HOW TO: Reset do aviso de manutenção e troca de óleo.


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HOW TO: Reset do aviso de manutenção e troca de óleo.

Mensagempor Scorpio em Dom Jan 06, 2013 13:27

Reset e reprogramação do aviso de manutenção e troca de óleo.

Se você acha que o procedimento pode ser muito complicado, tem desinteresse ou só sabe criticar negativamente; sugiro que pare de ler aqui e aguarde 1000 quilômetros que os avisos de manutenção desaparecem. Já se quer que os avisos continuem funcionais, ou seja, avisem quando é necessária a troca de óleo e manutenção continue lendo.


Procedimento para reset e reprogramação para avisar a próxima manutenção e troca de óleo do Punto e Línea (todos os modelos)

Vou exemplificar com o Punto e-torq 1.6; se o seu veículo for outra versão procure o modelo do seu Fiat na lista do Multiecuscan.
os painéis (service) dos Puntos (Línea, Idea, Palio e toda linha Fiat OBD-2) são basicamente iguais então deve funcionar para todos os anos / modelos.

Este tópico é exclusivamente para o Multiecuscan for Windows para aplicativos Android post sua dúvida no tópico do link a seguir: viewtopic.php?f=10&t=26223&hilit

Nota: O ELM327 USB Vehicle OBD-2 + Multiecuscan além de zerar o contador de manutenção e troca de óleo, acessa o painel e blue&me, computador de bordo, ABS, airbag, CAN Setup, proxi alignment, código de erros gerais do veículo, sensor de estacionamento original Fiat, reset do sistema de injeção, alteração da quilometragem, visualização de parâmetros da injeção, service internal reset, etc.

Aviso típico de manutenção e ou troca de óleo.

Punto 2007 -> 2012
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Punto 2013 ->
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O que você vai precisar:

1- ELM327 USB Vehicle OBD-2 Scanner Tool (OBD - On Board Diagnosis)
2- Um computador com o Windows (preferencialmente notebook com o XP)
3- Software Multiecuscan 1.3 ou superior (deve ser registered)


1- O ELM327 USB Vehicle OBD-2 Scanner Tool pode ser facilmente comprado na DealExtreme.

SKU: 28528: http://dx.com/p/elm327-usb-vehicle-obd- ... tool-28528

(click na imagem para ampliar)
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Se o Multiecuscan não reconhecer todos os dispositivos (connection failed) será necessário remover o resistor R04 de 120 Ohms (foto 2).
Se o seu ELM327 não for exatamente igual ao da foto 2 consulte o link abaixo para maiores informações.

Faulty ELM 327 interfaces de-mystified: http://forum.multiecuscan.net/viewtopic.php?f=5&t=1493


Foto 1
(click na imagem para ampliar)
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Foto 2
(click na imagem para ampliar)
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A interface ELM327 deve ser conectada na porta OBD-2 que no Punto fica na caixa de fusíveis abaixo do volante. (ver foto abaixo)
(click na imagem para ampliar)
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2- Computador com o Windows (preferencialmente notebook com o XP)

Drivers USB do ELM327 USB Vehicle OBD-2 Scanner Tool para o Windows XP, Vista, 7 e 8.

Drivers Windows XP: http://www.totalcardiagnostics.com/file ... tified.zip
Drivers Vista, 7, 8 e 10: http://www.totalcardiagnostics.com/file ... 64_x86.zip


3- Software Multiecuscan (deve ser registered): http://www.multiecuscan.net

Ajuste da interface do Multiecuscan para o ELM327 USB Vehicle OBD-2 Scanner Tool
Utilize o [Scan For Interfaces]

Imagem


-------------------------

Reset do aviso de troca de óleo e manutenção do Punto e-torq 1.6.

(click na imagem para ampliar)
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:arrow: Reset do aviso de troca de óleo.
(click na imagem para ampliar)
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:arrow: Reset do aviso de manutenção.
(click na imagem para ampliar)
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:arrow: Não receber mais avisos de manutenção e ou troca de óleo
Para não receber mais os avisos de manutenção e ou troca de óleo basta “zerar” o “Number of services” e o “Oil change service number”
Entretanto perderá o aviso de troca / revisão nas quilometragens recomendadas.

(click na imagem para ampliar)
Imagem


:arrow: EXTRA 01: Para quem se sente incomodado com o beep do cinto de segurança da para desabilita-lo mantendo somente a informação visual no painel.

(click na imagem para ampliar)
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:arrow: EXTRA 02: Para quem tem o Punto equipado com câmbio Dualogic o Multiecuscan Versão 2.2, ou mais recente, conecta ao sistema Dualogic
e tem a função despressurizar o sistema alem de muitas outras funções de ajustes e testes.

(click na imagem para ampliar)
Imagem


(click na imagem para ampliar)
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Notas:

01- A versão Multiecuscan 1.3 ou superior contempla a injeção Magneti Marelli IAW7GF que é utilizada pela maioria dos Fiat e-torq; além de zerar o contador de manutenção e troca de óleo, acessa o painel e blue&me, computador de bordo, ABS (requer alteração no soquete do ELM327), airbag, CAN Setup, proxi alignment (cuidado ao fazer proxi alignment com scanner xingling), código de erros gerais do veículo, sensor de estacionamento original Fiat, reset do sistema de injeção, alteração da quilometragem, visualização de parâmetros da injeção, service internal reset, etc.

02- Simulei um código de erro retirando o rele da bomba de combustível e consegui apaga-lo sem problemas com Multiecuscan 1.3, além do reset do aviso de manutenção e troca de óleo.

