HOW-TO: Como trocar o óleo do Dualogic
HOW-TO: Como trocar o óleo do Dualogic
Bom pessoal,
com algumas dicas do pessoal do PuntoClube, acabei realizando o procedimento de troca de óleo do sistema dualogic, meu carro é um Linea Absolute Dualogic 2009, o procedimento se aplique independente do modelo de carro, sendo Punto/Linea/Stilo/Idea ou Bravo, ou seja, aquele que usa o sistema robotizado Dualogic, inclusive o I-Motion da VW é igual.
Depois de muito ler, e pesquisar internet a fora, tomei coragem e realizei a troca, não tinha exatamente um problema na troca de marchas, mas a algum tempo eu notava que o nível de óleo no reservatório estava baixo, e a cor do mesmo um pouco escura, o correto é fazer a substituição em vez de completar, visto que neste caso o óleo apresentava cor bem mais turva que o normal, o óleo novo a cor é bem clara parecida com a cor do óleo comestível de soja.
Obviamente será necessário o uso de um scaner para fazer as ações no sistema dualogic, sagria do atuador, aprendizagem das marchas, para isso comprei o adaptador ELM 327 USB, e como software de comunicação usei o MultiECUSCAN versão 2.2 que acessa normalmente a central do dualogic.
O valor do litro do óleo é um pouco salgado, procurei em diversos lugares, inclusive nas concessionárias da VW, acabei comprando em uma loja especializada em peças genuínas Fiat da minha cidade, no valor de R$ 140,00 o litro, será necessário apenas 1 litro, no sistema irão aproximadamente 600ml.
A seguir irei descrever as etapas que fiz para realizar o procedimento.
- O carro

- O dia em que realizei o procedimento, na época tirei todas as fotos com o intuito de fazer um passo a passo para o clube, o tempo foi passando, até que realmente me sobrou um tempo e estou postando para ajudar aqueles que querem fazer sozinho o procedimento.

- Passo 1: Para conectar na central do câmbio Dualogic, será necessário o uso de um computador/notebook juntamente com o scaner igual ou similar ao da foto, bem como um software que faça a comunicação com a central, eu utilizei o MES(MultiEcuScan) 2.2, para ter acesso ao conector do scaner no carro, retire a tampa do compartimento que dá acesso à caixa de fusíveis no interior do carro, a mesma está localizada abaixo da direção.
- Scaner ELM 327 USB

- Acessando o conector de diagonóstico (a foto ficou escura, mas retirando a tampa é identificado rapidamente)

- Será necessário pelo menos 1 litro de Tutela CS Speed que é o óleo homologado pela Fiat para este sistema (código anotado de caneta), no reservatório cabem em torno de 600ml, o valor que paguei foi R$ 140,00 em uma loja autorizada Fiat.

- Passo 2: Com o capô aberto, olhando de frente para o motor, do lado direito, logo abaixo da bateria, haverá um defletor/proteção de alumínio ao qual está protegendo o reservatório do calor excessivo do motor. Para retirá-lo será necessário um chave de boca ou estrela nº 10, o modelo de chave fica a critério de cada um.

- Para melhor acesso, será necessário deslocar o reservatório de arrefecimento, não é necessário desligar nenhuma mangueira do sistema.

- A utilização de um pequeno espelho e uma lanterna é fundamental para identificar o nível correto no reservatório.


- Depois de retirar o defletor/protetor já é possível identificar o reservatório juntamente com o "acumulador de pressão" (peça em preto).


- O Defletor é preso por 3 parafusos chave 10'', dois em cima e um na frente do protetor.

- Fiz uma limpeza no defletor.

- Passo 3: Para retirar a tampa do reservatório será necessário realizar a despressurização do sistema via scaner, feito isso retirei a tampa com uso de alicate de pressão, sem apertar demais para não estragar o plástico, ela sai numa boa.
- Conectando à central do câmbio, lembrando que a chave deve estar em MAR (painel ligado) e motor desligado, câmbio em N (neutro) e com o pé no freio, durante todo o processo, senão o mesmo é abortado pelo sistema.


