Punto HLX 1.8 - Ruídos
Re: Punto HLX 1.8 - Ruídos
Fica a dica para a próxima troca de óleo então!
E aí, Vinicius! Londrina também faz parte do PuntoClube hehehe
E realmente, de início assusta um pouco, e como o Fernando acabou de comentar, é um charme do motor. Não é um commoner
Ontem tive de ir na concessionária aqui de Londrina e tive a oportunidade de dar uma olhada nos novos motores E.TorQ. São bem silenciosos... Aos proprietários dos Puntos com coração novo, o que acham do novo sistema? Não tive a chance de fazer o test drive no 1.6 16V, mas pelo que vi ele tem a mesma cavalaria que o meu HLX 1.8... Queria mais detalhes a respeito de torque e desempenho em geral!
Abraços a todos!
E aí, Vinicius! Londrina também faz parte do PuntoClube hehehe
E realmente, de início assusta um pouco, e como o Fernando acabou de comentar, é um charme do motor. Não é um commoner

Ontem tive de ir na concessionária aqui de Londrina e tive a oportunidade de dar uma olhada nos novos motores E.TorQ. São bem silenciosos... Aos proprietários dos Puntos com coração novo, o que acham do novo sistema? Não tive a chance de fazer o test drive no 1.6 16V, mas pelo que vi ele tem a mesma cavalaria que o meu HLX 1.8... Queria mais detalhes a respeito de torque e desempenho em geral!
Abraços a todos!
Saudoso Kadettão vai deixar saudades pelas boas aventuras!

[Bravo SpoRting]

