PROJETO: Caça Grilos no Punto (em standby)


Instalações, montagens, alterações... Discuta aqui o passo-a-passo de como fazer. Tutoriais, Artigos e Dicas de como fazer em casa.

PROJETO: Caça Grilos no Punto (em standby)

Mensagempor socket em Sex Nov 14, 2008 02:48

Olá pessoal...
Já iniciei este projeto há algum tempo e ele ainda está em andamento...
Mas vou compartilhar as fotos de todo o processo feito até agora...
Quem se interessar, já poderá ter uma idéia do que deve ser feito!

Trata-se de uma caça aos barulhos parasitas do carro. Como meu carro já tem mais de 1 ano e possui uma série de modificações, desde som na mala, rodas 17" e suspensão alterada, então é impossível mantê-lo sempre silencioso.

Então vamos aos procedimentos realizados...

Material utilizado:
Espuma/esponja fina e feltro ("cobertor de mendigo")
Imagem
Imagem

Passo 1: Colunas laterais dianteiras:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Ao encaixar a lateral, alguns pedaços de forração ficaram visíveis. Eles foram "eliminados" através de um empurrãozinho com chave de fenda.
Imagem

Passo 2: Colunas laterais traseiras:
Imagem
Imagem

Forração abaixo da cobertura do para-lamas interno.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Coluna reencaixada.
Imagem

O outro lado...
Imagem
Imagem
Imagem

Após remontar tudo, percebi que originalmente a coluna traseira bate no plástico, gerando algum ruído. Então apliquei um pequeno pedaço de forração entre as peças. Apesar de visível na foto, após o banco traseiro na posição correta, ela fica "invisível".
Imagem

Passo 3: Fundo do carpete dianteiro.
Como o carpete dianteiro é tratado com uma placa plástica interna, sempre que eu entrava no carro, ao pisar, ouvia uns "trec". Então coloquei a forração por baixo pra elevá-la e evitar que ocorressem tais estalos. Embora só tenha fotos do lado do passageiro, fiz no lado do motorista também.
Imagem
Imagem
Imagem

Abaixo do ventilador do ar condicionado (aos pés do passageiro)
Imagem

------------

Bom... vocês devem estar se perguntando: surtiu algum efeito?
Digo que sim, mas não 100%. Os ruídos nas colunas cessaram por completo. Alguns dos ruídos traseiros sumiram, mas o mais chato continuou. É tipo um grilo que estou achando que vem do banco e não das colunas. Eu nunca tive barulhos no banco traseiro e acho que agora ele está começando. Mas no geral acabei com muito "bate bate" lá atrás. Infelizmente devido ao meu som, eu não tenho como eliminar tudo por completo, uma vez que furei o tampão da mala e em ruas muitos esburacadas (de barro) ouve-se uma trepidação da mesma.

Os próximos passos serão as portas dianteiras, onde irei desmontá-las, forrá-las e depois passar manta asfáltica. Assim que eu as fizer, coloco fotos. Mas vai demorar pra fazer... meu tempo anda muito curto.

############################################################################
############################################################################

Editado (26/12/2008): Isolamento acústico das portas.

Agora com as "férias" de fim de ano (só 2 semanas :( ) pude dar seguimento ao meu projeto de caça grilos e ao mesmo tempo melhorar o rendimento do som nas portas do carro...

O procedimento foi vedar as portas dianteiras (tanto interna quanto externamente) com manta asfáltica adesiva.