- Verificando erros.

- Em seguida vá na opção Parâmetros, neste caso a pressão inicial do acumulador era de 43bar (a voltagem da minha bateria estava baixa, a mesma estava um pouco ruim).

- Para efetuar a despressurização, vá até a opção "Ajustes", e efetue-a.


- Será necessário realizar 3 (três) operações de despressurização simultâneas, até que chegue a 0(zero) bar, a 1º despressurização ele chega em 39bar.

- Na segunda operação já irá a 16bar.

- A terceira e última operação, ficará em 0 bar.


- Após o término do procedimento acima, desligue a chave (STOP) para fazer o restante do processo abaixo, em hipótese alguma vire a chave em MAR com o reservatório aberto, ou seja, sem óleo no sistema, também evite fechar a porta e depois abri-la, pois ao abrir a bomba é acionada.
- Em seguida é só retirar a tampa do reservatório, usei um alicate de pressão.

- Depois de retirar a tampa, existe uma espécie de pré-filtro no reservatório, é apenas uma pequena telinha que impede que algum objeto estranho possa cair dentro do reservatório, ele sai facilmente, pode ser retirado com os dedos mesmo.


- Passo 4: Para retirar o óleo, eu usei uma engenhoca feita com a bomba de óleo de Fusca, mas pode ser facilmente retirado com o uso de uma seringa grande juntamente com a goma de soro compatível.

- A furadeira foi para agilizar o processo de extração do óleo, se eu tivesse uma parafusadeira teria sido melhor, seria mais fácil controlar a rotação de sucção da bomba.

- O óleo estava um pouco escuro, bem mais que o novo, coloquei umas gotas em uma folha de papel, mas não dá para perceber a tonalidade mais escura.

- O reservatório tinha muito pouco óleo, este foi o motivo que resolvi fazer a troca, eu já estava acompanhando a algum tempo, embora o funcionamento estava dentro da normalidade. Na foto é possível verificar a quantidade de óleo que tinha, usei um reservatório vazio com graduação para ter idéia, nitidamente não tinha 400ml.

- Depois de retirar todo o óleo, realizei um limpeza geral no reservatório, tanto interno quanto externo, a limpeza interna usei um tecido que não largasse fios, e com o auxílio de uma chave de fenda retirei os restinhos de óleo, deixando-o totalmente limpo para receber o óleo novo.

- Improvisei algo que coubesse no espaço e acertasse diretamente a boca do reservatório.


- Logo em seguida foi só completar o reservatório, tome por precaução colocar um pouco e ir motirando o nível para ver quanto falta até atingir a marca MAX do reservatório. Nesta foto o reservatório já está no nível correto, a próxima etapa é fechar a tampa e realizar os demais processos.

- Após completar o reservatório com óleo novo, vire a chave em MAR para que o sistema pressurize novamente, com o auxílio do espelho e da lanterna verifique o nível do reservatório, ele deve estar abaixo do MAX (sistema pressurizado), use novamente o scaner e despressurize o sistema, seguindo todas as etapas até 0bar, vá novamente ao cofre do motor e confira o nível, o mesmo deve voltar ao MAX (sistema despressurizado), se estiver em MAX está tudo bem, caso não esteja, complete-o novamente e efetue os passos novamente, lembrando que para completar é preciso que o sistema esteja despressurizado.
- Também será necessário fazer a sangria da embreagem, antes de começar o autoaprendizado.
- A última etapa é o autoaprendizado das marchas, depois de tudo certo lá no reservatório, conecte novamente o scaner e vá opção de autoaprendizagem, cada software pode ter um nome diferente para este menu, no caso do MES é " Serviço de autoajuste de fim de linha", nesta estapa o sistema fará o auto conhecimento de todas as marchas, ou seja, ele trocará automaticamente marcha a marcha até gravar o ponto de cada uma, no visor do carro o indicador de marcha mostrará as trocas, e será possível ouvir o barulho dos engates, bem como do acionamento da bomba, pois é necessário que a pressão esteja sempre constante por causa das várias trocas que o sistema efetua.