03- Se ao conectar um módulo aparecer ISO inválido isso é provocado por algum tipo de equipamento que seu Punto tem, como por exemplo, um rádio sem sistema CAN enquanto o Multiecuscan espera encontrar um radio com o sistema CAN. Ao pressionar F11 "Scan" no Multiecuscan deve aparecer uma lista de unidades de controle e os seus respectivos códigos ISOs, observe o código ISO correspondente quando você receber o erro "invalid ISO code". No geral esse aviso pode ser ignorado.



Importante: Se você não tem conhecimento básico como funciona uma ECU automotiva e ou não lê inglês não fique mexendo no que não sabe pois pode, por exemplo, alterar a quilometragem do seu veiculo para um valor maior que o real e não conseguir mais voltar a quilometragem ou ainda “travar” o funcionamento de algum dispositivo como ABS, airbag, Sistema CAN, injeção, etc. e por consequência seu veiculo irá requer reparos especializados, ou seja, se não sabe o que esta fazendo não faça. Se fizer saiba que esta fazendo por sua conta e risco.

Important: Attempt all work at your own risk. The author bears no responsibility for improper or unsafe repairs, injury, or damages to property that may result from your work by this how-to. If you do not know (or understand) what you are doing, don't do it.

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Re: HOW TO: Reset do aviso de manutenção e troca de óleo.

Mensagempor wellington tessarolo em Dom Jan 06, 2013 18:14

Muito bom este equipamento. Vou tentar comprar, pois pelo que percebi nas fotos, da para acessar outras informações da central
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Re: HOW TO: Reset do aviso de manutenção e troca de óleo.

Mensagempor Scorpio em Dom Jan 06, 2013 21:37

wellington tessarolo escreveu:Muito bom este equipamento. Vou tentar comprar, pois pelo que percebi nas fotos, da para acessar outras informações da central

Quando levei o Punto (e-torq) para atualização (telecarregamento) da injeção Magneti Marelli IAW 7GF no final pedi que fizessem um reset, mas o técnico disse que como o carro estava com gasolina (nunca coloco etanol) não era necessário.

Apesar de ter melhorado bastante em baixas rpms notei alguns engasgos na saída do veiculo da posição inercial. Então, fiz o reset com o Multiecuscan:

- Colocação em zero do sensor de fase.
- Configurei para gasolina (se tiver com álcool faça o ajuste para álcool).
- Reset da aprendizagem da relação ar/combustível.

Depois disso os engasgos desapareceram.

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Você pode baixar a versão free do Multiecuscan e executa-la no modo [Simulate] para visualizar o que o software suporta.

Multiecuscan Free: http://www.multiecuscan.net
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Re: HOW TO: Reset do aviso de manutenção e troca de óleo.

Mensagempor Febezza em Seg Jan 07, 2013 01:09

Tenho aqui o ELM Bluetooth, tenho o FES versão 3.6.2, porém não consegui fazer com que ele conectasse a central ;/
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Re: HOW TO: Reset do aviso de manutenção e troca de óleo.

Mensagempor Scorpio em Seg Jan 07, 2013 07:37

Febezza escreveu:Tenho aqui o ELM Bluetooth, tenho o FES versão 3.6.2, porém não consegui fazer com que ele conectasse a central ;/

A placa do seu ELM Bluetooth é igual ao da foto abaixo?

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Re: HOW TO: Reset do aviso de manutenção e troca de óleo.

Mensagempor VLA em Seg Jan 07, 2013 09:32

belo tutorial! (=D>)
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Re: HOW TO: Reset do aviso de manutenção e troca de óleo.

Mensagempor Febezza em Seg Jan 07, 2013 21:09

Scorpio escreveu:
Febezza escreveu:Tenho aqui o ELM Bluetooth, tenho o FES versão 3.6.2, porém não consegui fazer com que ele conectasse a central ;/

A placa do seu ELM Bluetooth é igual ao da foto abaixo?

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Não sei, pois não consegui abri-lo, mas ele é id~entico a esse:

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Re: HOW TO: Reset do aviso de manutenção e troca de óleo.

Mensagempor Scorpio em Seg Jan 07, 2013 22:28

Febezza escreveu:Não sei, pois não consegui abri-lo, mas ele é id~entico a esse:

Devem ser placas diferentes, pois o seu tem cinco leds...
O primeiro passo é abrir para ver o tipo de placa e saber se será necessário remover um resistor ou fazer outra adaptação para que o ELM 327 reconheça a rede CAN bus do seu Punto.

De qualquer forma para fazer a alteração terá que abrir o plastic case.
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Re: HOW TO: Reset do aviso de manutenção e troca de óleo.

Mensagempor Febezza em Ter Jan 08, 2013 14:37

Consegui desmontar, removi a placa e tirei uma foto

Dá uma olhada Scorpio

http://tinypic.com/r/fvi4c6/6
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Re: HOW TO: Reset do aviso de manutenção e troca de óleo.

Mensagempor Scorpio em Ter Jan 08, 2013 16:42

Em geral para essas interfaces ELM Bluetooth a remoção do resistor R04 (ver figura abaixo) resolve o problema do acesso a rede CAN. Antes de remover (dessoldar) o R04 marque o numero impresso no resistor (esse numero indica o valor do resistor SMD) para que se o mesmo for danificado durante a remoção ele possa ser substituído e recolocado se for o caso.

(click na imagem para ampliar)
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