Ruido ao fazer curva para esquerda

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Ruido ao fazer curva para esquerda

por Gui Punto Viana » Ter Abr 16, 2013 2:28 pm

Pessoal,

Meu nome é Guilherme e sou proprietário de um Punto 12/13 1.6 16v versão Essence (rodas 16") que está com aprox. 8500 km percorridos quase que totalmente em estradas relativamente boas.

Gosto muito do carro, porém tem uma coisa que me deixa intrigado: quando entro em alta velocidade em curvas à esquerda -curvas que são feitas com o carro totalmente inclinado para a direita e no limite da aderência dos pneus- escuta-se um forte ruído metálico vindo da suspensão dianteira direita.

Primeiramente suspeitei que a suspensão pudesse estar em fim-de-curso ("dando batente"), porém acredito também que se fosse fim-de-curso o carro sairía pela tangente -o que não acontece, o carro não sofre mudanças de trajetória.

Notem que o ruído acontece somente quando o carro atinge a inclinação máxima. Depois de inclinado, nenhum outro ruído é percebido. Notem também que em curvas nas mesmas condições só que para direita nenhum ruído é notado.

Estou evitando fazer curvas deste jeito, já que não sei se pode ser algum problema que cause quebra de componentes e etc.

Alguém tem alguma idéia ou passou por situação parecida?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Ruido ao fazer curva para esquerda

por mathdaniel » Ter Abr 16, 2013 9:35 pm

Boa noite,

Pode ser a bengala começando a ficar danificada. Futuramente o barulho poderá ser escutado com o carro em baixa velocidade. Verifique se não há alguma coifa furada que provocou a entrada de areia, danificando a lubrificação.

Até mais.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Gui Punto Viana » Qua Abr 17, 2013 10:44 am

Mathdaniel,

Obrigado pela resposta. Bengala é a mesma coisa que bandeja, certo?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Gui Punto Viana » Qua Abr 17, 2013 12:05 pm

Outra coisa: o ruído não é um rangido, mas sim uma batida (parece o ruído que uma bucha de suspensão estourada faz, porém é bem mais forte).
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por mathdaniel » Sáb Mai 04, 2013 8:43 pm

Gui,

A bengala fica na junção do eixo com a roda, é uma peça circular e cheia de esferas. A bandeja é a proteção do cárter do motor.

Abs
Piloto de Atari
Piloto de Atari