadro.
09. Remova o plugue direito http://bit.ly/vuRCn4 puxando-o (puxe os conectores, não os fios). Cuidado para não arrebentar os fios! Se estiver difícil use a chavinha de fenda para fazer alavanca ou um alicate, forçando os plugues sempre para o sentido oposto ao quadro. Você vai ter algo assim http://bit.ly/ty4Wwh.
10. Remova o pingo, puxando-o pelo vidro. Tá pretinho? Tá mesmo queimado!
11. Ponha o pingo novo. Não tem lado certo.
12. Teste se acende, ligando a lanterna. (Lembre-se, é um belo dia de sol, se for preciso faça "casinha" para ver).
13. Reencaixe o plugue direito, desfaça a manobra e a refaça, agora para o lado esquerdo http://bit.ly/t4EANA. Repita os itens 09, 10, 11 e 12 .
14. Desfaça a manobra.
15. Teste se o quadro todo acende.
16. Acendeu? Parabéns.
17. Agora, monte tudo de volta, com calma, porque o mais difícil, vc já fez!
18. Não acendeu? Certifique-se de que os fios que saem da lâmpada correm para fora dela e estão dobrados, um para cada lado, em contato com os terminais do plugue. Tente lâmpadas novas. Certifique-se da wattagem (1,2W). Verifique o fusível responsável.
19. Não acendeu? Sinto muito... assistência técnica...
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Troca das lâmpadas do painel do ar condicionado para o Punto 2012 em diante.
https://www.youtube.com/watch?v=1ETvUaZNuJY
albertodf70 escreveu:Olá Amigos,
Segue link do youtube mostrando como ter acesso para trocar lâmpadas do painel do ar condicionado do novo punto 2013.
https://www.youtube.com/watch?v=1ETvUaZNuJY
Espero ter ajudado.
Abraços a todos.
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