[HOW TO] Limpeza Completa - Detail

Não sei se esse é o local certo, se não for favor mover para a sessão correta.
Como não vi um tópico detalhado sobre limpeza interna/externa, achei que seria útil compartilhar com vcs o primeiro processo de "detail" completo que fiz no meu carro a algums semanas.
Depois de pesquisar muito sobre o assunto de "Detail" e comprar os produtos corretos de qualidade (quase todos importados), dei um tratamento completo no meu carro, que vai garantir proteção por um bom tempo.
Meu carro mesmo antes de ter esses produtos bons, eu sempre cuidei bem, mais calhou de ter que fazer o "detalhe" depois de uma viagem que fiz, onde o carro ficou bem sujo mesmo. Peguei chuva na estrada e ficou bem feio o carro kkkk.
Todo trabalho foi feio manualmente, pois moro em Apartamento e não tenho como usar uma Politriz ou Rodo Orbital.
Foram 7 horas de trabalho no sabado e 2 horas de trabalho no domingo.
Estado Inicial do Carro


Lavagem
Não tenho como postar fotos dessa parte pois como moro em Apto eu tenho que lavar no posto. Porém eu pago a mais para o cara para que eu possa lavar com minhas coisas
A lavagem é feita utilizando a técnica dos "dois baldes", um deles com o shampoo Meguiar "NXT Generation Car Wash" e o outro com água limpa para ir enxaguando as luvas. Dessa forma você evita de passar a luva com alguma particula que possa arranhar o carro.
As luvas usadas são "Wash Mitt Megguiars" e nas partes baixas do carro tipo saias e parte de baixo do parachoque uso uma esponja comum.
Parte Interna
Limpeza entre as portas e todas partes plásticas com APC Perol Citrus diluido em água na proporção de 1:10

Aqui tive que improvisar usando um pincel de maquiagem da esposa, hehehe

Para proteger e renovar as partes plásticas foi feita aplicação do "Natural Shine da Meguiars". A durabilidade dele é muito boa e o resultado final é show, bem diferente dos antigos silicones em gel que eu usava.

Correção na Pintura
Tinha alguns problemas na pintura, um esfolado na parte traseira prox a roda, e na frente devido a pedrinhas que bateram. (Acho que para quem costuma viajar nao tem como evitar esses buraquinhos pois sempre bate uma ou outra pedrinha na estrada)
Utilizei o Kit Tira Risco da Miromi, onde na foto se pode observar que tenho um vidrinho com a tinta vermelho modena e outro com verniz, além de uma lixa dagua e uma massa de polir. Não tenho muito experiencia nessa parte então o resultado não ficou 100% mais melhorou bastante.



Parte Externa
Primeiro eu retirei as paletas para fazer o recondicionamento e proteção delas com um produto chamado "Einszett Rubber Care Stick Gummi Pflege".

Depois um dos passos mais importantes quando se vai fazer um "detalhe" no carro, hora passar uma Clay Bar, nesse caso usei a "Bilt Hamber", que pelo que pesquisei é uma das melhores que existe, e o bom dela é que da para usar com água como lubrificante.
Para quem não conhece passar a Clay Bar serve para descontaminar a pintura, mesmo após o carro lavado existem muitos contaminantes impregnados na pintura, nas fotos a baixo vcs vão ver que a clay bar fica bem suja. Mais esse processo de passar a clay bar basta fazer uma vez por ano + ou -.
No inicio quase não tinha sujeira

Mais para passar no carro todo acabou ficando bem suja. No meu casso como o carro ainda está novo, menos 8 meses a clay bar ainda não ficou assim tão suja, para carros mais antigos as vezes precisa usar até mais de um pedaço de clay bar

Abaixo passando o removedor de Swilrs (marcas circulares). Essa parte foi sufoco, o produto não é fácil de aplicar manual, para resultado perfeito tinha que ser feito com máquina, foi muito trabalhoso para fazer a remoção. Não resolveu todos meus swrils, mais melhorou um pouco digamos que entre 40 e 50% a aparência dos swirls.

Segue um comparativo das marcas antes e depois da aplicaçãp, não sumiu mais melhorou. Para visualizar as marcas foi usada uma lanterna de Led.
Antes

Depois

Vidros
FOi feita limpeza interna e externa dos vidros com o "Glass Clener da Mothers" depois utilizei o "kit Car Lack 68" (amostra) no parabrisa e vidro traseiro. Esse kit carlack serve para limpeza profunda e para selar o vidro, o que da um resultado muito show de repelencia de agua por varios mesmos, e não sai com a lavagem.
Já peguei algumas chuvas depois que apliquei ele, e nem precisei ligar o limpador de parabrisas, os vidros parecem que nem se molham, resultado bem legal.
No teto, que é de vidro e nos vidros laterais, utilizei o selante "Klasse HGSG".

Rodas
As rodas foram lavadas com as escovas mothers que tenho usando "Autoshine bastistinha" para ajudar a dissolver as sujeiras mais dificeis e APC Perol diluido. Depois elas foram polidas com "Polidor de Rodas Mothers", e depois usei o selante "Klasse HGSG", o selante nesse caso da roda vai ajudar a evitar que as sujeiras se fixem na roda, ai na prox lavagem vai sair bem facil.
Nos pneus usei o pretinho "Endurance da Meguiars".
Aplicação do Selante na Pintura
Utilizei o selante "Klasse HGSG" (esse selante comprei 90 Mls de amostra dela, gastei apenas 25 mls em todo o carro). O Fabricante diz que dura até 9 meses sua proteção, tem uma alta repelência a água e protege muito a pintura.
Gostei muito do resultado, foi fácil aplicar e remover utilizando os aplicadores de espuma da Meguiars.
Segue uma foto do resultado final do carro após aplicação do selante.

Algumas Fotos Antes/Depois


Traseira Antes

Traseira Depois

Lateral Antes

Lateral Depois

Aplicação cera de Carnaúba
O Selante que foi Klasse que foi aplicado no sabado tem tempo de cura de 12 horas, então no dia seguinte, Domingo, apliquei a cera de carnauba da "Meguiars HiTech Yellow Wax/Paste".

Resultado final após a aplicação da cera de carnauba.


Bom tentei descrever resumidamente cada etapa. Mais quem tiver dúvida em alguma parte em especifica é so falar que detalho mais o processo e tento ajudar se possível.
E vale ressaltar para todos que a forma mais fácil e comum de se danificar a pintura, causando micro riscos, swirls e hologramas, é lavando da forma incorreta e com produtos inadequados.
Como não vi um tópico detalhado sobre limpeza interna/externa, achei que seria útil compartilhar com vcs o primeiro processo de "detail" completo que fiz no meu carro a algums semanas.
Depois de pesquisar muito sobre o assunto de "Detail" e comprar os produtos corretos de qualidade (quase todos importados), dei um tratamento completo no meu carro, que vai garantir proteção por um bom tempo.
Meu carro mesmo antes de ter esses produtos bons, eu sempre cuidei bem, mais calhou de ter que fazer o "detalhe" depois de uma viagem que fiz, onde o carro ficou bem sujo mesmo. Peguei chuva na estrada e ficou bem feio o carro kkkk.
Todo trabalho foi feio manualmente, pois moro em Apartamento e não tenho como usar uma Politriz ou Rodo Orbital.
Foram 7 horas de trabalho no sabado e 2 horas de trabalho no domingo.
Estado Inicial do Carro


Lavagem
Não tenho como postar fotos dessa parte pois como moro em Apto eu tenho que lavar no posto. Porém eu pago a mais para o cara para que eu possa lavar com minhas coisas
A lavagem é feita utilizando a técnica dos "dois baldes", um deles com o shampoo Meguiar "NXT Generation Car Wash" e o outro com água limpa para ir enxaguando as luvas. Dessa forma você evita de passar a luva com alguma particula que possa arranhar o carro.
As luvas usadas são "Wash Mitt Megguiars" e nas partes baixas do carro tipo saias e parte de baixo do parachoque uso uma esponja comum.
Parte Interna
Limpeza entre as portas e todas partes plásticas com APC Perol Citrus diluido em água na proporção de 1:10

Aqui tive que improvisar usando um pincel de maquiagem da esposa, hehehe

Para proteger e renovar as partes plásticas foi feita aplicação do "Natural Shine da Meguiars". A durabilidade dele é muito boa e o resultado final é show, bem diferente dos antigos silicones em gel que eu usava.

Correção na Pintura
Tinha alguns problemas na pintura, um esfolado na parte traseira prox a roda, e na frente devido a pedrinhas que bateram. (Acho que para quem costuma viajar nao tem como evitar esses buraquinhos pois sempre bate uma ou outra pedrinha na estrada)
Utilizei o Kit Tira Risco da Miromi, onde na foto se pode observar que tenho um vidrinho com a tinta vermelho modena e outro com verniz, além de uma lixa dagua e uma massa de polir. Não tenho muito experiencia nessa parte então o resultado não ficou 100% mais melhorou bastante.



Parte Externa
Primeiro eu retirei as paletas para fazer o recondicionamento e proteção delas com um produto chamado "Einszett Rubber Care Stick Gummi Pflege".

Depois um dos passos mais importantes quando se vai fazer um "detalhe" no carro, hora passar uma Clay Bar, nesse caso usei a "Bilt Hamber", que pelo que pesquisei é uma das melhores que existe, e o bom dela é que da para usar com água como lubrificante.
Para quem não conhece passar a Clay Bar serve para descontaminar a pintura, mesmo após o carro lavado existem muitos contaminantes impregnados na pintura, nas fotos a baixo vcs vão ver que a clay bar fica bem suja. Mais esse processo de passar a clay bar basta fazer uma vez por ano + ou -.
No inicio quase não tinha sujeira

Mais para passar no carro todo acabou ficando bem suja. No meu casso como o carro ainda está novo, menos 8 meses a clay bar ainda não ficou assim tão suja, para carros mais antigos as vezes precisa usar até mais de um pedaço de clay bar

Abaixo passando o removedor de Swilrs (marcas circulares). Essa parte foi sufoco, o produto não é fácil de aplicar manual, para resultado perfeito tinha que ser feito com máquina, foi muito trabalhoso para fazer a remoção. Não resolveu todos meus swrils, mais melhorou um pouco digamos que entre 40 e 50% a aparência dos swirls.

Segue um comparativo das marcas antes e depois da aplicaçãp, não sumiu mais melhorou. Para visualizar as marcas foi usada uma lanterna de Led.
Antes

Depois

Vidros
FOi feita limpeza interna e externa dos vidros com o "Glass Clener da Mothers" depois utilizei o "kit Car Lack 68" (amostra) no parabrisa e vidro traseiro. Esse kit carlack serve para limpeza profunda e para selar o vidro, o que da um resultado muito show de repelencia de agua por varios mesmos, e não sai com a lavagem.
Já peguei algumas chuvas depois que apliquei ele, e nem precisei ligar o limpador de parabrisas, os vidros parecem que nem se molham, resultado bem legal.
No teto, que é de vidro e nos vidros laterais, utilizei o selante "Klasse HGSG".

Rodas
As rodas foram lavadas com as escovas mothers que tenho usando "Autoshine bastistinha" para ajudar a dissolver as sujeiras mais dificeis e APC Perol diluido. Depois elas foram polidas com "Polidor de Rodas Mothers", e depois usei o selante "Klasse HGSG", o selante nesse caso da roda vai ajudar a evitar que as sujeiras se fixem na roda, ai na prox lavagem vai sair bem facil.
Nos pneus usei o pretinho "Endurance da Meguiars".
Aplicação do Selante na Pintura
Utilizei o selante "Klasse HGSG" (esse selante comprei 90 Mls de amostra dela, gastei apenas 25 mls em todo o carro). O Fabricante diz que dura até 9 meses sua proteção, tem uma alta repelência a água e protege muito a pintura.
Gostei muito do resultado, foi fácil aplicar e remover utilizando os aplicadores de espuma da Meguiars.
Segue uma foto do resultado final do carro após aplicação do selante.

Algumas Fotos Antes/Depois


Traseira Antes

Traseira Depois

Lateral Antes

Lateral Depois

Aplicação cera de Carnaúba
O Selante que foi Klasse que foi aplicado no sabado tem tempo de cura de 12 horas, então no dia seguinte, Domingo, apliquei a cera de carnauba da "Meguiars HiTech Yellow Wax/Paste".

Resultado final após a aplicação da cera de carnauba.


Bom tentei descrever resumidamente cada etapa. Mais quem tiver dúvida em alguma parte em especifica é so falar que detalho mais o processo e tento ajudar se possível.
E vale ressaltar para todos que a forma mais fácil e comum de se danificar a pintura, causando micro riscos, swirls e hologramas, é lavando da forma incorreta e com produtos inadequados.