How-To – Reparar o capô do motor do Punto que não abre.

Instalações, montagens, alterações... Discuta aqui o passo-a-passo de como fazer. Tutoriais, Artigos e Dicas de como fazer em casa.

How-To – Reparar o capô do motor do Punto que não abre.

Mensagempor Scorpio em Dom Mar 30, 2014 22:24

Vamos tratar de um problema que afeta com alguma frequência o Punto.

O capô não abre pois fica preso pela trava de segurança por uma falha do projeto.
Segundo o gerente de pós-venda da Fiat Amazonas 98% dos casos de capô que não abre é a trava de segurança que bloqueia indevidamente o capô na posição fechado.

Material necessário para o reparo:

1- Chave estrela 10mm
2- Lima redonda para ferro diâmetro 5/16"
3- Bateria de 9 volts (será usada como calço)

Imagem

Este procedimento não é para caso (muito raro) de cabo quebrado.

(click na imagem para ampliar)
Imagem

1- Calce a alavanca de abertura do capô com a bateria de 9 volts; evite que alguém fique puxando a alavanca pois a pessoa pode puxar pouco e não vai abrir de forma alguma
ou muito e quebrar a alavanca.

Imagem

2- Com pequenos socos (punho) na ponta do capô (linha vermelha na foto abaixo) ele deve abrir com alguma facilidade.

Imagem

3- Verifique se a trava esta liberando completamente a tranca (circulo amarelo na foto abaixo) - limpe e lubrifique a trava

Imagem

4- O que impede o capô de abrir é a trava de segurança que pega no ponto indicado na foto abaixo

Imagem

5- Com a chave estrela de 10mm retire a trava de segurança (foto abaixo) e a bateria de 9 volts que esta travando a alavanca de abertura do capô; feche e abra o capô varias vezes para confirmar o problema causado pela trava de segurança.
Importante: Jamais transite com o veículo sem a trava de segurança.

Imagem

6- Com a lima abra os furos (setas amarelas na foto abaixo) para que a trava de segurança vá mais para frente.

Imagem

7- Depois de limar os furos (conforme indicação na foto acima) instale-o o mais para frente possível, amarre um barbante para que você possa puxar a trava de segurança caso a abertura do furo não tenha sido suficiente. Se o capô estiver abrindo sem enroscar remova o barbante verifique se a trava de segurança esta travando o capô com a fresta para colocar a mão e destravar.

8- Se o capô estiver desnivelado regule os batentes girando-os no sentido horário ou anti-horário. (ver foto abaixo)

Imagem

9- Confira o aperto dos parafusos da trava de segurança.

IMPORTANTE:

1- Jamais transite com o veículo sem a trava de segurança.
2- O procedimento errado pode causar a abertura do capô com o veiculo em movimento, portanto se tiver qualquer dúvida na realização do procedimento; não o faça! Procure a rede assistencial Fiat.
3- Uma alternativa é você imprimir esse procedimento e levar o veiculo no seu mecânico de confiança para que ele faça o procedimento.
4- Se fizer esse procedimento esteja ciente que é por sua conta e risco.

.

"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Scorpio
Moderador
Moderador

Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Prata Bari
Apelido do Punto: Punto

Re: How-To – Como reparar capô que não abre.

Mensagempor bondstrike em Dom Mar 30, 2014 23:29

bom tutorial, porém o problema do meu não era ai... era falta de lubrificação na trava, ela enroscava e não soltava o capô.
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
bondstrike
Piloto de Kart de feriado

Cor: Branco Banchisa

Re: How-To – Reparar capô que não abre.

Mensagempor Scorpio em Dom Mar 30, 2014 23:36

Uma regulagem dos batentes ou a lubrificação da fechadura aumenta a pressão para abrir soltando a trava de segurança.

Como foi dito acima; segundo o gerente de pós-venda da Fiat Amazonas 98% dos casos de capô que não abre é a trava de segurança que trava indevidamente o capô na posição fechado.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Scorpio
Moderador
Moderador

Mensagempor bondstrike em Dom Mar 30, 2014 23:44

Scorpio escreveu:Uma regulagem dos batentes ou a lubrificação da fechadura aumenta a pressão para abrir soltando a trava de segurança.

Como foi dito acima; segundo o gerente de pós-venda da Fiat Amazonas 98% dos casos de capô que não abre é a trava de segurança que trava indevidamente o capô na posição fechado.

entendi Scorpio, o meu foi muito simples de resolver... eventualmente passo óleo Singer na fechadura, após isso nunca mais deu problemas de enroscar

mas parabens pelo tuto, pessoal q esta com problema mais grave ja tem o q seguir pra resolver :-D
bondstrike

Mensagempor Scorpio em Dom Mar 30, 2014 23:53

bondstrike escreveu:entendi Scorpio, o meu foi muito simples de resolver... eventualmente passo óleo Singer na fechadura, após isso nunca mais deu problemas de enroscar

mas parabens pelo tuto, pessoal q esta com problema mais grave ja tem o q seguir pra resolver :-D

A ponta da trava de segurança pega incorretamente na chapa da estrutura (seta amarela na foto abaixo); uns Puntos pegam mais e travam indevidamente o capô, outros pegam menos e com uma regulagem dos batentes e ou lubrificação da fechadura destravam, mas a regulagem mais para frente da trava de segurança resolve definitivamente o problema.

Imagem
Scorpio
Moderador
Moderador

Mensagempor bondstrike em Seg Mar 31, 2014 01:36

Entendi Scorpio, qualquer dia pego pra mexer nisso e sigo seu tuto =)

Enviado através do meu Samsung Galaxy S4
bondstrike

Mensagempor VLA em Seg Mar 31, 2014 16:13

Bem interessante a dica. Tomara que nunca precise.

Uma única vez aconteceu uma situação comigo, mas parece q o capo ficou colado nos batentes de borracha, pois forçando com as pontas dos dedos logo se soltou.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
VLA
Moderador
Moderador

Nome: Vinicius

Mensagempor DUDUPB em Qua Abr 23, 2014 09:47

Scorpio sempre salvando o dia dos amigos do fórum! Excelente tutorial, enfrentei no feriadão esse problema com a trava do capô. Segui certinho o tutorial, só que, sou preguiçoso, ao invés de usar uma lima, comprei uma broca de furadeira para aço e saí aumentando o furo com a lateral da broca (larguei a furadeira para cima). Furadeira é bem mais rápido, agora é necessário cuidado, caso contrário, ficaremos igual ao LULA (não o molusco) kkk. O problema já havia ocorrido antes, um ano atrás, mas o capô abria, fui na concessionária, esperei umas 2 horas (logicamente não agendei nada), lubrificaram o mecanismo do capô, mas ele nunca abria direito. Nesse feriadão ele inventou de não abrir geral hahaha. Tempo gasto no procedimento: 10 minutos para ver o fórum, 10 minutos para comprar a broca, 10 minutos para desmontar a trava, limpar a sujeira, furar a peça, remontar e mais 5 minutos para varrer a garagem de casa, caso contrário, a madame ia ficar braba hahahaha. Cansei das concessionárias de João Pessoa, faço todas as manutenções em outros locais e, mesmo assim, quando posso fazer um ajuste em casa, olho aqui no forum e eu mesmo faço. O pós venda da Fiat, aqui em João Pessoa, é jocoso.
DUDUPB
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Eduardo
Punto: Attractive 1.4
Apelido do Punto: DUDUPB

Re: How-To – Reparar capô do motor que não abre.

Mensagempor Jorge Mendes em Qua Jul 02, 2014 13:03

Parabéns Scorpio. Seu tutorial me livrou de levar o carro para a oficina.
Jorge Mendes
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Jorge Mendes
Punto: Attractive 1.4

Re: How-To – Reparar capô do motor que não abre.

Mensagempor Hardsan em Ter Ago 12, 2014 16:05

O Meu ta com esse problema, já abri o capô umas duas ou três vezes usando uma chave de fenda, vou usar os primeiros passos do tutorial pra ver se resolvo o problema.
Como o carro ainda tá na garantia vou deixar pra fiat resolver caso seja mais séria a zica.
Hardsan
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Haroldo
Punto: Essence 1.6 16V DL
Cor: Preto Vesúvio

Próximo

Voltar para Artigos e How-to