How-to Instalando Filtro de Ar esportivo no 1.4 [Editado]

Instalações, montagens, alterações... Discuta aqui o passo-a-passo de como fazer. Tutoriais, Artigos e Dicas de como fazer em casa.

How-to Instalando Filtro de Ar esportivo no 1.4 [Editado]

por pedrinho-martines » Seg Fev 02, 2009 19:09

Boa noite galera do PuntoClube, fiz esse topico para mostrar a forma mais simples e mais barata de colocar o filtro esportivo no 1.4,eu mesmo instalei o filtro esportivo no meu 1.4, gosto de fazer esses serviços em casa e botei a mão na massa,1º compre o filtro esportivo,somente com ele na mão vc vai poder saber tudo que vc vai usar no projeto.Os materiais podem variar de filtro pra filtro, mais a maioria tem os mesmos encaixes de magueiras 2 e 1/2'' e 3''.

Materias necessarios:
Mangueira de passagem de ar(vai da sua preferencia, eu acho otimo utilizar PVC, por aguentar o calor e ser muito mais facil de achar)
Usei um tubo de 3'', não irão te vender menos de 1m, mais se usa uns 1/2 metro.
O corpo de borboleta tem 2'', então vc vai precisar de adptador, uma luva redução 75x50mm
1 cotovelo 90º de 2''
Vc também vai precisar de mangotes de silicone(isso é utilizado para fazer as imendas, 1 do filtro pra mangueira, outra da mangeira para a luva essas em 3'', e vc também vai precisar de mangotes de 2" um para luva e cotovelo e outra do cotovelo proi corpo de borboleta.(isso em silicone não achei e deve ser bem caro eu utilizei pedaços de um sealflex,isso é uma mangueira de borracha é só cortar alguns pedaços para fazer a imenda) essa mangueira era a velha que eu estava utilizando, vc vão ver como ela é nas fotos.
Pra quem não sabe oq são os mangotes, são essas borrachas azuis.
Imagem
A mangueira é quase igual a essa, só que sem esse aço por dentro, também pode ser essa é so tirar o espiral de aço.
Imagem

8 abraçadeiras de 3''
isso no meu é somente temporario, vc pode montar outra configuração como achar melhor, isso so dá uma ideia de como fazer do jeito mais simples possivel, o grande problema do 1.4 é que tem que retirar a tampa do motor, aonde fica o filtro de ar original.

Para soltar a caixa tem que puchar a tampa em sua direção assim a tampa sai ela é somente encaixada.
2 parafuso de cima
Imagem
2 de baixo, na verdade 1 visivel hehehe.
Imagem

Depois disso é só montar a tubulação do filtro, fiz uma bem reta, mais, mais se tiver tempo, e uma loja de materiais de consutrução perto hehehe, pode fazer o CAI contornando o motor, só que usa bem mais tubos e curvas, vou fazer isso mais pra frente.

Melhor lugar pra colocar o filtro, logico que ai não pode ser um muito grande(obs,essa é uma boa mangueira para fazer os mangotes para imendar os tubos)
Imagem

Imagem

osoEspero ter ajudado todos aqueles que querem colocar mais estão na duvida, da pra fazer isso de boa, é muito facil, somente trabalh. varios materiais eu já tinha, como os mangueiras de borracha que são mais dificeis de achar, só vai achar em lojas de conexões ou alguma mangueira parecida em lojas que vendem equipamentos para Arcondicionado, só tive que comprar as abraçadeiras, cotovelo e a luva de PVC 75x50(essa luva não aparece, por que esta na outra tubulação que fiz com pvc). Você não gasta muito, acredito que não gastei mais de R$100,00 o filtro foi R$70,00, acho que pra comprar tudo isso de deve gastar uns R$30,00 no maximo, o mais caro vai ser o sealflex.
Antes de colocar a mão na massa, pense como vai fazer, e com o filtro na mão veja aonde ele vai se encaixar melhor, fazendo igual eu fiz reto, sem curvas,é melhor para o fluxo de ar, mais como passa por cima do motor, pode aquecer a tubulação,e ar quente não é nada legal, o melhor é fazer contornando o motor, fazendo uma saida para o lado, igual ao do 1.8, só que alongando até a grade para pegar mais ar frio.
O resuldado achei bom, com o filtro na ''cara do gol'' pega um ar frio, e com o filtro original se tem um bom lugar para a captação de ar frio.O barulho mudou pouca coisa, só se nota com o capo aberto e quando coloca o menino pra andar :twisted:, nas com esticadas o barulho é bem legal, andando normalmente nem se percebe o barulho.
Mais uma vez espero ter ajudado, qualquer duvidas,sujestões, dicas,criticas é só falar. Abraço a todos (:D) .

DEIXANDO DE SER MANCO (:D) .
Editado pela última vez por pedrinho-martines em Seg Fev 23, 2009 18:32, em um total de 5 vezes.
Punto ELX 20007/2008
Calotas do Siena HLX 2009,filtro Esportivo, cristal vision + blue vision
Marea 1.8 16v SX 1999/2000
meu xodó,filtro Esportivo, rodas marea Turbo.

Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Name: Pedro
Punto: ELX 1.4
Color: Cinza Cromo (grey)
Punto Nickname: Manco

Re: How-to Instalando Filtro de Ar esportivo no 1.4

por pedrinho-martines » Seg Fev 02, 2009 19:26

:lol: Ha lembrei de mais uma coisa, quando for comprar o filtro esportivo, compre também um filtro pro respiro de oleo, é opicional, mais é bom pra não deixar o respiro solto ou então vai ter que adptar o respiro na tubulação, que foi o que fiz (:D) .
Punto ELX 20007/2008

Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por guto_ortega » Seg Fev 23, 2009 14:21

to pensando em colocar o filtro tbm, não rola adaptar essa tampa pra tentar ficar igual ao do 1.8?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Color: Preto Vulcano (black)
Punto Nickname: rubinho

por pedrinho-martines » Seg Fev 23, 2009 18:45

guto_ortega escreveu:to pensando em colocar o filtro tbm, não rola adaptar essa tampa pra tentar ficar igual ao do 1.8?

Acho que sim, só que vc vai ter que matar uma tampa dessa, vai ter que cortar, pra passar com a mangueira.

Se vc usa o carro muito acho que não compensa, o carro anda mais mesmo, só que tem fazer uma tubulação, fazer uma entrada pro respiro de oleo,etc etc etc etc, no 1.8 é so tirar É plugar a mangueira no filtro e ser feliz.

Se for fazer tem que fazer igual ao um membro que mando fazer em um tubo de aluminio, bem preso e com um filtro de respiro de oleo, é caro mais acho que vale mais a pena, pelo o que vi ele não teve dor de cabeça.
Punto ELX 20007/2008

Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Re: How-to Instalando Filtro de Ar esportivo no 1.4 [Editado]

por guto_ortega » Seg Fev 23, 2009 22:27

sei lá, sem a tampa da a impressão que ta faltando alguma coisa no motor hahahhaha sou fresco com essas coisas.
essa semana vou tirar as medidas e ver se rola....o ruim de corta a tampa é que não da pra voltar pro originial depois...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Punto Nickname: rubinho

por ammc150182 » Dom Mar 22, 2009 02:08

nao tem como colocar o filtro direto sem colocar esses tubos? pq nem dá para ver o filtro direito....
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Name: Ammc
Punto Nickname: comedor

por pedrinho-martines » Dom Mar 22, 2009 10:54

ammc150182 escreveu:nao tem como colocar o filtro direto sem colocar esses tubos? pq nem dá para ver o filtro direito....

Tem só que o carro iria ficar fraco e gastão, por que o filtro é colocado desse jeito para pegar um Ar mais frio, que no original e colocando ele direto iria pegar somente ar quente.
Punto ELX 20007/2008

Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Frmg » Ter Abr 07, 2009 01:00

Tão avançado assim na grade não tem problema em dias de chuva ???

Queria saber como é o sistema de escoamento de água nas entradas de ar de carro de F-1... Sim, pois em dias de chuva se entrar água pelos filtros prejudica o motor da mesma forma.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

Name: Frmg
Punto: Grande Punto (EU)
Color: Cinza Scandium (grey)
Punto Nickname: Punteco

por ammc150182 » Ter Abr 07, 2009 10:37

E se esse filtro ficasse na mesma posição em que fica o filtro do motor 1.8? porque mesmo sem ser chuva, quando ele mandar lavar o carro, o cara vai jogar agua pela grade e vai molhar tudo!!!!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Name: Ammc
Punto Nickname: comedor

por JERON » Ter Abr 07, 2009 12:58

muito feio esse PVC Tigre! (:D)

.
FOCUS 2.0 GHIA 06 + KA XR 1.6 07
Velha Guarda