HOW-TO: Desabilitando fechaduras e trocando maçanetas!!

Ae pessoal, pra quem não quer ficar sem step ou sem os pertences de dentro do carro, ta aí o DIY.
O tempo pra fazer a segunda porta foi de 30min ou menos, depois de ter sacado todos os passos...
Pra desabilitar o tambor da fechadura, é extremamente facil, não atrapalha em nada a originalidade do carro... Porém eu acho que existe o contra do cara estragar o seu tambor tentando abrir o carro... Mas é um procedimento gratuito, que só toma 20 minutos pra cada porta... Totalmente recomendado o trampo.
Pra trocar a maçaneta pelas da porta de tras, existe o contra de ter de fazer a broca cantar na lata... Sem furadeira não dá montagem... Mas nao é um bicho de sete cabeças não, é só um furinho... E aqui, quem disse que não fura a lata, que a maçaneta encaixa e tal... sinto muito, é impossivel colocar sem furar...
E fazer o porta-malas também é muito facil...
Material necessário:
Esse topico: http://www.puntoclube.com/forum/viewtop ... f=17&t=220 ; (valeu Socket!)
Porém existe um passo extra pra montar o forro no lugar... Quando for encaixar o forro novamente, não de a cagada que dei de esquecer de encaixar a canaleta do vidro antes de colocar o forro no lugar... vc monta o forro de cima pra baixo.
Para desabilitar as maçanetas:
Estilete (opcional, mas altamente recomendado)
Chave Philips
Chave Allen
Para trocar as maçanetas:
Furadeira
Chave de boca, numero 6 ou 8, nao lembro...
Bom, vamos lá...
Depois de retirado o forro da porta, repita comigo:
"Prometo não ser burro e porco igual o Rush, e tentar retirar o forro branco que fica colado na porta sem estilete"
O forro vai rasgar... Um fato igual 2+2=4! E se vc passa o estilete na cola do forro, ela se "recompõe" de novo, igual aqualas fitas isolantes de auto-fusão.
Precisa abrir só uma janela, ali perto da maçaneta...
Veja que a maçaneta tem 2 hastes. Uma delas tranca a porta, a outra abre a porta.

Se vc vai apenas desabilitar a fechadura, desencaixe apenas a primeira haste. É só puxar a haste que ela solta da maçaneta.

Pronto, fechadura desabilitada.
Monte a porta e seja feliz...
Pra trocar as maçanetas:
Pra retirar a haste de abrir a porta, veja um breguete branco que abraça a haste.
Ele é um tipo de abraçadeira de encaixe, sendo que ele abraça a rosca da haste. Pra retirar, enfie a mào lá e puxe uma travinha nele pra abrir...

Retire os 3 parafusos da maçaneta antiga e ranca ela fora.

Comparei com um alicate a diferença de posição dos parafusos da maçaneta, pra vocês verem que não tem como encaixar na furação original...

Eu quebrei um suportezinho lateral... veja que na traseira ele é maior... cheguei num ponto e tirei a @#%$^&! toda, porque ele não encaixa em nada...


Veja que é necessário trocar a haste de acionamento da porta, porque a haste da maçaneta traseira é muito menor que a dianteira... Outra coisa sem misterio, basta puxar de uma e encaixar na outra... Na maçaneta traseira, a haste sai por dentro, na dianteira, por fora... Não tem como montar identico, mas como o pino é flexivel, vc pode simplesmente trocar a haste, idependente do lado da montagem, e ao colocar a abraçadeira plastica, tudo se resolve... Ou seja, apenas troque a haste e não se preocupe!
Agora, a parte de doer o coração...
Pegue a broca e faça a furação... Eu não recomendo nem &@$%#! tentar entortar essas hastes pra casar com os parafusos da maçaneta, porque elas são estampadas da mesma chapa da porta... Ou seja, pode dar @#%$^&! visivel a olho nu... Preferi furar... E o jeitão do furo é esse. Ficou perfeito essa furação das fotos. Alinhamento 100%. Na primeira porta eu tentei oblongar o furo, nem precisa dizer a @#%$^&! que ficou....


Foto da maçaneta ja dentro da porta, devidametne furada.
E o furo do suporte de cima, depois de ver as fotos, não sei se ele é necessário... Mas quando estava montando, estava dando interferencia... ai removi com a broca... O furo inferior ficou perfeito, como vcs podem ver nas fotos...
Quanto a fixação, como os parafusos não estão encaixados nos furos mais, alguem pode pensar que fica bambo/frouxo... Nào fica, porque existe uma chapinha que vem na maçaneta que fixa muito bem o conjunto...
Depois é só montar a abraçadeira plastica que abre a porta, e pronto!!!
O porta-malas é mole também...
Basta tirar os 5 parafusos que prendem a capa de dentro (um deles fica no puxador).
Procurar a haste que liga a fechadura no trinco do porta-malas e tirar ela fora.
Essa eu tirei mesmo, pra não ficar solto lá dentro dando (mais) barulho...