[Bravo SpoRting]
Re: Punto HLX 1.8 - Ruídos
Alô Marcelo,
Realmente o 1.6 tem até uns 3 ou 4 cavalos a mais que o antigo 1.8. No fim das contas esse foi o motivo que na troca do meu HLX me fez optar pelo 1.6: ficaria praticamente com a mesma potência e consegui pegar um com B&M que era um opcional que eu sempre quis. Na época havia um 1.8 e-torq tb, mas sem B&M. Fiz o test drive no 1.8 e me encantei com o motor. Se o 1.6 não tivesse o B&M eu teria pego o 1.8, mesmo sendo prata bari de novo.
Já tive oportunidade de expressar minha opinião no fórum em outros momentos: eu gostava bastante do antigo 1.8. A diferença mais imediatamente perceptível é o torque em baixa, que no 1.8 gm é realmente muito bom e que faz o motor se destacar no tráfego urbano. No 1.6 vc passa por um período de adaptação (comigo foi assim, pois nunca tive carro 16v). Mas depois vai bem. Aindo sinto falta do torque em baixa do antigo 1.8, mas tb não é nada que chegue ao ponto de irritar ou decepcionar. Comigo o consumo tem sido mais ou menos equivalente.
Na estrada só andei de verdade mesmo uma vez com o 1.6. Nesse ponto, achei bem superior ao 1.8. Embora tb não tenha andado muito forte por estar 'amaciando' o motor. Mas nos momentos em que experimentei pisar um pouco mais, fiquei entusiasmado. O antigo 1.8 na estrada não me decepcionava. Segurava a onda muito bem e se começava a rugir um pouco mais alto, era só aumentar um pouquinho o som e ficava tranquilo. Nesse ponto, estrada, acho que a diferençã é mais ou menos assim. Vc diz pro antigo 1.8: "E aí, vamo?" e ele responde: "Ok, vamo." Pro 1.6 vc diz: "E aí, vamo?" e ele responde: "Oba! Vamo! VAmo! Vamo!" hehe
Pra mim, a prova de fogo do 1.6 vai ser qdo eu subir a serra. Quero ver como vai se comportar. O 1.8 mandava muito bem.
Abraços!
Realmente o 1.6 tem até uns 3 ou 4 cavalos a mais que o antigo 1.8. No fim das contas esse foi o motivo que na troca do meu HLX me fez optar pelo 1.6: ficaria praticamente com a mesma potência e consegui pegar um com B&M que era um opcional que eu sempre quis. Na época havia um 1.8 e-torq tb, mas sem B&M. Fiz o test drive no 1.8 e me encantei com o motor. Se o 1.6 não tivesse o B&M eu teria pego o 1.8, mesmo sendo prata bari de novo.
Já tive oportunidade de expressar minha opinião no fórum em outros momentos: eu gostava bastante do antigo 1.8. A diferença mais imediatamente perceptível é o torque em baixa, que no 1.8 gm é realmente muito bom e que faz o motor se destacar no tráfego urbano. No 1.6 vc passa por um período de adaptação (comigo foi assim, pois nunca tive carro 16v). Mas depois vai bem. Aindo sinto falta do torque em baixa do antigo 1.8, mas tb não é nada que chegue ao ponto de irritar ou decepcionar. Comigo o consumo tem sido mais ou menos equivalente.
Na estrada só andei de verdade mesmo uma vez com o 1.6. Nesse ponto, achei bem superior ao 1.8. Embora tb não tenha andado muito forte por estar 'amaciando' o motor. Mas nos momentos em que experimentei pisar um pouco mais, fiquei entusiasmado. O antigo 1.8 na estrada não me decepcionava. Segurava a onda muito bem e se começava a rugir um pouco mais alto, era só aumentar um pouquinho o som e ficava tranquilo. Nesse ponto, estrada, acho que a diferençã é mais ou menos assim. Vc diz pro antigo 1.8: "E aí, vamo?" e ele responde: "Ok, vamo." Pro 1.6 vc diz: "E aí, vamo?" e ele responde: "Oba! Vamo! VAmo! Vamo!" hehe
Pra mim, a prova de fogo do 1.6 vai ser qdo eu subir a serra. Quero ver como vai se comportar. O 1.8 mandava muito bem.
Abraços!
- Barbeiro de Auto Escola
- Mensagens: 314
- Registrado em: Qui Out 30, 2008 11:23 pm
- Localização: Porto Alegre
Re: Punto HLX 1.8 - Ruídos
Alô Fernando,
Obrigado pelos relatos!
Como estou entusiasmado com o meu novo "filho", permita-me relatar minhas impressões do primeiro mês rodando com ele:
1. Cidade:
Um ponto que você reforçou a respeito do torque em baixa para o tráfego urbano eu já pude notar. Pelo que percebi, a relação das marchas mais pesadas é mais longa, o que torna o carro bem versátil nas retomadas após lombadas ou curvas (constantes em Londrina! Acredite, o que falta aqui são vias rápidas). Meu pai tem um Palio Weekend 1.6 16V, com quase os mesmos cavalos que o Punto, e, realmente, sente-se uma sutil diferença nas saídas e retomadas.
E é como eu falei, e repito: É um carro que se adaptou perfeitamente à minha rotina. A força que o motor 1.8 gera torna a direção bem mais confortável nas condições urbanas, com engarrafamentos, constantes desacelerações etc, sem a necessidade de andar com o pé um pouco mais a fundo. Andando tranquilamente mantenho a média de 2000rpm, trocando as marchas nas velocidades recomendadas pelo manual (25, 40, 60, 75), é possível fazer uma média de 9.5 km/l na gasolina, o que eu nunca imaginaria fazer num carro 1.8, em terrenos mistos.
2. Estrada:
Os motores 16V são impressionantes na estrada. No Palio do meu pai, na estrada, em alta rotação, após os 140 km/h, ainda se tem folga no acelerador pra continuar cutucando o bichinho. E ele responde rápido hein! Tem um final desgraçado... É coisa de segundos pra pular de 140 para 190, 200...
Já com o Punto pude notar que a aceleração dele em alta rotação é mais contida. Passa tranquilamente dos 140, mas a velocidade de resposta é mais lenta do que o Palio. Acredito que você deve ter notado já
E ele não decepciona mesmo. Precisou de (mais) força, só pisar que você tem de sobra, principalmente nas subidas mais íngremes. Não tenho nada a reclamar do desempenho.
O conforto nem se fala. O conjunto do carro todo é um convite pra passar mais e mais tempo dentro dele. É um verdadeiro prazer dirigir o carro. Nem sei mais o que falar!
Tenho planos de descer para Santa Catarina e enfrentar serras também. Aproveitar o final do ano pra curtir o carro novo
Não deixe de dividir conosco as experiências com o desempenho do seu Punto na serra!
Grande abraço.
Obrigado pelos relatos!
Como estou entusiasmado com o meu novo "filho", permita-me relatar minhas impressões do primeiro mês rodando com ele:
1. Cidade:
Um ponto que você reforçou a respeito do torque em baixa para o tráfego urbano eu já pude notar. Pelo que percebi, a relação das marchas mais pesadas é mais longa, o que torna o carro bem versátil nas retomadas após lombadas ou curvas (constantes em Londrina! Acredite, o que falta aqui são vias rápidas). Meu pai tem um Palio Weekend 1.6 16V, com quase os mesmos cavalos que o Punto, e, realmente, sente-se uma sutil diferença nas saídas e retomadas.
E é como eu falei, e repito: É um carro que se adaptou perfeitamente à minha rotina. A força que o motor 1.8 gera torna a direção bem mais confortável nas condições urbanas, com engarrafamentos, constantes desacelerações etc, sem a necessidade de andar com o pé um pouco mais a fundo. Andando tranquilamente mantenho a média de 2000rpm, trocando as marchas nas velocidades recomendadas pelo manual (25, 40, 60, 75), é possível fazer uma média de 9.5 km/l na gasolina, o que eu nunca imaginaria fazer num carro 1.8, em terrenos mistos.
2. Estrada:
Os motores 16V são impressionantes na estrada. No Palio do meu pai, na estrada, em alta rotação, após os 140 km/h, ainda se tem folga no acelerador pra continuar cutucando o bichinho. E ele responde rápido hein! Tem um final desgraçado... É coisa de segundos pra pular de 140 para 190, 200...
Já com o Punto pude notar que a aceleração dele em alta rotação é mais contida. Passa tranquilamente dos 140, mas a velocidade de resposta é mais lenta do que o Palio. Acredito que você deve ter notado já