Material utilizado:
- Paciência ao extremo (2 dias de trabalho)
- 2 rolos de manta asfáltica da VEDACIT (10m x 10cm)
- Chave philips (estrela)
- Chave Allen (sextavada)
- Luvas de borracha
- Algumas espumas e feltros (para complementar a forração)
- Tesoura ou estilete (para cortar a manta)
- Secador de cabelo da minha mãe (haha... pra dar uma esquentada na manta e dar melhor aderência)

Passos seguidos:

- Originalmente a forração da porta é uma espuma emborrachada (branca) muito fraca e barulhenta.
Imagem

- Sem dó nem piedade, arranquei a forração original. Essas espumas brancas já foram colocadas por mim no momento em que instalei meu som.
Imagem

- Restos da forração, lixo, e a manta asfáltica da VEDACIT.
Imagem

- Rolo de manta e a tesoura (que foi pro lixo no final pois tava mal de saúde já).
Imagem

- Luvas para proteger.
Imagem

- "SIFU" pra quem não gosta... :P
Imagem

- Companheiro de trabalho... (pra quem não conhece: Metallica - Death Magnetic)
Imagem

- Forrando as portas por dentro com a manta (há locais impossíveis de vedar, mas tentei vedar o máximo possível)
Imagem
Imagem
Imagem

- Após concluída a forração interna, passei para a externa. Coloquei feltro (cobertor de mendigo) no local acima para possíveis manutenções. Principalmente se eu quiser trocar as maçanetas e tal. Usei 2 presilhas e cola quente para prender o feltro. E ele é tão grosso que serve perfeitamente para a vedação sem comprometer todo o trabalho com a manta.
Imagem
Imagem

- Na parte do motor do vidro elétrico, antes de fechar com manta, coloquei uma espuma fina como proteção para evitar que a cola da manta colasse nas peças. O serviço não ficou muito bonito, mas ficou funcional.
Imagem



E este é o fim de todo o trabalho. As 2 portas dianteiras ficaram bem vedadas, onde todos os ruídos foram embora e meu som está rendendo horrores (vide vídeo). Uma coisa que gostei bastante é que quando fecho as portas, elas fecham como se fossem pedra, sem barulhos ocos. Coisa que antes sempre que batia a porta ouvia algo vibrar.

############################################################################
############################################################################

Editado (30/01/2009): Forração da "bomba de combustível".

Aproveitei que deixei meu banco traseiro na loja que pus o couro (mandei tirar umas manchas) e resolvi forrar a parte superior da bomba de combustível do carro. Isso diminui aquele barulhinho que vem lá de trás de quando o carro está ligado (zimmmmmmmmmmm). Confesso que esse barulho não se percebe com o carro todo montado (ou seja, todos os bancos). Mas sem bancos e mala aberta o barulho sobe e forte. Então resolvi botar algo ali pra abafar um pouco mais.
Se alguem quiser fazer isso... pra tirar o banco é super simples. Pega uma chave 13 e tira 2 parafusos que estão na frente dele. Pronto. Aí é só destravar o banco normalmente e tirar.

Não reparem na sujeira dos bancos de couro... Depois dessas fotos eu fiz uma hidratação pra ficarem limpinhos! :P

Aqui temos a mala já sem o carpete. Pra tirar o carpete é só ir "arrancando" aquelas travinhas pretas que tem. Lembrando que tem que tirar as travas pretas da soleira traseira tb.
Imagem

Colocando o cobertor de mendigo.
Imagem

Recolocando o carpete "original".
Imagem

E reencaixando as travinhas (reparem as peças pretas nesta foto e comparem com a anterior).
Imagem

É isso.

VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)


Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
socket
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 9024
Registrado em: Qui Fev 14, 2008 13:34
Localização: Portugal
Nome: Carlos
Punto: Não Tenho
Cor: Não Tenho

Re: PROJETO: Caça Grilos no Punto (em andamento)

Mensagempor cesco em Sex Nov 14, 2008 08:58

se meu sogro visse os teus projetos ele ia te chama de Tarado!!!
Respeitei! Que paciência.. Mas tinha tanto barulho assim??
cesco
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola
 
Mensagens: 389
Registrado em: Sáb Jul 19, 2008 13:55
Localização: Porto Alegre
Nome: cESCO
Punto: ELX 1.4
Cor: Preto Vulcano

Re: PROJETO: Caça Grilos no Punto (em andamento)

Mensagempor Willy em Sex Nov 14, 2008 10:08

Realemente trampo de primeira!
Na vila prudente tem uns caras que fazem esse trampo! O nome da empresa é zero-ruído!
Fazem um serviço de primeira! Acabam com qualquer barulho...
Mas são meio careiros. Lembro que num vectra 96, um conhecido meu gastou 900 reais. Mas o carro parecia novo!
Ja andei pensando em levar la...

