HOW-TO: Desabilitando fechaduras e trocando maçanetas!!

Instalações, montagens, alterações... Discuta aqui o passo-a-passo de como fazer. Tutoriais, Artigos e Dicas de como fazer em casa.

HOW-TO: Desabilitando fechaduras e trocando maçanetas!!

Mensagempor Rush em Seg Mai 11, 2009 09:38

Ae pessoal, pra quem não quer ficar sem step ou sem os pertences de dentro do carro, ta aí o DIY.
O tempo pra fazer a segunda porta foi de 30min ou menos, depois de ter sacado todos os passos...

Pra desabilitar o tambor da fechadura, é extremamente facil, não atrapalha em nada a originalidade do carro... Porém eu acho que existe o contra do cara estragar o seu tambor tentando abrir o carro... Mas é um procedimento gratuito, que só toma 20 minutos pra cada porta... Totalmente recomendado o trampo.

Pra trocar a maçaneta pelas da porta de tras, existe o contra de ter de fazer a broca cantar na lata... Sem furadeira não dá montagem... Mas nao é um bicho de sete cabeças não, é só um furinho... E aqui, quem disse que não fura a lata, que a maçaneta encaixa e tal... sinto muito, é impossivel colocar sem furar...

E fazer o porta-malas também é muito facil...

Material necessário:

Esse topico: http://www.puntoclube.com/forum/viewtop ... f=17&t=220 ; (valeu Socket!)

Porém existe um passo extra pra montar o forro no lugar... Quando for encaixar o forro novamente, não de a cagada que dei de esquecer de encaixar a canaleta do vidro antes de colocar o forro no lugar... vc monta o forro de cima pra baixo.

Para desabilitar as maçanetas:
Estilete (opcional, mas altamente recomendado)
Chave Philips
Chave Allen

Para trocar as maçanetas:
Furadeira
Chave de boca, numero 6 ou 8, nao lembro...

Bom, vamos lá...
Depois de retirado o forro da porta, repita comigo:
"Prometo não ser burro e porco igual o Rush, e tentar retirar o forro branco que fica colado na porta sem estilete"
O forro vai rasgar... Um fato igual 2+2=4! E se vc passa o estilete na cola do forro, ela se "recompõe" de novo, igual aqualas fitas isolantes de auto-fusão.
Precisa abrir só uma janela, ali perto da maçaneta...
Veja que a maçaneta tem 2 hastes. Uma delas tranca a porta, a outra abre a porta.
Imagem

Se vc vai apenas desabilitar a fechadura, desencaixe apenas a primeira haste. É só puxar a haste que ela solta da maçaneta.
Imagem
Pronto, fechadura desabilitada.
Monte a porta e seja feliz...

Pra trocar as maçanetas:
Pra retirar a haste de abrir a porta, veja um breguete branco que abraça a haste.
Ele é um tipo de abraçadeira de encaixe, sendo que ele abraça a rosca da haste. Pra retirar, enfie a mào lá e puxe uma travinha nele pra abrir...
Imagem

Retire os 3 parafusos da maçaneta antiga e ranca ela fora.
Imagem

Comparei com um alicate a diferença de posição dos parafusos da maçaneta, pra vocês verem que não tem como encaixar na furação original...
Imagem

Eu quebrei um suportezinho lateral... veja que na traseira ele é maior... cheguei num ponto e tirei a @#%$^&! toda, porque ele não encaixa em nada...
Imagem
Imagem

Veja que é necessário trocar a haste de acionamento da porta, porque a haste da maçaneta traseira é muito menor que a dianteira... Outra coisa sem misterio, basta puxar de uma e encaixar na outra... Na maçaneta traseira, a haste sai por dentro, na dianteira, por fora... Não tem como montar identico, mas como o pino é flexivel, vc pode simplesmente trocar a haste, idependente do lado da montagem, e ao colocar a abraçadeira plastica, tudo se resolve... Ou seja, apenas troque a haste e não se preocupe!

Agora, a parte de doer o coração...
Pegue a broca e faça a furação... Eu não recomendo nem &@$%#! tentar entortar essas hastes pra casar com os parafusos da maçaneta, porque elas são estampadas da mesma chapa da porta... Ou seja, pode dar @#%$^&! visivel a olho nu... Preferi furar... E o jeitão do furo é esse. Ficou perfeito essa furação das fotos. Alinhamento 100%. Na primeira porta eu tentei oblongar o furo, nem precisa dizer a @#%$^&! que ficou....
Imagem

Imagem
Foto da maçaneta ja dentro da porta, devidametne furada.

E o furo do suporte de cima, depois de ver as fotos, não sei se ele é necessário... Mas quando estava montando, estava dando interferencia... ai removi com a broca... O furo inferior ficou perfeito, como vcs podem ver nas fotos...

Quanto a fixação, como os parafusos não estão encaixados nos furos mais, alguem pode pensar que fica bambo/frouxo... Nào fica, porque existe uma chapinha que vem na maçaneta que fixa muito bem o conjunto...

Depois é só montar a abraçadeira plastica que abre a porta, e pronto!!!

O porta-malas é mole também...
Basta tirar os 5 parafusos que prendem a capa de dentro (um deles fica no puxador).
Procurar a haste que liga a fechadura no trinco do porta-malas e tirar ela fora.
Essa eu tirei mesmo, pra não ficar solto lá dentro dando (mais) barulho...

Imagem

Rush
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Punto: Sporting
Cor: Vermelho Alpine

Re: HOW-TO: Desabilitando fechaduras e trocando maçanetas!!

Mensagempor elton em Seg Mai 11, 2009 10:15

Belíssimo How-To
Parabéns! (=D>)

Só por curiosidade, quanto vc pagou as novas maçanetas traseiras e a pintura delas?
Punto ELX 1.4 Vermelho Alpine
Tópico do meu carro
elton
Administrador
Administrador

Punto: ELX 1.4
Cor: Preto Vulcano
Apelido do Punto: Colorado

Mensagempor jaydee_ro em Seg Mai 11, 2009 10:36

Parabéns pelo tuto!!!
Vai ser de ótima valia :)
(=D>)
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
jaydee_ro
Velha Guarda
Velha Guarda

Nome: Rodrigo
Punto: Não Tenho
Cor: Não Tenho

Mensagempor AndreBsB em Seg Mai 11, 2009 11:20

Excelente!!! Até lembrou que preciso fazer isso no meu urgentemente.
AndreBsB
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

Nome: André
Punto: HLX 1.8
Cor: Prata Bari
Apelido do Punto: BESOURÃO

Mensagempor Rush em Seg Mai 11, 2009 11:43

elton escreveu:Belíssimo How-To
Parabéns! (=D>)

Só por curiosidade, quanto vc pagou as novas maçanetas traseiras e a pintura delas?

R$60,00 em cada, como pessoa Juridica, na concessionária AUTOMAX (BH)
Pra pintar, R$70 o par, pintado.
Ou seja, custo total de R$190.00

Ai vai outra dica.
Pra quem for pintar e não quiser deixar o carro pra acertar a cor, é só tirar o bocal do tanque de combustivel, retirando apenas 1 parafuso que fica ali perto do bocal de abastecimento... Ai vc deixa o bocal com o cara pra ele acertar a tinta das maçanetas e fica com o carros em bocal!
Rush
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Mensagempor Thomaz 05 em Seg Mai 11, 2009 20:18

Uma pergunta.. #@%&! o alarme o que fazer?
-> Bocão cromado colocado
-> Xenon H4 e H1
-> Molas JJ colocadas
Embreve fotos (até que fim).
Thomaz 05
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Thomaz
Punto: ELX 1.4
Cor: Prata Bari
Apelido do Punto: Brutus

Mensagempor socket em Seg Mai 11, 2009 20:42

Excelente tutorial...

Mas acabei de ver uma coisa que me deixou extremamente PUTO!

Essa haste de ferro que tem na maçaneta de baixo... que liga um parafuso no outro...
Meu carro tinha uma peça dessas solta dentro da porta... batendo de um lado pro outro...
Um dia abri a porta e tirei ela do fundo (dificuldade imensa)...
E levei na Fiat pra perguntar oq era (e tb deixei o carro pra uma revisao nos freios)...

Aí no fim do dia qdo fui buscar o carro... me disseram que essa peça não constava em canto nenhum no carro...
Que olharam no catalogo de peças (via computador) e não existia...
Aí me entregaram o carro e pedi a peça... mas eles tinham dado um fim nela...
Entretanto como, segundo eles, não era do carro... deixei pra lá... (já se vão mais de 8 meses)

E agora vi que é da maçaneta...
E atualmente minha maçaneta ta com uma certa folga quando abro... a base dá uma "dançada"...

O pior de tudo... é que antes dessa peça aparecer solta no meu carro... tinha sido feito um serviço na minha maçaneta pq o miolo não abria com a chave... (isso em outra concessionária)... Ou seja... o inteligente que remontou deixou cair e nem ligou pra isso...

Aí ao ver essa foto vi logo o motivo da folga...
E me dei mal pq acabei perdendo a peça!

#@%&! QUE PARIU...
(~X() (~X() (~X()
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
socket
Velha Guarda
Velha Guarda

Nome: Carlos

Mensagempor jaydee_ro em Seg Mai 11, 2009 23:16

O socket reagiu à maçaneta igual marido traído vendo foto da mulher com outro na internet... hahahahuhauhua
Desculpa a risada socket, seria engraçado se já não fosse trágico...
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
jaydee_ro
Velha Guarda
Velha Guarda

Nome: Rodrigo

Mensagempor Rush em Seg Mai 11, 2009 23:25

Socket, se vc nao for comprar uma original, sugiro fazer uma gambiarra usando aquela chapa de gabinete de PC, quando vc vai colocar alguma placa PCI e tem de retirar uma chapa do slot... sabe?
Furadeira e alicate... deve ficar bem parecido!
Rush
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Mensagempor socket em Ter Mai 12, 2009 12:18

jaydee_ro escreveu:O socket reagiu à maçaneta igual marido traído vendo foto da mulher com outro na internet... hahahahuhauhua
Desculpa a risada socket, seria engraçado se já não fosse trágico...

Ainda bem que é a maçaneta né... :P

Rush escreveu:Socket, se vc nao for comprar uma original, sugiro fazer uma gambiarra usando aquela chapa de gabinete de PC, quando vc vai colocar alguma placa PCI e tem de retirar uma chapa do slot... sabe?
Furadeira e alicate... deve ficar bem parecido!

Sei sim...
Tenho várias aqui sobrando...

Mas eu fui mexer nas maçanetas do carro... e as da frente (ambas) estão com uma folguinha. Mas essa folga é devido à "maleabilidade" das hastes de metal que seguram os parafusos (essas que são da cor do carro e vc mesmo fez os furos). Então tendo a chapinha ou não... vai ter essa folga...
A não ser que eu não tenha a chapa em nenhuma das duas né... hehe... (aí eu vou entrar na fiat com o carro pra cima da mesa dos funcionarios!)...
Quando tiver tempo vou dar uma reaperto pra ver a situação...

Mas eu ainda vou lá pedir a peça... eles vão ter que dar um jeito...
Se não obtiver sucesso... vou improvisar aqui com essa peça do gabinete...

Mas Rush, você com esses furos ao lado, acha que ficou realmente seguro? Acho que se o "malandrops" puxar com gosto, arranca tudo...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
socket
Velha Guarda
Velha Guarda

Nome: Carlos

Próximo

Voltar para Artigos e How-to