PROJETO: Caça Grilos no Punto (em standby)

Olá pessoal...
Já iniciei este projeto há algum tempo e ele ainda está em andamento...
Mas vou compartilhar as fotos de todo o processo feito até agora...
Quem se interessar, já poderá ter uma idéia do que deve ser feito!
Trata-se de uma caça aos barulhos parasitas do carro. Como meu carro já tem mais de 1 ano e possui uma série de modificações, desde som na mala, rodas 17" e suspensão alterada, então é impossível mantê-lo sempre silencioso.
Então vamos aos procedimentos realizados...
Material utilizado:
Espuma/esponja fina e feltro ("cobertor de mendigo")


Passo 1: Colunas laterais dianteiras:




Ao encaixar a lateral, alguns pedaços de forração ficaram visíveis. Eles foram "eliminados" através de um empurrãozinho com chave de fenda.

Passo 2: Colunas laterais traseiras:


Forração abaixo da cobertura do para-lamas interno.




Coluna reencaixada.

O outro lado...



Após remontar tudo, percebi que originalmente a coluna traseira bate no plástico, gerando algum ruído. Então apliquei um pequeno pedaço de forração entre as peças. Apesar de visível na foto, após o banco traseiro na posição correta, ela fica "invisível".

Passo 3: Fundo do carpete dianteiro.
Como o carpete dianteiro é tratado com uma placa plástica interna, sempre que eu entrava no carro, ao pisar, ouvia uns "trec". Então coloquei a forração por baixo pra elevá-la e evitar que ocorressem tais estalos. Embora só tenha fotos do lado do passageiro, fiz no lado do motorista também.



Abaixo do ventilador do ar condicionado (aos pés do passageiro)

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Bom... vocês devem estar se perguntando: surtiu algum efeito?
Digo que sim, mas não 100%. Os ruídos nas colunas cessaram por completo. Alguns dos ruídos traseiros sumiram, mas o mais chato continuou. É tipo um grilo que estou achando que vem do banco e não das colunas. Eu nunca tive barulhos no banco traseiro e acho que agora ele está começando. Mas no geral acabei com muito "bate bate" lá atrás. Infelizmente devido ao meu som, eu não tenho como eliminar tudo por completo, uma vez que furei o tampão da mala e em ruas muitos esburacadas (de barro) ouve-se uma trepidação da mesma.
Os próximos passos serão as portas dianteiras, onde irei desmontá-las, forrá-las e depois passar manta asfáltica. Assim que eu as fizer, coloco fotos. Mas vai demorar pra fazer... meu tempo anda muito curto.
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Editado (26/12/2008): Isolamento acústico das portas.
Agora com as "férias" de fim de ano (só 2 semanas
) pude dar seguimento ao meu projeto de caça grilos e ao mesmo tempo melhorar o rendimento do som nas portas do carro...
O procedimento foi vedar as portas dianteiras (tanto interna quanto externamente) com manta asfáltica adesiva.
Material utilizado:
- Paciência ao extremo (2 dias de trabalho)
- 2 rolos de manta asfáltica da VEDACIT (10m x 10cm)
- Chave philips (estrela)
- Chave Allen (sextavada)
- Luvas de borracha
- Algumas espumas e feltros (para complementar a forração)
- Tesoura ou estilete (para cortar a manta)
- Secador de cabelo da minha mãe (haha... pra dar uma esquentada na manta e dar melhor aderência)
Passos seguidos:
- Originalmente a forração da porta é uma espuma emborrachada (branca) muito fraca e barulhenta.

- Sem dó nem piedade, arranquei a forração original. Essas espumas brancas já foram colocadas por mim no momento em que instalei meu som.

- Restos da forração, lixo, e a manta asfáltica da VEDACIT.

- Rolo de manta e a tesoura (que foi pro lixo no final pois tava mal de saúde já).

- Luvas para proteger.

- "SIFU" pra quem não gosta...