O tempo pra fazer a segunda porta foi de 30min ou menos, depois de ter sacado todos os passos...
Pra desabilitar o tambor da fechadura, é extremamente facil, não atrapalha em nada a originalidade do carro... Porém eu acho que existe o contra do cara estragar o seu tambor tentando abrir o carro... Mas é um procedimento gratuito, que só toma 20 minutos pra cada porta... Totalmente recomendado o trampo.
Pra trocar a maçaneta pelas da porta de tras, existe o contra de ter de fazer a broca cantar na lata... Sem furadeira não dá montagem... Mas nao é um bicho de sete cabeças não, é só um furinho... E aqui, quem disse que não fura a lata, que a maçaneta encaixa e tal... sinto muito, é impossivel colocar sem furar...
E fazer o porta-malas também é muito facil...
Material necessário:
Esse topico: http://www.puntoclube.com/forum/viewtop ... f=17&t=220 ; (valeu Socket!)
Porém existe um passo extra pra montar o forro no lugar... Quando for encaixar o forro novamente, não de a cagada que dei de esquecer de encaixar a canaleta do vidro antes de colocar o forro no lugar... vc monta o forro de cima pra baixo.
Para desabilitar as maçanetas:
Estilete (opcional, mas altamente recomendado)
Chave Philips
Chave Allen
Para trocar as maçanetas:
Furadeira
Chave de boca, numero 6 ou 8, nao lembro...
Bom, vamos lá...
Depois de retirado o forro da porta, repita comigo:
"Prometo não ser burro e porco igual o Rush, e tentar retirar o forro branco que fica colado na porta sem estilete"
O forro vai rasgar... Um fato igual 2+2=4! E se vc passa o estilete na cola do forro, ela se "recompõe" de novo, igual aqualas fitas isolantes de auto-fusão.
Precisa abrir só uma janela, ali perto da maçaneta...
Veja que a maçaneta tem 2 hastes. Uma delas tranca a porta, a outra abre a porta.

Se vc vai apenas desabilitar a fechadura, desencaixe apenas a primeira haste. É só puxar a haste que ela solta da maçaneta.

Pronto, fechadura desabilitada.
Monte a porta e seja feliz...
Pra trocar as maçanetas:
Pra retirar a haste de abrir a porta, veja um breguete branco que abraça a haste.
Ele é um tipo de abraçadeira de encaixe, sendo que ele abraça a rosca da haste. Pra retirar, enfie a mào lá e puxe uma travinha nele pra abrir...

Retire os 3 parafusos da maçaneta antiga e ranca ela fora.

Comparei com um alicate a diferença de posição dos parafusos da maçaneta, pra vocês verem que não tem como encaixar na furação original...

Eu quebrei um suportezinho lateral... veja que na traseira ele é maior... cheguei num ponto e tirei a @#%$^&! toda, porque ele não encaixa em nada...


Veja que é necessário trocar a haste de acionamento da porta, porque a haste da maçaneta traseira é muito menor que a dianteira... Outra coisa sem misterio, basta puxar de uma e encaixar na outra... Na maçaneta traseira, a haste sai por dentro, na dianteira, por fora... Não tem como montar identico, mas como o pino é flexivel, vc pode simplesmente trocar a haste, idependente do lado da montagem, e ao colocar a abraçadeira plastica, tudo se resolve... Ou seja, apenas troque a haste e não se preocupe!
Agora, a parte de doer o coração...
Pegue a broca e faça a furação... Eu não recomendo nem &@$%#! tentar entortar essas hastes pra casar com os parafusos da maçaneta, porque elas são estampadas da mesma chapa da porta... Ou seja, pode dar @#%$^&! visivel a olho nu... Preferi furar... E o jeitão do furo é esse. Ficou perfeito essa furação das fotos. Alinhamento 100%. Na primeira porta eu tentei oblongar o furo, nem precisa dizer a @#%$^&! que ficou....


Foto da maçaneta ja dentro da porta, devidametne furada.
E o furo do suporte de cima, depois de ver as fotos, não sei se ele é necessário... Mas quando estava montando, estava dando interferencia... ai removi com a broca... O furo inferior ficou perfeito, como vcs podem ver nas fotos...
Quanto a fixação, como os parafusos não estão encaixados nos furos mais, alguem pode pensar que fica bambo/frouxo... Nào fica, porque existe uma chapinha que vem na maçaneta que fixa muito bem o conjunto...
Depois é só montar a abraçadeira plastica que abre a porta, e pronto!!!
O porta-malas é mole também...
Basta tirar os 5 parafusos que prendem a capa de dentro (um deles fica no puxador).
Procurar a haste que liga a fechadura no trinco do porta-malas e tirar ela fora.
Essa eu tirei mesmo, pra não ficar solto lá dentro dando (mais) barulho...