A critério de curiosidade, é possível verificar o nível de desgaste da embreagem, ao lado mostra o intervalo de valor que é admissível.

- Feito isso, feche tudo e vá dar uma volta com o carro, ao chegar novamente em casa, verifique o nível do reservatório só por precaução e por término do serviço, e curta seu carro, diminuiu os pequenos lags (trancos) de 1º para 2º, além das trocas ficarem muito mais suaves.
- O serviço é simples, não exige um conhecimento estratosférico, é apenas um passo a passo e uma intimidade com desmontar e montar alguma coisa no carro, o uso do scaner é simples dentro do mundo conectado que vivemos.
- Com a realização do serviço poupa-se alguns reais, creio que em torno de R$300,00 ou mais dependendo da oficina que se escolhe para levar o carro, e fora que a gente mesmo mexe no nosso carro, independente do horário, quanto ao tempo para realizar o serviço depende de quanto detalhista você é, pode ser feito em menos de 1h, ou mais detalhista (fica limpando tudo) tipo eu, em torno de umas 2horas ou mais, dependendo da pressa.
- Espero ter contribuido positivamente para o clube em termos da base de conhecimento e que ajude as pessoas a poderem fazer você mesmo a manutenção no seu carro.
- Agradecimento em especial ao JPromero e ao Scorpio (ambos sempre muito prestativos e atenciosos).
- Abraços a todos.
com algumas dicas do pessoal do PuntoClube, acabei realizando o procedimento de troca de óleo do sistema dualogic, meu carro é um Linea Absolute Dualogic 2009, o procedimento se aplique independente do modelo de carro, sendo Punto/Linea/Stilo/Idea ou Bravo, ou seja, aquele que usa o sistema robotizado Dualogic, inclusive o I-Motion da VW é igual.
Depois de muito ler, e pesquisar internet a fora, tomei coragem e realizei a troca, não tinha exatamente um problema na troca de marchas, mas a algum tempo eu notava que o nível de óleo no reservatório estava baixo, e a cor do mesmo um pouco escura, o correto é fazer a substituição em vez de completar, visto que neste caso o óleo apresentava cor bem mais turva que o normal, o óleo novo a cor é bem clara parecida com a cor do óleo comestível de soja.
Obviamente será necessário o uso de um scaner para fazer as ações no sistema dualogic, sagria do atuador, aprendizagem das marchas, para isso comprei o adaptador ELM 327 USB, e como software de comunicação usei o MultiECUSCAN versão 2.2 que acessa normalmente a central do dualogic.
O valor do litro do óleo é um pouco salgado, procurei em diversos lugares, inclusive nas concessionárias da VW, acabei comprando em uma loja especializada em peças genuínas Fiat da minha cidade, no valor de R$ 140,00 o litro, será necessário apenas 1 litro, no sistema irão aproximadamente 600ml.
A seguir irei descrever as etapas que fiz para realizar o procedimento.
- O carro

- O dia em que realizei o procedimento, na época tirei todas as fotos com o intuito de fazer um passo a passo para o clube, o tempo foi passando, até que realmente me sobrou um tempo e estou postando para ajudar aqueles que querem fazer sozinho o procedimento.

- Passo 1: Para conectar na central do câmbio Dualogic, será necessário o uso de um computador/notebook juntamente com o scaner igual ou similar ao da foto, bem como um software que faça a comunicação com a central, eu utilizei o MES(MultiEcuScan) 2.2, para ter acesso ao conector do scaner no carro, retire a tampa do compartimento que dá acesso à caixa de fusíveis no interior do carro, a mesma está localizada abaixo da direção.
- Scaner ELM 327 USB

- Acessando o conector de diagonóstico (a foto ficou escura, mas retirando a tampa é identificado rapidamente)

- Será necessário pelo menos 1 litro de Tutela CS Speed que é o óleo homologado pela Fiat para este sistema (código anotado de caneta), no reservatório cabem em torno de 600ml, o valor que paguei foi R$ 140,00 em uma loja autorizada Fiat.

- Passo 2: Com o capô aberto, olhando de frente para o motor, do lado direito, logo abaixo da bateria, haverá um defletor/proteção de alumínio ao qual está protegendo o reservatório do calor excessivo do motor. Para retirá-lo será necessário um chave de boca ou estrela nº 10, o modelo de chave fica a critério de cada um.

- Para melhor acesso, será necessário deslocar o reservatório de arrefecimento, não é necessário desligar nenhuma mangueira do sistema.

- A utilização de um pequeno espelho e uma lanterna é fundamental para identificar o nível correto no reservatório.


- Depois de retirar o defletor/protetor já é possível identificar o reservatório juntamente com o "acumulador de pressão" (peça em preto).


- O Defletor é preso por 3 parafusos chave 10'', dois em cima e um na frente do protetor.

- Fiz uma limpeza no defletor.

- Passo 3: Para retirar a tampa do reservatório será necessário realizar a despressurização do sistema via scaner, feito isso retirei a tampa com uso de alicate de pressão, sem apertar demais para não estragar o plástico, ela sai numa boa.
- Conectando à central do câmbio, lembrando que a chave deve estar em MAR (painel ligado) e motor desligado, câmbio em N (neutro) e com o pé no freio, durante todo o processo, senão o mesmo é abortado pelo sistema.


- Verificando erros.

- Em seguida vá na opção Parâmetros, neste caso a pressão inicial do acumulador era de 43bar (a voltagem da minha bateria estava baixa, a mesma estava um pouco ruim).

- Para efetuar a despressurização, vá até a opção "Ajustes", e efetue-a.


- Será necessário realizar 3 (três) operações de despressurização simultâneas, até que chegue a 0(zero) bar, a 1º despressurização ele chega em 39bar.

- Na segunda operação já irá a 16bar.

- A terceira e última operação, ficará em 0 bar.


- Após o término do procedimento acima, desligue a chave (STOP) para fazer o restante do processo abaixo, em hipótese alguma vire a chave em MAR com o reservatório aberto, ou seja, sem óleo no sistema, também evite fechar a porta e depois abri-la, pois ao abrir a bomba é acionada.
- Em seguida é só retirar a tampa do reservatório, usei um alicate de pressão.

- Depois de retirar a tampa, existe uma espécie de pré-filtro no reservatório, é apenas uma pequena telinha que impede que algum objeto estranho possa cair dentro do reservatório, ele sai facilmente, pode ser retirado com os dedos mesmo.


- Passo 4: Para retirar o óleo, eu usei uma engenhoca feita com a bomba de óleo de Fusca, mas pode ser facilmente retirado com o uso de uma seringa grande juntamente com a goma de soro compatível.

- A furadeira foi para agilizar o processo de extração do óleo, se eu tivesse uma parafusadeira teria sido melhor, seria mais fácil controlar a rotação de sucção da bomba.

- O óleo estava um pouco escuro, bem mais que o novo, coloquei umas gotas em uma folha de papel, mas não dá para perceber a tonalidade mais escura.

- O reservatório tinha muito pouco óleo, este foi o motivo que resolvi fazer a troca, eu já estava acompanhando a algum tempo, embora o funcionamento estava dentro da normalidade. Na foto é possível verificar a quantidade de óleo que tinha, usei um reservatório vazio com graduação para ter idéia, nitidamente não tinha 400ml.

- Depois de retirar todo o óleo, realizei um limpeza geral no reservatório, tanto interno quanto externo, a limpeza interna usei um tecido que não largasse fios, e com o auxílio de uma chave de fenda retirei os restinhos de óleo, deixando-o totalmente limpo para receber o óleo novo.

- Improvisei algo que coubesse no espaço e acertasse diretamente a boca do reservatório.


- Logo em seguida foi só completar o reservatório, tome por precaução colocar um pouco e ir motirando o nível para ver quanto falta até atingir a marca MAX do reservatório. Nesta foto o reservatório já está no nível correto, a próxima etapa é fechar a tampa e realizar os demais processos.

- Após completar o reservatório com óleo novo, vire a chave em MAR para que o sistema pressurize novamente, com o auxílio do espelho e da lanterna verifique o nível do reservatório, ele deve estar abaixo do MAX (sistema pressurizado), use novamente o scaner e despressurize o sistema, seguindo todas as etapas até 0bar, vá novamente ao cofre do motor e confira o nível, o mesmo deve voltar ao MAX (sistema despressurizado), se estiver em MAX está tudo bem, caso não esteja, complete-o novamente e efetue os passos novamente, lembrando que para completar é preciso que o sistema esteja despressurizado.
- Também será necessário fazer a sangria da embreagem, antes de começar o autoaprendizado.
- A última etapa é o autoaprendizado das marchas, depois de tudo certo lá no reservatório, conecte novamente o scaner e vá opção de autoaprendizagem, cada software pode ter um nome diferente para este menu, no caso do MES é " Serviço de autoajuste de fim de linha", nesta estapa o sistema fará o auto conhecimento de todas as marchas, ou seja, ele trocará automaticamente marcha a marcha até gravar o ponto de cada uma, no visor do carro o indicador de marcha mostrará as trocas, e será possível ouvir o barulho dos engates, bem como do acionamento da bomba, pois é necessário que a pressão esteja sempre constante por causa das várias trocas que o sistema efetua.


A critério de curiosidade, é possível verificar o nível de desgaste da embreagem, ao lado mostra o intervalo de valor que é admissível.

- Feito isso, feche tudo e vá dar uma volta com o carro, ao chegar novamente em casa, verifique o nível do reservatório só por precaução e por término do serviço, e curta seu carro, diminuiu os pequenos lags (trancos) de 1º para 2º, além das trocas ficarem muito mais suaves.
- O serviço é simples, não exige um conhecimento estratosférico, é apenas um passo a passo e uma intimidade com desmontar e montar alguma coisa no carro, o uso do scaner é simples dentro do mundo conectado que vivemos.
- Com a realização do serviço poupa-se alguns reais, creio que em torno de R$300,00 ou mais dependendo da oficina que se escolhe para levar o carro, e fora que a gente mesmo mexe no nosso carro, independente do horário, quanto ao tempo para realizar o serviço depende de quanto detalhista você é, pode ser feito em menos de 1h, ou mais detalhista (fica limpando tudo) tipo eu, em torno de umas 2horas ou mais, dependendo da pressa.
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Re: HOW-TO: Como trocar o óleo do Dualogic
Parabens pelo How to...


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Re: HOW-TO: Como trocar o óleo do Dualogic
Muito bom. Parabéns!
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Re: HOW-TO: Como trocar o óleo do Dualogic
Valeu pelo tutorial cara, ta de parabens
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Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
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Re: HOW-TO: Como trocar o óleo do Dualogic
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Re: HOW-TO: Como trocar o óleo do Dualogic

João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
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ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
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Re: HOW-TO: Como trocar o óleo do Dualogic
Excelente how-to!!!!!



"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: HOW-TO: Como trocar o óleo do Dualogic
amigo blz? tenho adaptador como o seu e tb p software 2.2, mas tenho acesso somente a opção caixa de velocidades, esta correto isso?
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Re: HOW-TO: Como trocar o óleo do Dualogic
masterlixp escreveu:amigo blz? tenho adaptador como o seu e tb p software 2.2, mas tenho acesso somente a opção caixa de velocidades, esta correto isso?
Exato.
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Re: HOW-TO: Como trocar o óleo do Dualogic
Retirei um resistor vamos ver se da acesso a mais opções.
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