HOW TO: Como verificar o estado do liquído de arrefecimento.

Como verificar o estado do líquido do sistema de arrefecimento
Através de dois testes será verificado a qualidade e a necessidade da substituição do líquido do sistema de arrefecimento.
Identificação dos componentes básicos do sistema de arrefecimento
(click na imagem para ampliar)

Líquido de arrefecimento.
O líquido de arrefecimento, fluido resultante da mistura de água e aditivos, circula por todo o sistema e tem como função resfriar o motor. Nível baixo pode indicar vazamento, ocasionado por falhas em peças do sistema pelos quais o líquido passa; como tubulações, bomba d’água, radiador, válvula termostática e demais componentes. Acontece que às vezes o motorista costuma colocar somente água e o percentual de aditivo, importante para controlar temperatura e prolongar a vida útil das peças, vai se reduzindo. No caso da Fiat o percentual recomendado é 50% de aditivo especificado no manual + 50% de água desmineralizada.
Como o líquido de arrefecimento é mantido em um circuito fechado o nível não deve baixar. Se precisar completar o nível com frequência, é porque o motor está perdendo o fluído de alguma forma, que pode não ser visível ou ainda o sistema pode conter ar que deve ser removido pelos sangradores. Nunca complete o nível até a boca do reservatório de expansão do líquido de arrefecimento. O reservatório precisa de um espaço para expansão do fluido quando aquecido. Respeite a indicação de nível máximo inscrita em relevo na peça. Se precisar trocar a tampa do reservatório, observe qual a pressão de funcionamento dela. A tampa contém uma válvula que alivia o sistema no caso da pressão aumentar além do especificado para proteger vedações, radiador, válvulas e retentores do sistema de arrefecimento.
Outro importante fator, geralmente negligenciado, é a condutividade elétrica do fluido de arrefecimento que esta intrinsecamente ligada corrosão galvânica.
TESTE 01 - Como verificar o percentual de aditivo do sistema de arrefecimento.
Para verificar o percentual de aditivo a base de etileno glicol utiliza-se um Termodensímetro ou um Refratômetro.
Medindo o percentual de aditivo utilizando um Termodensímetro da Wurth: O Termodensímetro é um instrumento bem simples de utilizar. Com o motor frio mergulhe o tubo do instrumento no fluido do radiador e aspire até que o reservatório do Termodensímetro esteja bem cheio e sem bolhas de ar. Este processo irá deslocar um determinado volume do líquido que será analisado, igualando na sequência o peso do líquido com o densímetro; neste momento anota-se a temperatura de congelamento (na imagem do Termodensímetro Wurth = -37,5°C); vire o aparelho e verifique na tabela a quantidade de aditivo do fluido do radiador em medição (na imagem do Termodensímetro Wurth a concentração de aditivo é de 50%). Este tipo de densímetro é calibrado para uma determinada temperatura (em geral 20°C), apesar de ser desconsiderada devido a pouca variação a precisão é comprometida se a medição não for executada na temperatura de calibração do equipamento.
Termodensímetro da Wurth
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Medindo o percentual de aditivo utilizando o Refratômetro P-RHA-200ATC calibrado: O teste do percentual de aditivo deve ser feito com o motor frio, para efetuar a medição pinga-se cerca de três gotas do liquido de arrefecimento, em concordância com a Figura 01, no prisma do Refratômetro que deve estar limpo e seco.
Olhando pelo visor será mostrada um imagem conforme a ilustração abaixo (Figura 02)
Para a concentração de 50% de aditivo a base de etileno glicol + 50% água no visor do Refratômetro será mostrado que o liquido de arrefecimento congelará a -37°C
No exemplo da Figura 02 a concentração de aditivo é de 40,5%
Figura 02

Refratômetro P-RHA-200ATC
(click na imagem para ampliar)

Figura 01

Pela maior precisão recomendo utilizar um Refratômetro com ATC - Temperature Compensation Range.
Corrosão galvânica por condutividade elétrica do liquido de arrefecimento.
Uma das características do líquido de arrefecimento é a alteração do pH, ou seja, ele pode se tornar ácido ou alcalino. Essa alteração aumenta a capacidade da solução conduzir corrente elétrica, provocando corrosão galvânica através da eletrólise nos componentes do motor que é composto por metais ou ligas com potenciais eletroquímicos diferentes acoplados um ao outro; como o cabeçote em liga de alumínio com diversas partículas de outros metais, como cobre, magnésio, manganês, silício e cromo, bloco do motor em ferro fundido, radiador em alumínio e alguns sensores e válvulas podem conter elementos em cobre e ou latão. A corrosão galvânica provoca ruptura de tubulações metálicas, danos ao radiador, bomba d’água, cabeçotes e bloco do motor, levando ao colapso do sistema de arrefecimento. Para evitar este fenômeno, devemos sempre manter o sistema devidamente conservado e aditivado na proporção adequada, já que, depois de iniciado, este processo não é reversível. A utilização de aditivo a partir deste momento só iria reduzir a velocidade da reação, retardando o aparecimento dos efeitos desta corrosão. (veja no Teste 2 como medir Intensidade de condutividade elétrica)
Abaixo, foto de um componente do sistema de arrefecimento atacado pela corrosão galvânica e cavitação.

TESTE 02 - Intensidade de condutividade elétrica - corrosão galvânica.
Faça o teste da Intensidade de condutividade elétrica do líquido de arrefecimento com o motor frio, o teste consiste em verificar a tensão existente entre o terminal negativo da bateria e o liquido de arrefecimento, utilizando um multímetro digital (não pode ser analógico) na escala de 20 volts DC.
Limpe a parte metálica (contato) das pontas de prova com um pano de algodão, coloque a ponta de prova positiva (vermelha) do multímetro no polo negativo da bateria, encoste a ponta negativa (preta) no polo negativo para descarregar cargas eletrostáticas; após, coloque a ponta de prova negativa do multímetro dentro do líquido de arrefecimento mantendo a ponta de prova positiva no polo negativo.
O valor indicado pelo multímetro não pode exceder a 0,3 Volts. Se for maior, o sistema precisa ser lavado e o liquido de arrefecimento substituído imediatamente.
Nota: Se a medição ficar inconstante limpe novamente a parte metálica (contato) das pontas de prova com um pano de algodão e repita o procedimento.
Multímetro digital típico

Notas:
1- Use sempre aditivo do sistema de arrefecimento homologado pela montadora do seu veículo.
2- Não misture aditivos de marcas e ou especificações diferentes.
Bibliografia:
- Manual de Arrefecimento MTE-Thomson
- Corrosion Control Cooling Systems - GE Water
Equipamentos:
- Refratômetro P-RHA-200ATC
- Termodensímetro da Wurth
- Multímetro Digital DT-9025A
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Identificação dos componentes básicos do sistema de arrefecimento
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O líquido de arrefecimento, fluido resultante da mistura de água e aditivos, circula por todo o sistema e tem como função resfriar o motor. Nível baixo pode indicar vazamento, ocasionado por falhas em peças do sistema pelos quais o líquido passa; como tubulações, bomba d’água, radiador, válvula termostática e demais componentes. Acontece que às vezes o motorista costuma colocar somente água e o percentual de aditivo, importante para controlar temperatura e prolongar a vida útil das peças, vai se reduzindo. No caso da Fiat o percentual recomendado é 50% de aditivo especificado no manual + 50% de água desmineralizada.
Como o líquido de arrefecimento é mantido em um circuito fechado o nível não deve baixar. Se precisar completar o nível com frequência, é porque o motor está perdendo o fluído de alguma forma, que pode não ser visível ou ainda o sistema pode conter ar que deve ser removido pelos sangradores. Nunca complete o nível até a boca do reservatório de expansão do líquido de arrefecimento. O reservatório precisa de um espaço para expansão do fluido quando aquecido. Respeite a indicação de nível máximo inscrita em relevo na peça. Se precisar trocar a tampa do reservatório, observe qual a pressão de funcionamento dela. A tampa contém uma válvula que alivia o sistema no caso da pressão aumentar além do especificado para proteger vedações, radiador, válvulas e retentores do sistema de arrefecimento.
Outro importante fator, geralmente negligenciado, é a condutividade elétrica do fluido de arrefecimento que esta intrinsecamente ligada corrosão galvânica.
TESTE 01 - Como verificar o percentual de aditivo do sistema de arrefecimento.
Para verificar o percentual de aditivo a base de etileno glicol utiliza-se um Termodensímetro ou um Refratômetro.

Termodensímetro da Wurth
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Olhando pelo visor será mostrada um imagem conforme a ilustração abaixo (Figura 02)
Para a concentração de 50% de aditivo a base de etileno glicol + 50% água no visor do Refratômetro será mostrado que o liquido de arrefecimento congelará a -37°C
No exemplo da Figura 02 a concentração de aditivo é de 40,5%
Figura 02

Refratômetro P-RHA-200ATC
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Figura 01

Pela maior precisão recomendo utilizar um Refratômetro com ATC - Temperature Compensation Range.

Uma das características do líquido de arrefecimento é a alteração do pH, ou seja, ele pode se tornar ácido ou alcalino. Essa alteração aumenta a capacidade da solução conduzir corrente elétrica, provocando corrosão galvânica através da eletrólise nos componentes do motor que é composto por metais ou ligas com potenciais eletroquímicos diferentes acoplados um ao outro; como o cabeçote em liga de alumínio com diversas partículas de outros metais, como cobre, magnésio, manganês, silício e cromo, bloco do motor em ferro fundido, radiador em alumínio e alguns sensores e válvulas podem conter elementos em cobre e ou latão. A corrosão galvânica provoca ruptura de tubulações metálicas, danos ao radiador, bomba d’água, cabeçotes e bloco do motor, levando ao colapso do sistema de arrefecimento. Para evitar este fenômeno, devemos sempre manter o sistema devidamente conservado e aditivado na proporção adequada, já que, depois de iniciado, este processo não é reversível. A utilização de aditivo a partir deste momento só iria reduzir a velocidade da reação, retardando o aparecimento dos efeitos desta corrosão. (veja no Teste 2 como medir Intensidade de condutividade elétrica)
Abaixo, foto de um componente do sistema de arrefecimento atacado pela corrosão galvânica e cavitação.


Faça o teste da Intensidade de condutividade elétrica do líquido de arrefecimento com o motor frio, o teste consiste em verificar a tensão existente entre o terminal negativo da bateria e o liquido de arrefecimento, utilizando um multímetro digital (não pode ser analógico) na escala de 20 volts DC.
Limpe a parte metálica (contato) das pontas de prova com um pano de algodão, coloque a ponta de prova positiva (vermelha) do multímetro no polo negativo da bateria, encoste a ponta negativa (preta) no polo negativo para descarregar cargas eletrostáticas; após, coloque a ponta de prova negativa do multímetro dentro do líquido de arrefecimento mantendo a ponta de prova positiva no polo negativo.
O valor indicado pelo multímetro não pode exceder a 0,3 Volts. Se for maior, o sistema precisa ser lavado e o liquido de arrefecimento substituído imediatamente.
Nota: Se a medição ficar inconstante limpe novamente a parte metálica (contato) das pontas de prova com um pano de algodão e repita o procedimento.
Multímetro digital típico

Notas:
1- Use sempre aditivo do sistema de arrefecimento homologado pela montadora do seu veículo.
2- Não misture aditivos de marcas e ou especificações diferentes.
Bibliografia:
- Manual de Arrefecimento MTE-Thomson
- Corrosion Control Cooling Systems - GE Water
Equipamentos:
- Refratômetro P-RHA-200ATC
- Termodensímetro da Wurth
- Multímetro Digital DT-9025A
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