HOW T0 - Troca do fluído do arrefecimento E-torq 1.8 ou 1.6

Tirei o fim de semana para remover o Paraflu do Linea e colocar um aditivo de melhor qualidade (minha percepção). Segue o passo a passo realizado.
1 - Abrir o dreno inferior do radiador para remover o liquido antigo. Fui enchendo o reservatório com água de torneira até ela sair cristalina.

2 - Fechei o dreno do radiador e abri o dreno de saída do motor. Mesmo procedimento, água no reservatório até sair água limpa do dreno.

3 - Abrir o dreno inferior do radiador para zerar a água. Nesse ponto ele ficou cheio novamente pois foi colocado água pra limpar o bloco.
4 - Fechar o dreno inferior e abri o dreno superior do radiador.

5 - Encher o reservatório com o novo fluído, já diluído na proporção correta, até sair o liquido do dreno superior do radiador. Quando começar a sair só liquido, sem ar, fechar o dreno
6 - Seguir enchendo com o fluído novo, agora até sair o fluído pelo dreno de saída do bloco (passo 2). Assim que começar a sair o novo fluído desse dreno, sem ar, fechar.
7 - Completar o nível até a marca MAX.

Após isso, deixei o motor ligado em marcha lenta até acionar 2 vezes a ventoinha (98ºC). Fui acompanhando a subida da temperatura pelo MultiECUScan. Consegui comprovar também que a termostática está boa, ela abriu somente a exatos 92ºC.
Depois do procedimento, é normal o nível baixar pois alguma bolha de ar que ali estava, foi parar no reservatório. Pra mim baixou do MAX até a marca MIN. Aguardei esfriar o motor e completei até a marca MAX novamente.
Após a troca, fiz uma viagem de 130Km, tudo normal, não baixou mais o nível.
1 - Abrir o dreno inferior do radiador para remover o liquido antigo. Fui enchendo o reservatório com água de torneira até ela sair cristalina.

2 - Fechei o dreno do radiador e abri o dreno de saída do motor. Mesmo procedimento, água no reservatório até sair água limpa do dreno.

3 - Abrir o dreno inferior do radiador para zerar a água. Nesse ponto ele ficou cheio novamente pois foi colocado água pra limpar o bloco.
4 - Fechar o dreno inferior e abri o dreno superior do radiador.

5 - Encher o reservatório com o novo fluído, já diluído na proporção correta, até sair o liquido do dreno superior do radiador. Quando começar a sair só liquido, sem ar, fechar o dreno
6 - Seguir enchendo com o fluído novo, agora até sair o fluído pelo dreno de saída do bloco (passo 2). Assim que começar a sair o novo fluído desse dreno, sem ar, fechar.
7 - Completar o nível até a marca MAX.

Após isso, deixei o motor ligado em marcha lenta até acionar 2 vezes a ventoinha (98ºC). Fui acompanhando a subida da temperatura pelo MultiECUScan. Consegui comprovar também que a termostática está boa, ela abriu somente a exatos 92ºC.
Depois do procedimento, é normal o nível baixar pois alguma bolha de ar que ali estava, foi parar no reservatório. Pra mim baixou do MAX até a marca MIN. Aguardei esfriar o motor e completei até a marca MAX novamente.
Após a troca, fiz uma viagem de 130Km, tudo normal, não baixou mais o nível.