Quero ver quando você chegar na parte das portas. A maioria dos barulhos no meu vêm das portas!

Abçs!
Imagem
->Punto Elx Cinza Scandiun<-
Clarion DXZ775usb : Diamond D3500.4 : Alpine MRP-M500 : Kit 2 vias Diamond D161 : Coaxial Cerwin Vega VEGA5
2 Subs Lightning Audio Strike s4.10.4 : Bluetooth Original : Xenon 6000k : TSW Pace 17" : GT Radial 215/45
Willy
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 930
Registrado em: Qui Fev 21, 2008 10:41
Localização: São Paulo
Nome: Willy
Punto: ELX 1.4
Cor: Cinza Cromo

Re: PROJETO: Caça Grilos no Punto (em andamento)

Mensagempor Thales em Sex Nov 14, 2008 11:02

o meu ta com grilo tbm, bem provável q seja no tampao do portamalas, acho q ela ta atritando com o plastico de revertimento da 5° porta. Os bancos estavam numa barulheira tbm, ai o Gustavobh me deu ideia de passar fita isolante, ele msm me ajudou a fazer, e ficou zero.
Punto ELX – Preto Vulcano

Imagem
Thales
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado
 
Mensagens: 1420
Registrado em: Ter Abr 08, 2008 23:10
Localização: Belo Horizonte-MG
Nome: Thales
Punto: ELX 1.4
Cor: Prata Bari

Re: PROJETO: Caça Grilos no Punto (em andamento)

Mensagempor Kunai em Sex Nov 14, 2008 11:39

O meu nao tá com grilo não, tá com uma orquestra, tá parecendo um chucalho de tanto barulho q tem dentro..... tipo não tenho essa habilidade Ninja do socket, mas se aqui tivesse alguem com essa habilidade "contratava" na hora... (:D)
Kunai
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola
 
Mensagens: 389
Registrado em: Qui Jul 03, 2008 21:53
Localização: João Pessoa
Punto: ELX 1.4
Cor: Laranja Spot

Re: PROJETO: Caça Grilos no Punto (em andamento)

Mensagempor ottonsilva em Sex Nov 14, 2008 17:47

o meu ta com um barulho na coluna traseira do passagerio, mais nao tenho certeza se eh na coluna ou nos bancos... ta chato. jah mexi em tudo. a solucao vai ser fazer igual o socket fez mesmo.. acho que pode ate ser a instalacao do sensor de estacionamento.. tirarei a tarde desse domingo pra fazer isso...
Punto Branco 08/09 elx
Xenon 10 k m1 em tudo.
sub 12 bravox endurance
antena shark slim Leandrini
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=4457
ottonsilva
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 127
Registrado em: Ter Ago 19, 2008 19:14
Localização: Roo
Nome: Otton Silva
Punto: ELX 1.4
Cor: Branco Banchisa
Apelido do Punto: fastasma

Re: PROJETO: Caça Grilos no Punto (em andamento)

Mensagempor darsh em Sex Nov 14, 2008 19:45

socket escreveu:Alguns dos ruídos traseiros sumiram, mas o mais chato continuou. É tipo um grilo que estou achando que vem do banco e não das colunas.


O meu tinha um barulho assim até se acentuar. Quando fui atras, descobri que o parafuso que prende o silenciador da descarga estava afrouxando com o tempo, originado um barulhinho irritante (e eu ia desmontar a mala inteira pra tentar descobrir alguma coisa hauiheuahuea). Da uma verificada nisso aí. =]
darsh
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Ago 26, 2008 22:54
Localização: São Luis/MA
Punto: ELX 1.4
Cor: Fosco

Re: PROJETO: Caça Grilos no Punto (em andamento)

Mensagempor BART em Sex Nov 14, 2008 21:58

Com vocês, o animado SOCKET!!! :D
Como queria ter essa paciência do nosso amigo...

Gente qto a este barulho no banco traseiro, acho q é bem simples, pelo menos no meu caso parou...cheguem os bancos dianteiro todo pra frente, daí rebatam o banco traseiro até sair por inteiro...se virem para achar uma posição que dê para vc empurrar bem forte e firme o assento do banco no seu encaixe (cuidado com o sinto de segurança neste momento, eles podem atrapalhar o encaixe) e façam a mesma coisa com o encosto...pronto o barulho não vem faz tempo, se bem q coloquei uma espuminha entre o tampo do porta malas e o banco!!
Imagem
BART
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 4505
Registrado em: Sex Fev 15, 2008 16:12
Localização: Belo Horizonte-MG
Punto: Não Tenho
Cor: Não Tenho
Apelido do Punto: SEMPRE INVOCADO

Re: PROJETO: Caça Grilos no Punto (em andamento)

Mensagempor socket em Sex Nov 14, 2008 23:47

cesco escreveu:se meu sogro visse os teus projetos ele ia te chama de Tarado!!!
Respeitei! Que paciência.. Mas tinha tanto barulho assim??


Bom... tanto barulho assim, não! O que acontece é que o carro começa a ficar "velho"... e as ruas esburacadas, calçadas e sem pavimentação vão folgando as peças. Então de que adianta eu só ajeitar uma coisa no carro e deixar as outras folgarem? Comecei a resolver tudo de uma vez. Os barulhos mesmo que eu tinha vinham de trás e alguns das colunas dianteiras (estes resolvi).
Mas no geral o carro é silencioso no asfalto... mas quando entra em rua calçada há sempre o treme treme de alguma coisa... e é isso que quero tirar do carro!

ottonsilva escreveu:o meu ta com um barulho na coluna traseira do passagerio, mais nao tenho certeza se eh na coluna ou nos bancos... ta chato. jah mexi em tudo. a solucao vai ser fazer igual o socket fez mesmo.. acho que pode ate ser a instalacao do sensor de estacionamento.. tirarei a tarde desse domingo pra fazer isso...


Eu tb pensava que era da coluna traseira... e terminei mexendo nela e não resolvendo. Como eu disse, desconfio ser do banco traseiro (ainda a verificar).

BART escreveu:Com vocês, o animado SOCKET!!! :D
Como queria ter essa paciência do nosso amigo...

Gente qto a este barulho no banco traseiro, acho q é bem simples, pelo menos no meu caso parou...cheguem os bancos dianteiro todo pra frente, daí rebatam o banco traseiro até sair por inteiro...se virem para achar uma posição que dê para vc empurrar bem forte e firme o assento do banco no seu encaixe (cuidado com o sinto de segurança neste momento, eles podem atrapalhar o encaixe) e façam a mesma coisa com o encosto...pronto o barulho não vem faz tempo, se bem q coloquei uma espuminha entre o tampo do porta malas e o banco!!


Eu já faço isso pra prender o meu banco traseiro devido à modificação na mala. Eu tenho que colocar todo o meu peso em cima do banco pra poder ficar "preso" no local certo e conseguir encaixar no trinco.
Mas o barulho do meu parece vir de cima e não de baixo...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)


Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
socket
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 9024
Registrado em: Qui Fev 14, 2008 13:34
Localização: Portugal
Nome: Carlos
Punto: Não Tenho
Cor: Não Tenho

Re: PROJETO: Caça Grilos no Punto (em andamento)

Mensagempor mrdot em Sáb Nov 15, 2008 07:32

coloca como fixo, como lah no clube peugeot, é muito importante. o meu por enquato so tem o da trava de rebatimento do banco traseiro lado direito
mrdot
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 221
Registrado em: Sáb Abr 05, 2008 17:32
Localização: Guarapuava PR
Nome: Air da Luz Junior
Punto: HLX 1.8
Cor: Preto Vulcano

Próximo

Voltar para Artigos e How-to

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante