Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to

Sei que o assunto já está bastante batido por aqui mas gostaria de deixar minha contrbuição para o forum que já me ajudou bastante.
Após quase um ano com o carro e rodados mais de 30mil km entre viagens ao interior do estado e cidade, muito bem rodados por sinal, uma coisa que sempre me incomodou no carro foi a folga na alavanca (ja tive carros VW que p mim eram os melhores engates)... após muita pesquisa aqui no forum e uma ida a CC onde me cobraram a bagatela de 1500,00 pelo conjunto/cabo, a frustação era enorme. A cada dia que passava os engates ficavam mais dificil, a ré então nem se fala!!
Eis que procuro o meu mecanico de confiança (todos DEVEM obrigatoriamente ter um) que pediu para verificar a peça e que poderiamos fazer as buchas de tecnil para substituir as originais que são praticamente de papel, no inicio duvidei um pouco que resolveria. Aproveitando para uma revisao basica de troca de correia, rolamento, freios, etc resolvi tentar fazer a peça.
Resultado: a alavanca está que nem um carro no patio da CC... o prazer de dirigir voltou juntamente com os engates macios do cambio que nao briga mais comigo, rsrsrs
Estou postando as fotos abaixo para quem quiser fazer o mesmo, nao consegui tirar foto da bucha feita pois quando cheguei no torneiro ja estava no lugar, mas tem a antiga amaldiçoada para vcs ter ideia de como fica e a @#%$^&! de material que essas montadoras usam em nossos carros...
agora é so curtir e pilotar!!!
grande abraço e boa sorte a todos.
eomaiaNETO

Retirando o conjunto!

A situação da velha, aos pedaços!

Essa é o local onde fica a bucha! A nova ja no lugar.
.
Após quase um ano com o carro e rodados mais de 30mil km entre viagens ao interior do estado e cidade, muito bem rodados por sinal, uma coisa que sempre me incomodou no carro foi a folga na alavanca (ja tive carros VW que p mim eram os melhores engates)... após muita pesquisa aqui no forum e uma ida a CC onde me cobraram a bagatela de 1500,00 pelo conjunto/cabo, a frustação era enorme. A cada dia que passava os engates ficavam mais dificil, a ré então nem se fala!!
Eis que procuro o meu mecanico de confiança (todos DEVEM obrigatoriamente ter um) que pediu para verificar a peça e que poderiamos fazer as buchas de tecnil para substituir as originais que são praticamente de papel, no inicio duvidei um pouco que resolveria. Aproveitando para uma revisao basica de troca de correia, rolamento, freios, etc resolvi tentar fazer a peça.
Resultado: a alavanca está que nem um carro no patio da CC... o prazer de dirigir voltou juntamente com os engates macios do cambio que nao briga mais comigo, rsrsrs
Estou postando as fotos abaixo para quem quiser fazer o mesmo, nao consegui tirar foto da bucha feita pois quando cheguei no torneiro ja estava no lugar, mas tem a antiga amaldiçoada para vcs ter ideia de como fica e a @#%$^&! de material que essas montadoras usam em nossos carros...
agora é so curtir e pilotar!!!
grande abraço e boa sorte a todos.
eomaiaNETO

Retirando o conjunto!

A situação da velha, aos pedaços!

Essa é o local onde fica a bucha! A nova ja no lugar.
.