V POWER OU ADITIVADA BR???
Re: V POWER OU ADITIVADA BR???
celowfx escreveu:Senti um nível razoável de trollagem.
Creio que não... Foi somente alguém expondo seu ponto de vista.

.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: V POWER OU ADITIVADA BR???
M.Baigan escreveu:rgam escreveu:ÁLCOOL é muito melhor que gasolina em tudo.Sem comparação.leandrollvp escreveu:Essa semana abasteci com alcool e percebi que o carro corre mais. o tanque já está quase vazio, vai embora muito rápido!
melhor manter na gasosa, a cana não dá não. o preço está baixaria!
Alcool não é melhor que gasolina. Gasolina é melhor pois é mais barata tendo em vista que dura mais, e é melhor para o carro.
Para carro turbo sem duvida álcool é melhor.
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Re: V POWER OU ADITIVADA BR???
Pessoal,
Só para esclarecer algumas dúvidas referente aos tipos de gasolina. E de lambuja explicar o que danado é essa 'octanagem'.
Eu usei a podium no meu Punto 1.6 E-torq (Cuja compressão é 10:1) e ele rendeu bem mais!
Vou botar no papel os valores para ver se vale a pena ou não continuar abastecendo com a podium. Mas afirmo que existe diferença SIM.
Abraço!
Só para esclarecer algumas dúvidas referente aos tipos de gasolina. E de lambuja explicar o que danado é essa 'octanagem'.
Primeiramente, agradecemos seu contato.
A PETROBRAS Distribuidora S/A. tem compromisso com a
qualidade em todos os níveis do processo e é gratificante poder proporcionar um
bom atendimento aos nossos clientes.
Em atendimento à sua consulta, informamos que a composição da
gasolina A é variável em função da matéria-prima e do processo de
produção.
Pode-se afirmar que a gasolina é um combustível derivado do
petróleo, constituído por mais de 300 hidrocarbonetos selecionados de acordo
com as características de ignição e escoamento adequadas ao funcionamento
dos motores do ciclo OTTO.
A gasolina C, de uso automotivo (Comum, Supra, Premium e a
Podium) é constituída de uma mistura de gasolina A e álcool etílico anidro
combustível (AEAC). Assim, o percentual obrigatório de álcool
etílico na gasolina é, a partir da zero hora de 01 de março de 2006, de 20%,
conforme disposto na Resolução do Conselho Interministerial do Açúcar e do
Álcool (CIMA), n.º 35, de 22 de fevereiro de 2006, publicada no Diário
Oficial da União em 23 de fevereiro de 2006. A margem de erro admissível é de
mais ou menos 1%, conforme disposto no art. 9°, parágrafo 2°, da Lei
10.203/2001.
O Brasil foi um dos países pioneiros a proibir a utilização
do chumbo (símbolo:Pb) como aditivo para a gasolina, sendo eliminado
totalmente em 1992.
O chumbo é um metal pesado que, além de tóxico e cancerígeno,
desativa os sistemas de catalisadores de escapamento dos automóveis,
responsáveis pela redução das emissões dos poluentes.
A gasolina Petrobras Podium, à exemplo das gasolinas Supra e
Premium contém em sua formulação aditivos detergentes/ dispersantes que
garantem proteção ao motor, na medida em que evitam o acúmulo de resíduos no
sistemade alimentação de combustível (tanque, bomba de combustível,
tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor). Vale
ressaltar que, pela sua formulação de componentes e aditivos, a gasolina
Petrobras Podium tem a capacidade de manter o motor limpo de modo mais eficaz
do que qualquer gasolina disponível no mercado, além de possuir a maior
octanagem de todas as gasolinas automotivas disponíveis no mercado e menor
teor de enxofre (30 ppm).
A nossa especificação, idêntica à dos países que não permitem
chumbo na gasolina, define um teor máximo de 0,005g/L (gramas de chumbo
por litro de gasolina). Esta quantidade não significa tolerância com a
presença de chumbo, sendo apenas o limite inferior de detecção do método ASTM D-
3237, o que equivale a dizer que, em todas as especificações mundiais onde
aparece o limite de 0,005g/L, significa que as gasolinas são isentas de
chumbo.
O que é octanagem?
É a resistência que a gasolina tem a auto-ignição
(detonação), o que pode levar à detonação localizada, causando perda de potência e
sérios danos ao motor, dependendo de sua intensidade e persistência. A
detonação é mais conhecida como batida de pino, que é igual a um barulho
metálico. Um combustível com maior octanagem tem melhor poder de combustão e
resiste a altas pressões no interior dos cilindros, sem sofrer detonação.
Os projetistas de motores levam em conta a octanagem do combustível
utilizado para determinar a taxa de compressão, curvas de avanço de
ignição e tempo de injeção.
Método MON (Motor Octane Number)
Este método avalia a resistência da gasolina à detonação
quando está sendo queimada em condições de funcionamento mais exigentes e em
rotações mais elevadas, como acontece nas subidas de ladeira com marcha
reduzida e velocidade alta e nas ultrapassagens (quando a aceleração é
aumentada mesmo já estando o carro em alta velocidade). O número de octano motor é
especificado para gasolina brasileira contendo AEAC (álcool etílico
anidro combustível) ou seja, gasolina tipo C (comum, aditivada ou premium).
O número de octano 80 é o mínimo admitido pela especificação. O
teste é realizado em motores especiais (motores CFR - Cooperative Fuel
Research), monocilíndros de razão de compressão variável equipados com a
instrumentação necessária e montados numa base estacionária.
Durante o teste este motor opera sob condições controladas.
Método RON (Research Octane Number)
É um método que avalia a resistência da gasolina à detonação
sob condições mais suaves de trabalho e a uma rotação menor do que
aquela avaliada pela octanagem MON, como ocorre, por exemplo,
ao "arrancarmos" o veículo em um sinal. O teste é realizado em motores semelhantes
àqueles utilizados para o teste da octanagem MON. A octanagem RON,
isoladamente, não faz parte do quadro da especificação brasileira da gasolina
automotiva dos tipos A ou C constando, porém, como especificação da Gasolina
Padrão.
Existem 4 tipos de gasolina automotiva comercializadas no
Brasil:
Comum, Aditivada, Premium e Petrobras Podium.
GASOLINA COMUM
. é a gasolina mais simples;
. não recebe nenhum tipo de aditivo ou corante;
. recebe, por força de lei federal, a adição de 20% de álcool
anidro;
. possui coloração amarelada.
Aplicação:
. pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina.
GASOLINA ADITIVADA (BR Supra)
. possui as mesmas características da gasolina comum, diferindo
apenas pela
presença de aditivos detergentes/ dispersantes que têm a função de
limpar e
manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível (tanque,
bomba de
combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do
motor).
. recebe, por força de lei federal, a adição de 20% de álcool
anidro;
. recebe um corante que a deixa com a cor esverdeada para
diferenciá-la da
gasolina comum;
Aplicação:
. Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, sendo
especialmente recomendada para veículos com motores mais compactos,
que trabalham a rotações e temperaturas mais elevadas e dispõem de
sistemas de injeção eletrônica, entre outros.
GASOLINA PREMIUM (BR Premium)
. gasolina com 91 octanas (IAD - índice antidetonante) , que proporciona um
maior desempenho dos motores, quando comparada às gasolinas comum e
aditivada;
. recebe os mesmos aditivos da Gasolina BR Supra;
. recebe, por força de lei federal, a adição de 20% de álcool anidro;
. possui coloração amarelada;
Aplicação:
. Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, mas
recomendada
para veículos com motores equipados com sistema de injeção eletrônica,
sensor de detonação e alta taxa de compressão (maior que 10:1).
GASOLINA Petrobras PODIUM
. é a melhor gasolina do mercado. Possui uma octanagem superior às
demais gasolinas encontradas no País, que proporciona um maior desempenho
dos motores (índice Antidetonante = 95);
. baixa formação de depósitos;
. isenta de benzeno e menor teor de enxofre (30 ppm), permitindo uma
redução das emissões de poluentes no meio ambiente;
. recebe os mesmos aditivos da Gasolina BR Supra;
. recebe, por força de lei federal, a adição de 20% de álcool anidro;
. é alaranjada devido a adição de corante laranja ao AEAC.
Aplicação:
. Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, mas a eficácia
do desempenho é melhor percebida em veículos com motores equipados
com sistema de injeção eletrônica, sensor de detonação e alta taxa de
compressão (maior que 10:1).
Agradecemos o seu contato e nos colocamos à sua disposição
para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.
Atenciosamente,
Julio R. S. Bicalho
Engenheiro Mecânico
Serviço de Atendimento ao Cliente / SAC Técnico
0800 78 9001 / sac@br-petrobras. com.br
PETROBRAS Distribuidora S/A
Eu usei a podium no meu Punto 1.6 E-torq (Cuja compressão é 10:1) e ele rendeu bem mais!
Vou botar no papel os valores para ver se vale a pena ou não continuar abastecendo com a podium. Mas afirmo que existe diferença SIM.

