HOW TO - Trocando as Lâmpadas das Lanternas Traseiras

Bom, o tipo de how to aqui é dos mais simples, apesar de bem ilustrado, e que tira a dúvida de muitos quanto à remoção das lanternas traseiras. Como eu, muitos devem ter dúvida nessa remoção e até mesmo receio de quebrar a lanterna ou os seus encaixes. Mesmo sabendo que o encaixe da forma que é construído ser difícil de quebrar, vão as dicas e todo o procedimento para a correta remoção. É útil quando for necessário remoção das lanternas para substituição de lâmpadas queimadas e até mesmo colocação de lâmpadas diferentes, como foi o meu caso.
Tempo de remoção, troca e remontagem = 5 minutos.
Primeiramente vejamos a lanterna como um todo onde se vê dois parafusos phillips onde foi usado chave de 1/4 para remoção dos mesmos:

Parafusos removidos:

Agora vamos fazer ligeira pressão para cima no sentido das setas como mostrado na foto:

A lanterna começa a se desprender do seu local, a pressão deve ser uniforme:

Assim que ela se desencaixar do primeiro dos dois encaixes ela estará praticamente solta:

Pronto, lanterna removida, vamos remover agora o chicote na próxima etapa:

Remova o socket do chicote e repare nos dois pinos que se encaixam no carro:

O formato desse pino explica o porquê da pressão ser bem firme no encaixe da lanterna, o mesmo é mais largo na ponta e tem uma pequena haste mais estreita, acho difícil quebrar isso quando remover a lanterna, mas excesso de cuidado sempre faz bem.

Agora na parte interna da lanterna existem mais dois parafusos phillips, que prendem a carenagem das lâmpadas:

Removendo a carenagem após retirada dos parafusos:

São 3 as lâmpadas, seta em cima, farolete centro e parte de baixo e luz de freio em baixo, já que a lâmpada de baixo são dois pólos:

Gire a lâmpada para removê-la:

Gire ao contrário para inserir a nova lâmpada:

Remonte tudo de maneira reversa à desmontagem e curta o resultado ou mantenha seu carro em manutenção, de acordo com o propósito:



O intuito desse how-to é meramente encorajador, já que é um procedimento muito fácil de ser realizado e a maioria aqui já sabe fazer com o pé nas costas, mas para os mais desanimados e/ou preguiçosos que levam na auto-elétrica acabam por gastar cerca de 10~15 reais num procedimento que custa o preço da lâmpada, podem fazer com extrema confiança e facilidade, no meu caso eu não achei nada que falasse no fórum ou que fosse bem elucidativo, dessa forma fica aí como fonte de pesquisa/instrução, e portanto moçada, mãos à obra!!
Tempo de remoção, troca e remontagem = 5 minutos.
Primeiramente vejamos a lanterna como um todo onde se vê dois parafusos phillips onde foi usado chave de 1/4 para remoção dos mesmos:

Parafusos removidos:

Agora vamos fazer ligeira pressão para cima no sentido das setas como mostrado na foto:

A lanterna começa a se desprender do seu local, a pressão deve ser uniforme:

Assim que ela se desencaixar do primeiro dos dois encaixes ela estará praticamente solta:

Pronto, lanterna removida, vamos remover agora o chicote na próxima etapa:

Remova o socket do chicote e repare nos dois pinos que se encaixam no carro:

O formato desse pino explica o porquê da pressão ser bem firme no encaixe da lanterna, o mesmo é mais largo na ponta e tem uma pequena haste mais estreita, acho difícil quebrar isso quando remover a lanterna, mas excesso de cuidado sempre faz bem.

Agora na parte interna da lanterna existem mais dois parafusos phillips, que prendem a carenagem das lâmpadas:

Removendo a carenagem após retirada dos parafusos:

São 3 as lâmpadas, seta em cima, farolete centro e parte de baixo e luz de freio em baixo, já que a lâmpada de baixo são dois pólos:

Gire a lâmpada para removê-la:

Gire ao contrário para inserir a nova lâmpada:

Remonte tudo de maneira reversa à desmontagem e curta o resultado ou mantenha seu carro em manutenção, de acordo com o propósito:



O intuito desse how-to é meramente encorajador, já que é um procedimento muito fácil de ser realizado e a maioria aqui já sabe fazer com o pé nas costas, mas para os mais desanimados e/ou preguiçosos que levam na auto-elétrica acabam por gastar cerca de 10~15 reais num procedimento que custa o preço da lâmpada, podem fazer com extrema confiança e facilidade, no meu caso eu não achei nada que falasse no fórum ou que fosse bem elucidativo, dessa forma fica aí como fonte de pesquisa/instrução, e portanto moçada, mãos à obra!!
