[HOW TO] Limpeza Completa - Detail

Instalações, montagens, alterações... Discuta aqui o passo-a-passo de como fazer. Tutoriais, Artigos e Dicas de como fazer em casa.

[HOW TO] Limpeza Completa - Detail

Mensagempor gnrlp em Sáb Mai 26, 2012 22:09

Não sei se esse é o local certo, se não for favor mover para a sessão correta.
Como não vi um tópico detalhado sobre limpeza interna/externa, achei que seria útil compartilhar com vcs o primeiro processo de "detail" completo que fiz no meu carro a algums semanas.

Depois de pesquisar muito sobre o assunto de "Detail" e comprar os produtos corretos de qualidade (quase todos importados), dei um tratamento completo no meu carro, que vai garantir proteção por um bom tempo.

Meu carro mesmo antes de ter esses produtos bons, eu sempre cuidei bem, mais calhou de ter que fazer o "detalhe" depois de uma viagem que fiz, onde o carro ficou bem sujo mesmo. Peguei chuva na estrada e ficou bem feio o carro kkkk.

Todo trabalho foi feio manualmente, pois moro em Apartamento e não tenho como usar uma Politriz ou Rodo Orbital.
Foram 7 horas de trabalho no sabado e 2 horas de trabalho no domingo.

Estado Inicial do Carro

Imagem

Imagem

Lavagem

Não tenho como postar fotos dessa parte pois como moro em Apto eu tenho que lavar no posto. Porém eu pago a mais para o cara para que eu possa lavar com minhas coisas
A lavagem é feita utilizando a técnica dos "dois baldes", um deles com o shampoo Meguiar "NXT Generation Car Wash" e o outro com água limpa para ir enxaguando as luvas. Dessa forma você evita de passar a luva com alguma particula que possa arranhar o carro.
As luvas usadas são "Wash Mitt Megguiars" e nas partes baixas do carro tipo saias e parte de baixo do parachoque uso uma esponja comum.

Parte Interna

Limpeza entre as portas e todas partes plásticas com APC Perol Citrus diluido em água na proporção de 1:10

Imagem

Aqui tive que improvisar usando um pincel de maquiagem da esposa, hehehe

Imagem

Para proteger e renovar as partes plásticas foi feita aplicação do "Natural Shine da Meguiars". A durabilidade dele é muito boa e o resultado final é show, bem diferente dos antigos silicones em gel que eu usava.

Imagem

Correção na Pintura

Tinha alguns problemas na pintura, um esfolado na parte traseira prox a roda, e na frente devido a pedrinhas que bateram. (Acho que para quem costuma viajar nao tem como evitar esses buraquinhos pois sempre bate uma ou outra pedrinha na estrada)
Utilizei o Kit Tira Risco da Miromi, onde na foto se pode observar que tenho um vidrinho com a tinta vermelho modena e outro com verniz, além de uma lixa dagua e uma massa de polir. Não tenho muito experiencia nessa parte então o resultado não ficou 100% mais melhorou bastante.

Imagem

Imagem

Imagem

Parte Externa

Primeiro eu retirei as paletas para fazer o recondicionamento e proteção delas com um produto chamado "Einszett Rubber Care Stick Gummi Pflege".

Imagem

Depois um dos passos mais importantes quando se vai fazer um "detalhe" no carro, hora passar uma Clay Bar, nesse caso usei a "Bilt Hamber", que pelo que pesquisei é uma das melhores que existe, e o bom dela é que da para usar com água como lubrificante.
Para quem não conhece passar a Clay Bar serve para descontaminar a pintura, mesmo após o carro lavado existem muitos contaminantes impregnados na pintura, nas fotos a baixo vcs vão ver que a clay bar fica bem suja. Mais esse processo de passar a clay bar basta fazer uma vez por ano + ou -.
No inicio quase não tinha sujeira

Imagem

Mais para passar no carro todo acabou ficando bem suja. No meu casso como o carro ainda está novo, menos 8 meses a clay bar ainda não ficou assim tão suja, para carros mais antigos as vezes precisa usar até mais de um pedaço de clay bar

Imagem

Abaixo passando o removedor de Swilrs (marcas circulares). Essa parte foi sufoco, o produto não é fácil de aplicar manual, para resultado perfeito tinha que ser feito com máquina, foi muito trabalhoso para fazer a remoção. Não resolveu todos meus swrils, mais melhorou um pouco digamos que entre 40 e 50% a aparência dos swirls.

Imagem

Segue um comparativo das marcas antes e depois da aplicaçãp, não sumiu mais melhorou. Para visualizar as marcas foi usada uma lanterna de Led.

Antes
Imagem

Depois
Imagem

Vidros

FOi feita limpeza interna e externa dos vidros com o "Glass Clener da Mothers" depois utilizei o "kit Car Lack 68" (amostra) no parabrisa e vidro traseiro. Esse kit carlack serve para limpeza profunda e para selar o vidro, o que da um resultado muito show de repelencia de agua por varios mesmos, e não sai com a lavagem.
Já peguei algumas chuvas depois que apliquei ele, e nem precisei ligar o limpador de parabrisas, os vidros parecem que nem se molham, resultado bem legal.
No teto, que é de vidro e nos vidros laterais, utilizei o selante "Klasse HGSG".

Imagem

Rodas
As rodas foram lavadas com as escovas mothers que tenho usando "Autoshine bastistinha" para ajudar a dissolver as sujeiras mais dificeis e APC Perol diluido. Depois elas foram polidas com "Polidor de Rodas Mothers", e depois usei o selante "Klasse HGSG", o selante nesse caso da roda vai ajudar a evitar que as sujeiras se fixem na roda, ai na prox lavagem vai sair bem facil.
Nos pneus usei o pretinho "Endurance da Meguiars".

Aplicação do Selante na Pintura

Utilizei o selante "Klasse HGSG" (esse selante comprei 90 Mls de amostra dela, gastei apenas 25 mls em todo o carro). O Fabricante diz que dura até 9 meses sua proteção, tem uma alta repelência a água e protege muito a pintura.
Gostei muito do resultado, foi fácil aplicar e remover utilizando os aplicadores de espuma da Meguiars.

Segue uma foto do resultado final do carro após aplicação do selante.

Imagem

Algumas Fotos Antes/Depois

Imagem

Imagem

Traseira Antes
Imagem

Traseira Depois
Imagem

Lateral Antes
Imagem

Lateral Depois
Imagem

Aplicação cera de Carnaúba

O Selante que foi Klasse que foi aplicado no sabado tem tempo de cura de 12 horas, então no dia seguinte, Domingo, apliquei a cera de carnauba da "Meguiars HiTech Yellow Wax/Paste".

Imagem

Resultado final após a aplicação da cera de carnauba.

Imagem

Imagem

Bom tentei descrever resumidamente cada etapa. Mais quem tiver dúvida em alguma parte em especifica é so falar que detalho mais o processo e tento ajudar se possível.
E vale ressaltar para todos que a forma mais fácil e comum de se danificar a pintura, causando micro riscos, swirls e hologramas, é lavando da forma incorreta e com produtos inadequados.

-------------------------
Brasília
Imagem
[HOW TO] Limpeza Completa - Detail - http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=17&t=20495
(Details Realizados - Pág 1 Punto | Pág 2 Celta | Pág 5 Fit | Pág 12 Punto)
gnrlp
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

Nome: Lean
Punto: Sporting 1.8 16V DL
Cor: Vermelho Alpine

Re: [HOW TO] Limpeza Completa - Detail

Mensagempor DeeeJay em Sáb Mai 26, 2012 23:20

Excelente trabalho. Ótimo post. Queria ter essa disposição...
DeeeJay
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

Nome: Wesley
Punto: HLX 1.8
Cor: Preto Vesúvio

Mensagempor dannymp em Dom Mai 27, 2012 11:53

Nossa isso é praticamente um "espelhamento". Parabéns ficou ótimo. (=D>)
Ex Punto ELX 08 Vermelho - Essence 11 Cinza - Atual Punto Sporting DL 13
dannymp
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

Nome: Danny
Cor: Vermelho Modena
Apelido do Punto: Colorado

Mensagempor gnrlp em Dom Mai 27, 2012 12:26

DeeeJay escreveu:Excelente trabalho. Ótimo post. Queria ter essa disposição...

Valeu!
Realmente é bem trabalhoso, mais vale a pena. E cuidar bem do carro é meu hobby mesmo, todo sabado as 7 da manhã já estou de pé para cuidar dele hehehe.
Bom mais todo o trabalho acima não é sempre, esse processo por completo vc tem que fazer umas duas vezes por ano apenas.

O que faço todo final de semana depois de tudo feito acima é apenas a manutenção, pois mesmo com as lavagens semanais, sendo da forma correta, não vai remover os produtos aplicados.
Sempre após as lavagens eu uso "Meguiars Ultimate Quik Detailer" que renova o brilo e a proteção.
E apesar de não precisar eu reaplico a cera de carnauba uma vez por mês.

Aquele pote que vc deve ter visto na foto da cera de carnauba deve durar uns 2 anos se eu aplicar ele uma vez por mes, pq vem muita mesmo e quando vc aplica ela, vc tem que aplicar uma camada bem fina.

dannymp escreveu:Nossa isso é praticamente um "espelhamento". Parabéns ficou ótimo. (=D>)

Valeu! A combinação dos produtos certos com as técnicas certas dão um resultado muito bom, mais ainda estou aprendendo, e não sou profissional nao, faço apenas por hobby e como não tenho máquinas tenho que fazer tudo na mão, mais mesmo assim da para chegar em um resultado satisfatório, como visto nas fotos.
:-D
Brasília
Imagem
[HOW TO] Limpeza Completa - Detail - http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=17&t=20495
gnrlp
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

Mensagempor sauloaguiar em Dom Mai 27, 2012 13:03

Nossa fiquei até com vergonha agora. Faz uns 2 meses que não lavo o carro.

Ótimo Post, bem detalhado. Parabéns!! (=D>)
Imagem
sauloaguiar
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

Nome: Saulo
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Laranja Spot

Mensagempor slashtoledo em Dom Mai 27, 2012 15:11

Parabéns , preciso fazer um trampo desse no meu . O duro é o trabalho que da .
Quando eu tinha carro branco era fácil de cuidar , agora e tal do vermelho modena é triste .
Ficou um otimo trabalho por ser trata do vermelho .
Mais uma vez parabéns !
slashtoledo
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Thiago
Punto: Sporting
Apelido do Punto: Joaninha

Mensagempor gnrlp em Dom Mai 27, 2012 15:59

sauloaguiar escreveu:Nossa fiquei até com vergonha agora. Faz uns 2 meses que não lavo o carro.
Ótimo Post, bem detalhado. Parabéns!! (=D>)

Valeu Saulo!

slashtoledo escreveu:Parabéns , preciso fazer um trampo desse no meu . O duro é o trabalho que da .
Quando eu tinha carro branco era fácil de cuidar , agora e tal do vermelho modena é triste .
Ficou um otimo trabalho por ser trata do vermelho .
Mais uma vez parabéns !

Vaaleu toledo. Realmente esse vermelho modena tem que ter um cuidado a mais heheh
:-D
Brasília
Imagem
gnrlp
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

Mensagempor Furieri em Dom Mai 27, 2012 16:42

Show de bola o seu trabalho, ficou lindo o carro...Já anotei uns produtos aqui para eu comprar, parabéns!!!
Furieri
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Guilherme
Punto: ELX 1.4

Mensagempor pecus em Dom Mai 27, 2012 17:10

Nossa, trampo de profissa...muito bom,valorizou mais ainda a máquina!! (=D>) (=D>)
pecus
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

Nome: marco
Punto: Attractive 1.4
Apelido do Punto: nave

Mensagempor miojao69 em Dom Mai 27, 2012 20:40

ae, vi essas fotos lah no db hehehe gosto de brincar com essas coisas tbm kkkkk
o punto ficou show mesmo!!!
abraç []