Abraço!
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Re: V POWER OU ADITIVADA BR???
A podium é muito boa, mas o preço também é de verdade.
Aqui em belém tá custando R$ 3,99. crueldade com o proleta,rsrs.
Mandei um tanque de V power p ver a desenvoltura, ainda dei mais 14 pila e peguei uma camisa. valeu à pena.
Aqui em belém tá custando R$ 3,99. crueldade com o proleta,rsrs.
Mandei um tanque de V power p ver a desenvoltura, ainda dei mais 14 pila e peguei uma camisa. valeu à pena.
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Re: V POWER OU ADITIVADA BR???
e, de novo, vamos tentar desmistificar a bandeira / marcas das gasolinas:
Toda gasolina comercializada no país sai de refinaria PETROBRAS inclusive tinha uma refinaria pequena no RS que foi comprada pela PETROBRAS. Toda gasolina comercializada no país, independente da bandeira (Shell, Ale, Esso, Atlantic, Ipiranga (essa foi comprada pela PETROBRAS uns 3 anos atrás, que manteve a marca), Golf e outras, são compradas de refinaria PETROBRAS e, nos tanques da marca recebem corantes específicos e os detergentes desenvolviddos por elas assim sendo, não existe esse lance de que a gasolina X é melhor do que a BR porque, em sua essência, elas são a mesma gasolina.
Toda gasolina comercializada no país sai de refinaria PETROBRAS inclusive tinha uma refinaria pequena no RS que foi comprada pela PETROBRAS. Toda gasolina comercializada no país, independente da bandeira (Shell, Ale, Esso, Atlantic, Ipiranga (essa foi comprada pela PETROBRAS uns 3 anos atrás, que manteve a marca), Golf e outras, são compradas de refinaria PETROBRAS e, nos tanques da marca recebem corantes específicos e os detergentes desenvolviddos por elas assim sendo, não existe esse lance de que a gasolina X é melhor do que a BR porque, em sua essência, elas são a mesma gasolina.







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