- Companheiro de trabalho... (pra quem não conhece: Metallica - Death Magnetic)

- Forrando as portas por dentro com a manta (há locais impossíveis de vedar, mas tentei vedar o máximo possível)



- Após concluída a forração interna, passei para a externa. Coloquei feltro (cobertor de mendigo) no local acima para possíveis manutenções. Principalmente se eu quiser trocar as maçanetas e tal. Usei 2 presilhas e cola quente para prender o feltro. E ele é tão grosso que serve perfeitamente para a vedação sem comprometer todo o trabalho com a manta.


- Na parte do motor do vidro elétrico, antes de fechar com manta, coloquei uma espuma fina como proteção para evitar que a cola da manta colasse nas peças. O serviço não ficou muito bonito, mas ficou funcional.

E este é o fim de todo o trabalho. As 2 portas dianteiras ficaram bem vedadas, onde todos os ruídos foram embora e meu som está rendendo horrores (vide vídeo). Uma coisa que gostei bastante é que quando fecho as portas, elas fecham como se fossem pedra, sem barulhos ocos. Coisa que antes sempre que batia a porta ouvia algo vibrar.
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Editado (30/01/2009): Forração da "bomba de combustível".
Aproveitei que deixei meu banco traseiro na loja que pus o couro (mandei tirar umas manchas) e resolvi forrar a parte superior da bomba de combustível do carro. Isso diminui aquele barulhinho que vem lá de trás de quando o carro está ligado (zimmmmmmmmmmm). Confesso que esse barulho não se percebe com o carro todo montado (ou seja, todos os bancos). Mas sem bancos e mala aberta o barulho sobe e forte. Então resolvi botar algo ali pra abafar um pouco mais.
Se alguem quiser fazer isso... pra tirar o banco é super simples. Pega uma chave 13 e tira 2 parafusos que estão na frente dele. Pronto. Aí é só destravar o banco normalmente e tirar.
Não reparem na sujeira dos bancos de couro... Depois dessas fotos eu fiz uma hidratação pra ficarem limpinhos!
Aqui temos a mala já sem o carpete. Pra tirar o carpete é só ir "arrancando" aquelas travinhas pretas que tem. Lembrando que tem que tirar as travas pretas da soleira traseira tb.

Colocando o cobertor de mendigo.

Recolocando o carpete "original".

E reencaixando as travinhas (reparem as peças pretas nesta foto e comparem com a anterior).

É isso.
Já iniciei este projeto há algum tempo e ele ainda está em andamento...
Mas vou compartilhar as fotos de todo o processo feito até agora...
Quem se interessar, já poderá ter uma idéia do que deve ser feito!
Trata-se de uma caça aos barulhos parasitas do carro. Como meu carro já tem mais de 1 ano e possui uma série de modificações, desde som na mala, rodas 17" e suspensão alterada, então é impossível mantê-lo sempre silencioso.
Então vamos aos procedimentos realizados...
Material utilizado:
Espuma/esponja fina e feltro ("cobertor de mendigo")


Passo 1: Colunas laterais dianteiras:




Ao encaixar a lateral, alguns pedaços de forração ficaram visíveis. Eles foram "eliminados" através de um empurrãozinho com chave de fenda.

Passo 2: Colunas laterais traseiras:


Forração abaixo da cobertura do para-lamas interno.




Coluna reencaixada.

O outro lado...



Após remontar tudo, percebi que originalmente a coluna traseira bate no plástico, gerando algum ruído. Então apliquei um pequeno pedaço de forração entre as peças. Apesar de visível na foto, após o banco traseiro na posição correta, ela fica "invisível".

Passo 3: Fundo do carpete dianteiro.
Como o carpete dianteiro é tratado com uma placa plástica interna, sempre que eu entrava no carro, ao pisar, ouvia uns "trec". Então coloquei a forração por baixo pra elevá-la e evitar que ocorressem tais estalos. Embora só tenha fotos do lado do passageiro, fiz no lado do motorista também.



Abaixo do ventilador do ar condicionado (aos pés do passageiro)

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Bom... vocês devem estar se perguntando: surtiu algum efeito?
Digo que sim, mas não 100%. Os ruídos nas colunas cessaram por completo. Alguns dos ruídos traseiros sumiram, mas o mais chato continuou. É tipo um grilo que estou achando que vem do banco e não das colunas. Eu nunca tive barulhos no banco traseiro e acho que agora ele está começando. Mas no geral acabei com muito "bate bate" lá atrás. Infelizmente devido ao meu som, eu não tenho como eliminar tudo por completo, uma vez que furei o tampão da mala e em ruas muitos esburacadas (de barro) ouve-se uma trepidação da mesma.
Os próximos passos serão as portas dianteiras, onde irei desmontá-las, forrá-las e depois passar manta asfáltica. Assim que eu as fizer, coloco fotos. Mas vai demorar pra fazer... meu tempo anda muito curto.
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Editado (26/12/2008): Isolamento acústico das portas.
Agora com as "férias" de fim de ano (só 2 semanas

O procedimento foi vedar as portas dianteiras (tanto interna quanto externamente) com manta asfáltica adesiva.
Material utilizado:
- Paciência ao extremo (2 dias de trabalho)
- 2 rolos de manta asfáltica da VEDACIT (10m x 10cm)
- Chave philips (estrela)
- Chave Allen (sextavada)
- Luvas de borracha
- Algumas espumas e feltros (para complementar a forração)
- Tesoura ou estilete (para cortar a manta)
- Secador de cabelo da minha mãe (haha... pra dar uma esquentada na manta e dar melhor aderência)
Passos seguidos:
- Originalmente a forração da porta é uma espuma emborrachada (branca) muito fraca e barulhenta.

- Sem dó nem piedade, arranquei a forração original. Essas espumas brancas já foram colocadas por mim no momento em que instalei meu som.

- Restos da forração, lixo, e a manta asfáltica da VEDACIT.

- Rolo de manta e a tesoura (que foi pro lixo no final pois tava mal de saúde já).

- Luvas para proteger.

- "SIFU" pra quem não gosta...


- Companheiro de trabalho... (pra quem não conhece: Metallica - Death Magnetic)

- Forrando as portas por dentro com a manta (há locais impossíveis de vedar, mas tentei vedar o máximo possível)



- Após concluída a forração interna, passei para a externa. Coloquei feltro (cobertor de mendigo) no local acima para possíveis manutenções. Principalmente se eu quiser trocar as maçanetas e tal. Usei 2 presilhas e cola quente para prender o feltro. E ele é tão grosso que serve perfeitamente para a vedação sem comprometer todo o trabalho com a manta.


- Na parte do motor do vidro elétrico, antes de fechar com manta, coloquei uma espuma fina como proteção para evitar que a cola da manta colasse nas peças. O serviço não ficou muito bonito, mas ficou funcional.

E este é o fim de todo o trabalho. As 2 portas dianteiras ficaram bem vedadas, onde todos os ruídos foram embora e meu som está rendendo horrores (vide vídeo). Uma coisa que gostei bastante é que quando fecho as portas, elas fecham como se fossem pedra, sem barulhos ocos. Coisa que antes sempre que batia a porta ouvia algo vibrar.
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Editado (30/01/2009): Forração da "bomba de combustível".
Aproveitei que deixei meu banco traseiro na loja que pus o couro (mandei tirar umas manchas) e resolvi forrar a parte superior da bomba de combustível do carro. Isso diminui aquele barulhinho que vem lá de trás de quando o carro está ligado (zimmmmmmmmmmm). Confesso que esse barulho não se percebe com o carro todo montado (ou seja, todos os bancos). Mas sem bancos e mala aberta o barulho sobe e forte. Então resolvi botar algo ali pra abafar um pouco mais.
Se alguem quiser fazer isso... pra tirar o banco é super simples. Pega uma chave 13 e tira 2 parafusos que estão na frente dele. Pronto. Aí é só destravar o banco normalmente e tirar.
Não reparem na sujeira dos bancos de couro... Depois dessas fotos eu fiz uma hidratação pra ficarem limpinhos!

Aqui temos a mala já sem o carpete. Pra tirar o carpete é só ir "arrancando" aquelas travinhas pretas que tem. Lembrando que tem que tirar as travas pretas da soleira traseira tb.

Colocando o cobertor de mendigo.

Recolocando o carpete "original".

E reencaixando as travinhas (reparem as peças pretas nesta foto e comparem com a anterior).

É isso.