O conforto nem se fala. O conjunto do carro todo é um convite pra passar mais e mais tempo dentro dele. É um verdadeiro prazer dirigir o carro. Nem sei mais o que falar!
Tenho planos de descer para Santa Catarina e enfrentar serras também. Aproveitar o final do ano pra curtir o carro novo

Grande abraço.
Saudoso Kadettão vai deixar saudades pelas boas aventuras!

[Bravo SpoRting]

[Bravo SpoRting]
Re: Punto HLX 1.8 - Ruídos
Realmente, o HLX é bem versátil na cidade e mesmo com o ar ligado não se percebe nenhuma perda de potência e agilidade. Mas vc é mais uma prova contra o pré-conceito que se abate sobre esse motor: o de beberrão. Fazer 9,5km/l na cidade é uma média excelente. Eu conseguia uma média em torno de 8 e 9 e já achava ótimo (gasolina e sem ar, claro).
E na estrada de fato é assim mesmo: passa tranquilo dos 140. Até lembro que cheguei a colocar o sinal de excesso de velocidade em 160, pq nos 140 chegava muito fácil mesmo. Quanto ao motor 16v, ainda não tenho muito o que falar, mas a expectativa é das melhores.
Mas legal que vc se deu bem com o carro. Tenho certeza que vai gostar de andar pela serra com ele. E pra conter o ‘charme’ do motor, nada como gasolina. É realmente incrível a diferença de ruídos e aspereza. Acho que agora em dezembro devo ir a Gramado e redondezas e aí comento como o motrozinho 1.6 se saiu!
Abraço!
E na estrada de fato é assim mesmo: passa tranquilo dos 140. Até lembro que cheguei a colocar o sinal de excesso de velocidade em 160, pq nos 140 chegava muito fácil mesmo. Quanto ao motor 16v, ainda não tenho muito o que falar, mas a expectativa é das melhores.
Mas legal que vc se deu bem com o carro. Tenho certeza que vai gostar de andar pela serra com ele. E pra conter o ‘charme’ do motor, nada como gasolina. É realmente incrível a diferença de ruídos e aspereza. Acho que agora em dezembro devo ir a Gramado e redondezas e aí comento como o motrozinho 1.6 se saiu!
Abraço!
- Barbeiro de Auto Escola
- Mensagens: 314
- Registrado em: Qui Out 30, 2008 11:23 pm
- Localização: Porto Alegre
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes